domingo, 3 de maio de 2009

Vappu!! ^^-

Moi!! Mitä kuulu? Minä olen hyvä!! xDDD Ou algo do tipo. Dá pra acreditar que eu tenho um 5 em finlandês?? Não muito… =P (pros desavisados, 5 é a nota máxima aqui). Faz tempo né? Desculpem ter abandonado o blog por tanto tempo!! Mas vou tentar escrever mais nessas últimas semanas de finlândia. E pensar que eu ainda estou devendo tantas histórias!! Que medo… Acho que vou demorar mais um ano depois de ter voltado para o Brasil para terminar de escrever tudo… Mas agora eu nem tenho mais aulas praticamente, e não tem desculpas para não escrever. Só não pretendo escrever tão rápido, porque acho que ninguém consegue acompanhar se eu postar todo dia… Ou talvez eu simplesmente coloque posts mais curtos depois desse. Assim fica mais fácil pra todo mundo ler, pelo menos de vez em quando né?? ^^

Bom, mas o que insipirou esse post, exatamente?? Essa semana que acabou de passar foi a semana do Vappu aqui na Finlândia. O Vappu, ou Walpurgis Night, é na verdade um feriado pagão, que foi “cristianizado” no passado, e tem um significado meio parecido com o halloween, eu acho; cortesia da wikipedia, que ninguém me explicou qua o significado da festa, e sinceramente, acho que ninguém se importa. Porque o Vappu aqui é só uma desculpa para fazer festa… Parece que é a festa mais importante depois do Natal, ou algo assim. É uma tradicão difícil de entender para os estrangeiros, também… Vamos comecar do comeco xDDD.

Aparentemente, a semana toda é a semana do Vappu. A semana inteira tem uma quantidade maior de festas do que o normal. Mas os dias importantes mesmo são os dias 30 de abril e primeiro de maio. No dia 30 de abril, a partir da uma da tarde comecam as concentracoes de pessoas, cheias de expectativas para as comemoracoes. Os estudantes colocam os seus overalls, ou macacões de mecânico, como chamaríamos no Brasil, e seus graduation hats, e saem para as ruas.



Aliás, os graduation hats não são exclusividade dos estudantes. É quase um modo de distinguir quem é finlandês de quem não é, porque cada tiozinho de 50 anos está com seu graduation hat tb, bebendo seu sparkling wine rodeado de outros tiozinhos de 50 anos, com seus chapéus amarelados do tempo. Aparentemente todo estudante que completa o ensino médio tem um desses chapéuzinhos, que parecem chapéus de marinheiro, na verdade. Bom, vejam as fotos para decidirem vocês mesmos.

Voltando aos overalls, todos os estudantes de nivel unversitário têm um overall, e cada curso tem a sua cor. Ciências Sociais, por exemplo, é rosinha claro xDD E não tem como escolher a cor xDDD



Parece bem ridículo, mas eu até que acho legal. Sempre que têm eventos na universidade os estudantes usam seus overalls, e colecionam esses patches, que eles vão costurando na roupa, e que indicam a participacão nesses eventos. A Katariina, por exemplo, estava contando sobre o último desses eventos que ela participou, e que consistia num pub crawl em Kallio, um bairro com os bares mais baratos daqui, onde tem uma grande concentracao de bêbados desde mais ou menos as 15 hrs da tarde qse tds os dias, mas que é meio popular entre os tipos meio artistas, então os estudantes tb frequentam. O evento consistia em beber 8 copos de cerveja durante a noite, para ganhar um patch e costurar na roupa. Os que conseguem o feito passam para um próximo level e no ano seguinte, o número de copos dobra para 16. Bem finlandês mesmo xD. Mas pode ser algo mais inocente como sledging (escorregar na neve com qualquer coisa que vc consiga encontrar, desde sacos plásticos a… sledgers?? de plástico comprados só para esse propósito) ou lutas no barro? xDD Bom, tudo.


Na verdade isso me deixa triste por mostrar como eu sou excluída da minha faculdade… Eu nem sei qual é a nossa cor ;____; e alguns dos estudantes de intercâmbio até compram os overalls das suas faculdades. Eu poderia ter o meu… Tb mostra uma diferenca entre a HYY (Univesidade de Helsinki) e a TKK (Helsinki Unversity of Technology), por exemplo, que parece mais receptiva aos estrangeiros, incluindo eles nas atividades normais dos estudantes. Qse tds os estudantes de lá tem overalls contra dois ou três dos alunos da HYY. E eles têm patches =P Também queria um!!! Mas agora nem tem mais sentido! .__. As aulas já até acabaram (mentira, tenho 3 essa semana, e aí sim acaba.). Ai, ai, até que vou sentir saudades daqui. O Vappu foi divertido até.
Continuando sobre o Vappu!! xDDD Então, no dia 30, às 18 hrs tem o “capping”, que consiste simplesmente em colocar um chapéu de graduacão na estátua da Havis Amanda perto do Old Market Hall. Eles usam um guindaste para isso, e umas pessoas são levantadas para isso. Na verdade eu não vi a cerimônia, porque eu estava na Senate Square esperando pessoas atrasadas. Mas de qualquer modo, nós estrangeiros não conseguimos entender o que tem de especial nisso. É uma tradicão que parece, para nós, não ter significado algum =P Mas os finlandeses dão bastante importânica para isso, e parecem muito felizes durante o capping… Vai entender? Se eu me encontrar com finlandeses de novo acho que vou tentar perguntar xDD. Continuando… É só isso. Esse é o ponto alto do dia. Ou não. O ponto do dia é beber o dia todo comecando à uma da tarde. Muitas pessoas na rua, provavelmente a maior parte dos moradores de Helsinki.

Quem não está com os chapéus tradicionais, está com outros engracados. As pessoas gostam muito de chapeus aqui. Um modelo popular, aparentemente, é o chapéu de caubói rosa, que eu vi em outros dias fora do vappu...

Havis Amanda. Com seu chapéu já posto.


Não dá para ver muito pelas fotos, mas estava realmente cheio. Muitas garrafas de espumante por todos os cantos, tacas de plástico e serpentina. Pessoas conversando em grupinhos. Muitos balões à venda, mas poucas criancas no meio dessa massa. Os mais velhos sentados em cafés, nas mesinhas na calcada. Mas também com suas bebidas. Sem excecões nesse ponto.



Tudo muito seguro também. Sem preocupacões com trombadinhas, e pessoas catando o lixo mesmo enquanto a festa continua. É impressionante como eles limpam tudo tão rapidamente. Domingo de manhã as ruas estavam perfeitinhas já. E apesar de estar todo mundo bebendo e conversando, incrivelmente silencioso. Relativamente claro. Sem pessoas cantando, ou gritando, ou fazendo muita baderna. Pelo menos não aquela hora ainda. Quando escurece, parece que a coisa muda um pouquinho (só não se esquecam que anda escurencendo depois das 21 hrs aqui!! xDD)



Alguém colocou pedras tóxicas aqui... xD



Para nos adequarmos às tradicoes, fomos ao K-market comprar snacks e ir ao parque beber Vodka russa, por falta de espumante =P. Fomos até o Finandia Park, que não estava muito cheio, e às 7 e meia da noite encontramos as primeira pocas de vomito para serem evitadas. No final ficamos por lá por apenas uma hora mais ou menos, porque estava muito frio!!! >_____< Aparentemente o Finlândia Park não é muito popular... Nesse dia a maior parte das pessoas fica na cidade mesmo. Tinha umas pessoas jogando bocha por perto, e mais tarde o número de pessoas foi aumentando, mas não ficou muito cheio.


Nós decidimos voltar para o Domus mesmo... Encontramos umas pessoas fantasiadas no caminho. E outras estátuas com chapéu.


Até o alce do museu de história natural ganhou chapéu =P



No caminho, encontramos outros conhecidos, que fizeram macarrão e dividiram com a gente. Mas nós dividimos nossos aperitivos tb. xDD Colocamos duas mesas no final do corredor do quinto andar e fizemos nossa fetinha por ali mesmo…



A maioria das pessoas estava saindo para alguma das milhares de festas acontecendo pela cidade, mas entre nós ninguém estava com esse espírito de balada… E ficamos só conversando mesmo =P Um fato curioso é que eu nunca estive com tantos húngaros na minha vida… xDDD Pelo menos uns 6. Quando estávamos indo dormir, encontro com a Clara saindo para sua balada, da faculdade de ciências socias, não sei porque (ela estuda ciencias da computacão), à meia noite e pouco. 2 graus do lado de fora. Só porque achamos que a primavera estava chegando… Ai, ai… Bom, mas os menos festeiros foram dormir essa hora, e se preparar para o piquenique do dia seguinte. Os que moravam longe saíram e contaram histórias bizarras sobre as ruas de madrugada no dia seguinte.
O dia primeiro de maio também é dia do trabalho, e é feriado. O jeito tradicional de comemorar é com um piquenique, especialmente no parque Kaivopuisto, no sul de Helsinki, na beira do mar. O horário oficial de início é às 9 da manhã. Reza a lenda que algumas pessoas nem dormem de um dia para o outro, mas como as festas aqui costumam durar só até as tres da manhã, mais ou menos, acho meio difícil. E a Katariina disse que da última vez eles dormiram, mesmo depois de uma das maiores festas da universidade. Nós saímos de casa lá pelas 8 da manhã, e pegamos um ônibus, junto com o resto das pessoas que conseguiram acordar essa hora para ir para o parque. Não estava muito cheio ainda, e pegamos um lugar bom, longe do centro das comemoracões, e perto do mar. Hoje era dia dos poloneses, que chegaram a ser também mais de 6 ao mesmo tempo no nosso piquenique. Eu, a Kathy e o Akos não estávamos tão preparados para o piquenique quanto o resto das pessoas do grupo… Mas tudo bem. Ganhei bastante comida e bebida esse dia =P Mas minha manteiga de amendoim quase acabou também xDD
Primeiras imagens do parque. A maioria das pessoas ainda por chegar.


Nosso pedacinho. Ainda vazio! Mais tarde o espaco diminuiu a ponto de termos praticamente só o espaco das nossas toalhas disponível.



Ainda pódíamos chamar essas pessoas de vizinhos.



Esssa combi engracada estava por perto, jogando fumaca na gente de vez em quando.



Ok. Então, todo mundo o parque, com suas cestas e toalhas de piquenique. O que fazer agora? Beber é claro. Mesmo depois do dia anterios, o dia comeca com espumante às 9 da manhã. Mas a verdade é que os maiores festeiros do dia anterior provavelmente não tinham chegado ainda, e deviam estar desmaiados em outros cantos da cidade. E mesmo mais tarde, quando comecaram a chegar mais pessoas e o lugar a ficar lotado, o número maior era de famílias reunidas. Menos bêbados, e mais social drinking, aparentemente. Os meninos poloneses estavam bem bebados pela hora do almoco xDDD Deu saudades de casa, e da família. Dos piqueniques com a família!! Vamos fazer um no sítio quando eu voltar!! Muitas pessoas preparam piquenique muito bons, com bastante comida, levam mini churrasqueiras, barracas, messas. É costumeiro pessoas levarem mesas, cadeiras, e prepararem um banquete bem chique no parque, com direito a casticais e até candelabro!! Muito divertido. E o bom é que é muito seguro. Isso dá vontade de ter no Brasil!! O parque é limpo, e as criancas podem correr soltas, sem muitas preocupacões, apesar da grande quantidade de pessoas. Vi uma apresentacao bem legal de um coral masculino, de manhã. Cantando músicas tradicionais aparentemente. E os cantores tb com seus copos de espumante, e as garrafas no chão, para não ficarem sem.



Eu estava com a Kathy assistindo, e de repente, sei lá porque, uma mulher comecou a mandar a gente ir mais perto para ver melhor, e ficou mandando umas pessoas saírem da nossa frente xDD Acho que era o orgulho nacionalista dela falando, mandando a gente olhar direitinho como o Vappu é legal xDD No final acabamos indo mais perto do coral. Tenho videozinhos para mostrar!! Olhem por favor! ^^

Uma festinha bem produzida. Tentem ver o castical na mesa, e as tacas arrumadinhas na mesa mais ao fundo ^^ (se vcs clicarem em cima foto, uma versão maior se abre!)



No final, fizemos pouca coisa esse dia… Saímos para dar voltas, ganhei muito espumante, vinho barato, atá arroz temperado com salsicha, milho e etc (dos italianos! xD), e mais vodka russa =P Divertido esse dia do piquenique… Encontramos conhecidos pelo meio da multidão. Algumas pessoas fantasiadas, desde o dia anterior tb. Algumas coisas esquisitas… Alguns caras correndo pelados só com a parte mais importante escondida… E frio de novo. Apesar do sol, o vento estava tão gelado!! ;_____; Passeio frio demais de novo… Só quando as pessoas saíam para passear e abria espaco na toalha e dava para deitar que ficava bom. O solzinho estava gostoso. Dava para ficar de óculos escuros tranquilamente. Mas frio mesmo assim. Tinha algumas barraquinhas vendendo comidas tradicionais como salsichas, peixes e muito alcacuz, com formato cilíndrico e bem compridos, mais de um metro de comprimento talvez. Do nosso lado, um DJ montou seu equipamento de som, e ficou perturbando nossa estadia o dia todo (mas na verdade não estava muito alto). De tarde ficou um monte de gente dancando na frente dele... Que mais? Não sei agora, mas se lembrar de algo acrescento depois ^^.
Nossa primeira garrafa. Cortesia dos poloneses.


As bandeiras hasteadas, como em todo feriado finlandês.


Fotos da multidão. Uma cena rara!!


Para a Jenny: um amiguinho que fizemos. As criancas finlandesas são mesmo a coisa mais linda!! =3



Mais multidão. Tinha um DJ nesse ônibus tb, fazendo algumas performances, mas não ficamos para ver.


^^


No final, foram quase 10 horas entre o momento que eu saí de casa e o momento em que eu cheguei de volta. O Akos e o Latsi(?) sei lá como se escreve o nome dele (dois húngaros) até me chamaram para continuar a festa aqui no apartamento, mas eu estava é super cansada, e sem nem um pouco de vontade de mais vodka. A verdade é que eu nem bebi muito, mas tem alguma coisa muito errada em tomar espumante desde as nove da manhã… E ainda por cima achar isso tão normal…
O vídeozinho!! ^^

E vcs?? O que acharam desse Vappu?? Escrevam para mim, hein??? Vou estar esperando!! E preparando novos posts ^^ Beijos a todos!!!

9 comentários:

  1. Essas festas europeias sao muito legais mesmo! O que eu acho mais legal eh o significado que elas tem para as pessoas. Apesar de muitas soh irem para beber mesmo, da pra perceber pelo trabalho que elas tem para se arrumar, por exemplo, que existe um significado, mesmo que inconsciente. No Brasil, temos muitos feriados, que usamos soh pra nao ter aula. Talvez o Natal seja o unico que tenha um significado individual de nao somente preguica. O Carnaval tambem tem o seu significado, mas eh o de simplesmente se divertir.

    Como voce percebeu, fiquei com vontade de escrever, apos ler seu post. Vou escrever sobre os festivais suicos tambem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. yuri esperando a janta~4 de maio de 2009 às 01:42

    oi nee~~
    bom bom.. a mãe foi fazer janata agora ^^
    que engraçado esse festival xD
    talvez seja importante pra quebrar um pouco a solidão das pessoas uu~ e elas se soltarem um pouquinho bebendo o dia todo xDDD
    eu gostei da rena de chapeu xDDDD
    os macacões são engraçados ^^ mas são legai pq da pra identificar os universitarios neh =3
    e..
    bem comentario sobre o videozinho..
    tem uma garrafa de espumante gigante la atras do coral? O.o'''




    bjs=*********
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol.... nossa, muito interessante mesmo essa festa hein... bem tradicional mesmo (e várias curiosidades como os chapéus e as roupas q nao consigo lembrar o nome...)
    Nossa, vc falar q tinha muitos húngaros lá me fez lembrar q logo mais lança o filme de Budapeste, aquele livro do chico buarque MUITO bom, se tiver como vc assistir ai,baixar, sei lá... assista, é ótimo...
    Há, e as fotos ficara´m muito boas também...
    bjosss
    Larissa

    ResponderExcluir
  4. Oi Yuubi
    Faz tempo que eu não escrevo também , que pena que seu período aí na Finlãndia já está acabando , vai sentir saudades . Que bom que agora está fazendo Sol , nada como o verde e as cores para melhorar o humor e o astral das pessoas . Continue escrevendo sempre , pois contar toda essa viagem não vai ter jeito .
    Tchau
    Tio Yuji

    ResponderExcluir
  5. Moi Yuubi

    Da última vez que eu li seu blog, a noite começava às 16.00. Que diferença! Logo, vc terá sol até às 23.00. E que calor, 2 graus de noite. Aqui é que está bastante quente. Só não sei qual a temperatura. Eu tb estou sem muito tempo para o blog, mas a tia me avisou que vc escreveu e resolvi parar minhas atividades para me atualizar.

    O pior é que sobra para a tia... estou lendo os textos chatos de direito penal, constituciinal etc. para ajudar o tio.
    Bom, agora tenho que fazer a janta.

    Até mais,
    Tio Jorge e tia Mi

    ResponderExcluir
  6. Oi Filha

    como vai, tudo bem?
    Nossa fazia muito tempo que não lia o seu Blog, infelizmente ou felizmente ando muito ocupado, o tempo todo, quando tenho um tempinho, estou lá no sitio, e lá como a internet não funciona, não consigo ler.
    legal as festas por aí, né? Mas pelo jeito a turma aproveita bem somente para beber...antes era só os Russos que tinham essa fama, mas pelo jeito a coisa é meio geral por esses paíse frios da europa, ou é igual em todo mundo, pois aqui é quente e a turma bebe muito tambem.
    Já está chegando o dia de a gente se encontrar por aí...
    Anda muito frio ainda ?
    Precisa levar muito agasalho ou algo leve, é suficiente?

    Beijos

    pai

    ResponderExcluir
  7. Oi, Yuu!

    Adorei o videozinho... Finlandeses esquisitos e engraçados! Aliás, vc chegou a conhecer algum de verdade? Conversar (em finlandês?) e td?
    Parece mto divertido esse Vappu, só tou mto decepcionada q vc num se fantasiou e foi ser esquisita com eles!! Qual é a graça em só olhar??
    Eh isso. Saudades!

    Bjs!

    PS: Rouba aquela criancinha pra mim. Se vc num achar aquela, pode ser outra, contanto q seja igualmente gorda e rosa! ;D

    ResponderExcluir
  8. Oi bem!
    Vamos ver se dessa vez o recado vai! Tentei escrever umas duas vezes mas não enviava! >.<

    Yuu! esse feriado parece que foi muuuito bom! Eu iria enlouquecer no meio de tanta gente estranha.. Será que eles viriam falar comigo? heehhe.. xD

    Tô com saudades, sabe? Nem em dois anos vamos conseguir colocar em dia toooda a conversa! ainda mais com suas histórias todas!

    As fotos estão muito boas mesmo, mas sabe, é você tirando né? Claro que sairiam imagens lindas! =)

    Beijão Yuu.. nos vemos quando vc voltar.
    ALiás, quando vc volta mesmo? mês que vem?

    =***

    ResponderExcluir
  9. meeew, eles são mto estranhos, mto legal isso.
    imagino que vc deva ter mais histórias pra contar além do blog, não?
    parece ter sido bem divertido, taí uma festa que podíamos importar né =D

    beeeijos

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/