domingo, 15 de março de 2009

Sobre a Rússia!! Parte 01

Olá a todos!! Como andam as coisas por aí?? Voltei da Rússia com um resfriado… Ainda estou me sentindo cansada, mas estou bem mehlor. Na sexta-feira, eu tive aula, e tive que fazer uma apresentacão sobre educacão religiosa no Brasil. Além disso, tive que ouvir mais 11 pessoas falando sobre a educacão religiosa em seus respectivos países. É claro que lá pela metade eu já não estava mais muito interessada no que as pessoas estavam contando, também porque não é um tópico exatamente interessante para comeco de conversa… =P E eu estava super cansada e só queria votar para casa para dormir. Quando finalmente a aula acabou, lá pela uma da tarde, a Rasa disse que queria ver as fotos da viagem. Ela disse que tinha mais uma aula esse dia, as quatro da tarde, então eu disse que tudo bem, que ela podia vir aqui em casa que eu mostrava as fotos. Tudo bem, ela veio e tal, e quando era quase 3 e meia eu perguntei se ela não tinha que ir para a aula dela, porque na verdade eu queria era ir dormir, pois estava meio febril e muitíssimo cansada. Mas aí ela disse que a aula dela tinha sido as duas, e que como chegamos aqui em casa perto de uma e meia ela tinha decidido não ir. Ou seja, no final das contas, consegui me livrar dela lá pelas sete e meia da noite. Não que ela seja má copanhia, pelo contrário. Mas eu realmente só queria ir para a cama, mas não queria expulsar ela daqui. Acabou que eu meio que expulsei, dizendo que eu tinha que ligar para casa (tinha recebido ligacões, que eu não atendi) e ir ao supermercado antes que fechasse (na verdade fechava as dez da noite, mas tudo bem xD).

Bom, a viagem para a Rússia foi muito boa. Na verdade poderia ter sido bem melhor. Falta companhia… Não que as pessoas fossem chatas. Tinha bastante gente legal. Mas legal não significa que elas querem fazer as coisas que eu quero, né?? Entre os meus amigos, não tinha ninguém que gostasse de museus, e nem que tivesse interesse em arte. Arte, só se fosse alguma coisa muito famosa. Ou seja, vi Moscow e São Petesburgo por fora, na sua maioria. E São Petesburgo tem tantos museus!!! Infinitos, mesmo. Gostaria de ter visto mais… Mas estava um pouco receosa de andar sozinha. Vcs vão entender porque. Acho que foi uma viagem muito azarada para mim… Mesmo assim valeu a pena!! ^^ Quero voltar para São Petesburgo, pelo menos. Quem sabe um dia não?? Mas uma coisa é verdade… É muito difícil estar na Rússia sem falar russo, nem que seja um pouco. E muitas vezes as pessoas falam com vc com aquele tom bravo, de verdade. Em russo ainda por cima, que é uma daquelas línguas que soam particularmente assustadoras em tons ameacadores xDDDD.

Bom, saímos de Helsinki por volta das 6 e meia de sexta-feira, no trem noturno. Logo na estacão, eu e a Clara (Valência – Espanha) conhecemos uma alemã, Sandra (Gottingham?), que acabou sendo uma das nossas companheiras de viagem, não só parte do grupo inteiro, mas da nossa própria panelinha. Logo chegou também a Valentina (Napoli – Itália), que eu já conhecia das aulas de finlandês. Como as cabines do trem eram para quatro pessoas, nossa cabine já estava montada:

Eu, Clara, Sandra e Valentina.



As outras pessoas do nosso “grupo”, que eu conheci, em sua maioria, no trem: Katariina (Helsinki – Finlândia), Rene (Alemanha?), Hajo (Alemanha, interior no norte do país xD), Phillip (Alemanha, aprende um pouco de português com a Sáskia, a menina da USP Lorena), Lim Ri Hao (Cingapura), Lim Pei Joo (o nome deve estar mais ou menos certo, Cingapura). Acho que são esses. Eu já conhecia a Clara, a Valentina e o Phillip, os outros conheci na viagem. Ficamos bastante tempo conversando antes de chegarmos na fornteira. Algumas dessas pessoas apareceram na nossa cabine, que acabou sendo usada como local de encontro para as conversas.

Em algum ponto da viagem apareceu o cara oferecendo rubles (como é em português?) para trocar, o que é importante pois não tem como usar euros em Moscow. Assim, tirei uma fotos das minhas primeiras notinhas!! Nessa hora, 1 euro equivalia a mais ou menos 43 rubles.



Bom, a viagem de trem foi boa. A gente estava apreensivo para saber como seria a fronteira com a Rússia, pois tem umas formalidades, o trem pára, e até os banheiros ficam fechados por um tempo. As mulheres que trabalhavam no trem tinham perfeitamente cara de russas: usavam um terninho com mini-saia azul-escuros, escarpãs de salto alto, chapéuzinho e maquiagem, com batom forte. Quando o trem parou, elas colocaram por cima disso um daqueles casacos até o chão, tudo com cara de Rússia. Na fronteira, apareceu na porta da nossa cabine um militar russo, todo sério, e disse apenas uma coisa: passport. Eles são tão sérios que é realmente assustador. Até parece que se a gente falar uma piada ou algo do tipo eles vão te tirar do trem e vc nunca mais será visto. É claro que assim que ele foi embora, comecamos a rir da situacão. Mas eles são realmente intimidadores!! xDDD Ainda mais porque vc nunca sabe que tipo de problema vc pode ter com os seus documentos para entrada! Acabamos indo dormir tarde, pois só chegamos na fronteira perto da meia noite. Dormi super bem, pois apesar da cama ser bem pequena, eu também até que sou, e não estava apertado demais. Além disso, o balanco do trem é bom para dormir.

Acordamos meio cedo no dia seguinte, acho que umas sete e meia ou oito e meia, não lembro bem. Nos arrumamos e ficamos observando a paisagem russa da janela do trem. Uma das primeiras coisas que eu percebi foi que tinha muita neve, muito mais do que aqui em Helsinki. Já dava para ver um pouco de cidade, algumas casas, pessoas esperando o trem na estacão, apesar de ser sábado de manhã.



Nossa cabine, e a bagunca após apenas uma noite... xD



Logo chegamos em Moscow, descemos do trem, e encontramos a nosssa guia, Olga. Saímos da estacão, e a vista já esra um pouquinho impressionante. A cidade é cheia de prédios bonitos!





Depois, subimos no ônibus para o nosso tour pela cidade, com uma pausinha para o café da manhã, perto do Bolshoi, que infelizmente estava em reformas (como muitas coisas pela cidade). Aparentemente, é um costume russo destruir prédios velhos para construir coisas novas no lugar. Então tem construcões e reformas pela cidade toda… Pode ser uma construcão enorme, de muitos andares e tal, como o Hotel Moscow, e eles derrubam para comecar tudo de novo, se não estiverem satisfeitos. Além disso, parece que muitos prédios foram construídos meio que de qualquer jeito na época da união soviética, e precisam ser reformados… As primeiras impressões de Moscow, enquanto andávamos por umas ruelinhas para chegar no restaurante, foram mais ou menos de centro de Sampa. Velho, meio sujo, cinzento… Mas bom, de algum modo. Dá para ver por essa foto... Tem todo esse contraste de coisas bonitas no meio da cidade velha e meio mal conservada. É claro que tem as partes da cidade perfeitamente bonitinhas e tal, e os prédios são muito mais bonitos do que os de São Paulo. Mas também tem as partes feias, e provavelmente um monte de prédios com apartamentos caixa soviéticos, mais afastados do centro, nos bairros de moradias... Que nem chegamos a ver... =P



No café da manhã, eu e a Clara dividimos a mesa com um italiano e um francês, estudantes de design e design industrial respectivamente, vindos de Lahti, uma cidade a leste de Helsinki. Eles disseram que a cidade era bem pequena, e que não tinha muita coisa para se fazer por lá. O café da manhã estava bom, com chá, iogurte, omelete e croissant doce, com um recheio meio estranho de morango. O recheio parecia um pouco com uma gelatina dura, bem diferente…

Tinha presunto, queijo e algo que parecia um queijo cremoso, talvez? xDD E iogurte de sabores estranhos, como cereja e x-berries...


E durante o café, o italiano ficou brincando de inventar alguma coisa com o que tínhamos a nossa disposicão: bexigas e garrafas de água vazias. Pode ver uma mente designer italiana trabalhando, e nossa guia da agência, Katia, de São Petesburgo, só esperando para ver no que ia dar xDD



Esse foi o resultado xDDD, do meu ponto de vista:



Depois do café, já fomos para a Red Square. Red porque antigamente a palavra russa para vermelho também era usada com o significado de bonita, e não por causa do tijolo vermelho que se vê por toda parte nessa praca. As primeiras impressões também foram engracadas, com esse peixe vermelho gigante de uma lado, onde Mikko nos disse haver um restaurante muito bom de sushi de um lado, e um shopping de luxo do outro lado da rua. E a Red Square em frente.


A idéia era visitar o mausoléu do Lenin, que exibe o corpo dele conservado, mas ele não estava, então o passeio foi cancelado e ficamos apenas perambulando pela praca, que é realmente muito bonita:

Essa primeira igreja já foi destruída, e depois foi reconstruída. Aparentemente fizeram banheiros na época da União Soviética, e depois decidiram que a igreja que existia antes era bonita e decidiram reconstruir igulazinha a anterior (isso também acontece bastante...) Depois da igreja, o primeiro prédio vermelho é um museu, de história russa talvez?? Algo do tipo. E a torre vermelha mais ao fundo, de telhadinho verde, faz parte do Kremlin.


Novamente o museu, mais de perto.


O Gum, o shopping de luxo que eu já citei. Dentro, está cheio de lojas de grife mesmo... Nada de precos na vitrine aqui! xDD E bem na Red Square... Engracado, não?


E finalmente, a Catedral. St. Basil's, para não dizer o nome certo, que é comprido e eu não consegui decorar... xDD



A praca é enorme. Cabe muita gente aqui!!! Lugar perfeito para reunir toda a cidade (que não caberia mais, hoje em dia...)


Dizem que uma imagem diz mais do que mil palavras, mas todas essas imagens não são suficientes para se ter uma idéia de como esssa praca é bonita... Ainda mais com essas fotos, nesse tempo feio... Estava tão frio, e o tempo estava horrível... Talvez mil palavras bem escolhidas fossem mais bem sucedidas em deixar a impressão correta sobre a praca...

E aqui, dentro do Gum, para fugir um pouco do frio, e ver uma obra arquitetônica que era impressioante para a época em que foi construída. Sim, é esse telhado... Esse lugar era usado como mercado, desde não sei quando. Como todo bom shopping, estava barulhento, e a acústica era péssima, e eu acabei perdendo as explicacões da guia. =P



A fonte era bonita... E os russos gostam desse manequins... Vi vários, onde quer que tivesse lojas de roupas, principalmente de marca xDDD. Muito engracado!



Ainda na praca... Esse lugar era usado para anuncios, vindos dos imperadores ou líderes que os sucederam, que trabalhavam e trabalham até hoje no Kremlin. Mas hoje não usam mais a praca para anúncios oficiais =P. E atrás, para variar, uma construcão. Os guias contaram que todo mundo ficou surpreso com essa, que um dia saíram para trabalhar e não existia mais hotel ali. Mas também garantiram que quando voltarmos para Moscow uma próxima vez, vai ter alguma coisa pronta nova e impressionante nesse lugar, com toda certeza.



Uma foto mais de perto da catedral. Essa estátua ficava no centro da praca, e apontava para uma das torres do Kremlin. Mas em algum momento, algum poderoso no Kremlin decidiu que era incômodo ter a estátua apontando na sua direcão o tempo todo, e mandou mudarem de lugar. Agora a estátua aponta para algum lugar, simplesmente.



Pena que não pudemos ver o Lenin!! xDDD A idéia de ver o corpo dele de verdade é meio esquisita, assim como o simples fato de terem decidido conservá-lo para coloacar em exibicão, mas eu fiquei um pouco curiosa xDDD. Nessa praca, teve uma hora em que uma senhora comecou a falar, dando bronca em algumas pessoas do grupo, por motivos que ninguém conseguia entender de jeito nenhum. Era uma velha Babushka (será que é assim que escreve??), com sua cabeca coberta por um lenco, que depois de um tempo foi gritar com a nossa guia, que finalmente nos explicou que ela dizia que não era certo ficar tirando fotos de velhas Babushkas, e tal e tal. Mas quem será que estava tirando fotos da pobre Babushka? xDDD Sei lá, eu que não fui… =P Depois do passeio pela praca, e das aulinhas de história, subimos novamente no ônibus, para continuar o tour…
Hoje não estou muito inspirada para escrever, acho que estou cansada ainda =P Então vou deixar para depois. Prometo que escrevo melhor sobre a Red Square, que é mesmo muito linda, ok?

Beijos a todos!!! ^^

7 comentários:

  1. Oi Yuubi

    Pegar resfriado aí nesse frio não deve ser bom mesmo, o negócio é descansar o máximo possível . Ontem , estivemos no sítio e estivemos montando mais alguns componentes do aquecedor solar . Acho que quando você voltar estará pronto e se tudo der certo funcionando , quem sabe você vai estrear o equipamento .
    Tchau,
    Tio Yuji

    ResponderExcluir
  2. Hauhuahua, pena que não foi vc mesma que tirou a foto da Babushka, queria ver uma velhinha russa irritada proferindo palavrões em russo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuubi-tchan
    Muito legal os manequins, se vc não estivesse comentado acharia q eram reais.
    Não é de se admirar que sua colega ficasse até tarde vendo as fotos, afinal foram belas imagens.
    Beijos, tia Meire

    ResponderExcluir
  4. oie \o/~ aqui em casa as coisas estão tranquilas eu acho =3
    vou começar a auto escola essa semana ^^
    ahhh.. acho q tem coisas interessantes em religião mas muuuuuuuuitas cosias chatas e cansativas tb uu~ tadinha ela =3 mas ah.. resfriado eh ruim x.x~ e febre é pior ainda pq dah sono u-u'
    uahauhuahau xDDD
    e não soh a lingua mas os russos pelo menos pra mim me lmbrem pessoas com caras serias e fechadas ><
    que legal *-*~trem noturno com beliche xDDD eita
    ver as moças do trem colocando casacos em cima da roupa deve parecer meio "socorro a mafia russa invadiu o trem" x____X''' uahahauhau
    os predios da russia são realmente muito legais ><~ quero ver tambem *-*~
    nossa acho q os russos estão bem exigente na contrução de predios novos neh ^^"
    que legal =3 designers italianos em ação \o/~
    vc queria ver o lenin morto? >< prefiro ver ele em boneco de cera ._.' eu ia ter menos medo /o/~ eu acho xD
    uahuaau xD igreja > banehiro > igreja /o/~
    a arquitetura eh realmente muito impressionante *-*~

    bjs=*****
    Yuri~

    ResponderExcluir
  5. oi Yuubi .... Lendo os seus relatos ... da pra imaginar um pouco o que você está sentindo ... Pô ... sensações ,como calor humano , amizade , solidão , ansiedade , frustação , cansaço , curiosidade ... desejos , etc...Acho que lidar com essas sensações , será a sua melhor e maior Aprendizado dessa Viagem .
    Parabéns...pelo que você está relatando . está conseguindo lidar e controlar muito bem as suas Emoções ...
    Com muita Saudade ( Eu sei o que é isso , passei 05 anos longe da familia )
    Tio Takao

    ResponderExcluir
  6. Oi Yuubi

    Faz tempo que eu não acompanho seu blog. Agora que iniciou a faculdade, está difícil arranjar uma brechinha para ler seus ensaios.

    Vou tentar me atualizar logo.

    Moi moi,
    Tio Jorge (a tia Missae vai escrever depois)

    ResponderExcluir
  7. Russia parece tãaaaaaaaaaaao linda! *.* A viagem parece ter sido mto bo apesar de tudo! ^-^

    Achava q já tinham resolvido enterrar o corpo do Lenin... O.o Mas enfim...

    As fotos das plantinhas aí pra cima tb sao legais. Bem esquisita aquela q a flor nasce no meio da planta! O.o

    Bjjs!

    PS: Meu postal! T.T

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/