domingo, 1 de março de 2009

berlin, parte final!! ^^

Moi! Mitä kuulu?

Olá a todos!! ^^ Eu devia estar estudando, mas esse lugar causa sérios problemas motivacionais… Acho que anda faltando muitas coisas essenciais como amigos, luz e espaco. E ainda por cima dá um efeito bola de neve, como quando vc dorme demais e acaba sentindo mais sono ainda… Mas a próxima semana é de férias (o que pode na verdade ser algo não muito bom para os meus estudos…) e vamos ver o que acontece. Não que eu ande ocupada e precise de férias… Mas depois das férias talvez as coisas mudem um pouco e eu fique mais atarefada. Daqui a uma semana exatamente eu estarei em um trem em direcão a Moscou. Volto na quinta da outra semana, chegando aqui à meia noite. Tenho um trabalho para esse dia, e um para sexta, então tenho que preparar tudo com antecedência! O difícil é comecar…

Acabaram as minhas aulas de Finnish Educational History, que foram bem decepcionantes. No final, eu já estava achando o professor tão irritante, que acho que é uma coisa boa que só tive 3 aulas dessa matéria. É claro que ele não consegue ensinar muita coisa em 3 aulas de 2 horas, mas se fosse para continuar ensinando o que ele estava do jeito que ele estava, eu provavelmente ia acabar desistindo de ir nas aulas e só entregava o trabalho para ganhar créditos, que é um “resumo” de um livro, e não tem nada a ver com o conteúdo das aulas em sala… Vai entender né? Porque a avaliacão não tem nada a ver… E afinal o que esse professor acaha que é importante a gente aprender, o blá, blá, blá da sala de aula ou o conteúdo do livro? A verdade é que essa matéria como um todo não tem lá tanta importânica assim para quem não é finlandês… eu acho. Quer dizer, olhando para trás agora, acho que foi boa. Ele falou algumas coisas interessantes afinal. Com muitos comentários altamente irritantes no meio, mas interessantes. Falou muitas coisas bem óbvias também. Mas os acadêmicos daqui gostam muito de falar do óbvio como se fosse a maior descoberta do mundo (feita por eles, é claro). Mas eu queria que existisse uma aula de etiqueta, que ensinasse como falar para o professor no meio da aula de uma maneira bem educada que a Alemanha e a Austrália não são os únicos países do mundo sem ser a Finlândia, e que a sala tem mais do que os dois alunos nos quais ele estava interessado e os únicos com os quais ele interagia por iniciativa própria. Não que seja exatamente um problema, mas era bem irritante. O tempo todo: e como é na Austrália? Vcs estão sentindo os efeitos da crise econômica na Austrália? Ele só estava interessado em saber como as coisas estavam na Austrália. E com os alemães ele só queria ficar mostrando como ele sabia palavras em alemão, esperando ser admirado pelo seu conhecimento da língua. Então de vez em quando ele ficava falando da Bildung, olhando para os alemães como se estivesse falando o segredo do universo, e ignorando completamente os não-falantes de alemão. ^^" Sim, ele me irritou bastante hoje, não sei porque.

Ultimamente não anda mais tão frio… Essa semana não fez menos do que -4, e os últimos dias a temperatura anda em torno de zero. Mesmo assim, dá um trabalhão sair de casa… Dá um pouco de preguica. Estou engordando um pouquinho, mas acho que não demais. Mas acho que é de ficar demais só no quarto… E comer na hora errada. Os meus horários de refeicão andam beeeem baguncados!! Nem vou contar =P Mas pelo menos de vez em quando dá para nadar um pouco. Incrivelmente, já fui nadar aqui mais vezes do que eu fui durante os últimos dois anos, eu acho. É que aqui no prédio tem sauna, e em uma das saunas tem piscina. Na verdade, a sauna fica no outro prédio (o que teve incêndio! Mas não foi no porão), junto com a lavanderia. Tem duas saunas, e cada uma tem um horário específico para ser usada. Para as mulheres, a sauna A pode ser usada de sábado, e a sauna B pode ser usada de quarta, das 19 as 22 horas. Nunca fui na sauna A, porque não tem piscina. Na verdade, acho que é mais comum não ter piscina na sauna dos prédios residenciais, mas como a gente tem a outra sauna que tem piscina, acabo sempre indo de quarta feira. Acho que agora eu já sei melhor como ir na sauna, e estou gostando. Aí no Brasil eu nunca entendia direito… xDDD Bom, mas então eu priemiro tenho que me vestir para o frio, para sair e ir até o outro prédio. Eu sempre vou com a Marketa, a menina da República Checa. Já virou minha companheira de sauna xDD! Bom, chegando lá, temos que ficar abrindo as portas trancadas e digitar uma senha. Na verdade, ninguém explica que a gente tem que saber uma senha para poder entrar na sauna. Eles falam que é só destrancar com a chave que a gente tem. Mas da primeira vez que fomos lá, não conseguíamos abrir a porta de jeito nenhum!! Ficamos ali na entrada por um tempinho, até que chegaram umas outras meninas, e elas ensinaram a senha pra gente. Agora a gente já sabe entrar, mas é meio chato falarem que a gente pode ir nos horários certos, pra vc chegar lá e descobrir que não consegue entrar. Vc tb pode marcar horário para usar a sauna sozinho, mas aí tem que pagar.

Bom, entrando, tem uma espécie de vestiário. Tem um banco de madeira que fica grudado na parede na volta toda da sala, e aqueles negocinhos de pendurar roupa. Vc pode usar maiô na piscina, mas é proibido entrar na sauna de maiô, pois eles dizem que o cloro evapora e fica venenoso. Meio estranho né? No Brasil a gente sempre entrava de maiô mesmo… Pelo menos é o que eu lembro. Então depois das primeiras vezes, já desisti de levar o biquini, porque sempre usava só uma vez para entrar na piscina pela primeira vez, e depois tinha que deixar num banquinho. Engracado que nesse vestiário tem um micro-ondas!! xDDD Festas na sauna são bem populares por aqui. Parece que parte da experiência de uma verdadeira sauna finlandesa deveria envolver salsichas assadas e cerveja gelada, mas isso eu ainda não provei. A idéia de festas na sauna ainda me parece um pouco estranha… Mas bom, de qualquer modo, vc deixa suas roupas nessa sala, e entra na sala da piscina. A piscina é bem comprida, e não muito larga. Quer dizer, tb não é tão comprida assim, mas é grande o suficiente para nunca ter ficado cheia demais até agora. Mas no geral a sauna não fica muito cheia. Pelo menos não no horário em que eu estou lá. A piscina também é bem funda, mas na borda toda tem um apoio para os pés e para as mãos, de modo que se vc não souber nadar isso não é um problema muito grande. A água é fria, mas não fria demais, como seria em um buraco no gelo. Não é nem um pouco aquecida, mas na verdade assim é que é certo né? No Brasil a sauna costuma ficar junto com as piscinas aquecidas, o que na verdade não faz muito sentido né?? Afinal, o importante é o choque térmico… =P

A sauna em si não é tão grande assim, mas parece que é maior do que a maioria… não sei porque. Tem uns bancos de madeira para sentar, e é bem confortável em termos de espaco. A sauna é elétrica, e tem dois negócios cilíndricos prateados que esquentam a sauna. De vez em quando, as pessoas jogam água nesses cilindros para esquentar mais. Na verdade, eu nunca consegui enxergar muito bem, porque obviamente estou sempre sem óculos… Mas quando alguém coloca água, dá para sentir a diferenca na temperatura, e as vezes fica até quente demais. Parece que a temperatura pode chegar a oitenta graus!! De vez em quando fica meio difícil reconhecer a Marketa dentro da sauna, e eu tenho que chamar o nome dela, para poder encontrar xDDD Essas pessoas ceguinhas não tem jeito né?? Ainda por cima é meio escuro dentro da sauna… Mas não é cheia de vapor, é seca. E depois de ficar um tempinho até esquentar bastante, tem que entrar na piscina fria. Quer dizer, ninguém está obrigando, mas se não entrar não tem graca né?? A água parece bem fria assim que vc entra, mas fica confortável logo, porque vc está com o corpo bem quente. Além disso, a parte de fiar nadando é a que eu mais gosto. É bom fazer um pouquinho de exercício!! ^^ Geralmente agente faz 3 rodadas de sauna-piscina, e isso costuma demorar cerca de uma hora (um pouqinho mais). Mas é divertido para conversar um pouquinho e se exercitar um pouco também. Como eu gosto muito de nadar eu adoro!! xDD Pena que é só uma vez por semana! Na área da piscina também tem chuveiros, e tem gente que aproveita e já toma banho lá mesmo, depois da sauna. Mas eu prefiro voltar pro quarto e tomar banho aqui, daí eu não preciso ficar levando tudo até lá. É super pertinho mesmo!!

Outro dia eu e a Katy fomos em uma outra sauna, que fica no centro. Mas depois eu conto essa história, porque eu ainda tenho que escrever sobre Berlin. Sábado ficou sendo um dia meio misterioso, porque o Du não escreveu nada no blog dele né?? Mas depois que eu falar de sábado, não tem muito para falar sobre o domingo, pois eu vim embora meio cedo… Então, depois de ver todos os peixinhos tal, eram ainda mais ou menos 8 horas da noite. A gente ainda tinha muitas coisas para ver, e como só tínhamos comido a Currywurst, decidimos comer mais alguma coisa enquanto as coisas estavam abertas. Assim, eu puxei o Du e a Adriana para o KFC, pra gente comer um balde de franfo *¬* Era igual dos vídeos do nihon que eu via quando era crianca!! Fiquei super feliz de finalmente experimentar! ^^ E estava gostoso!! ^^- Depois disso, fomos para o museu de filmes, e o Du mostrou pra gente a exposicão sobre o Hitchcock, na qual ele já tinha ido quando estavam montando (por causa do curso de cinema). Foi legal, mas estava bem cheio. Os storyboards e etc eram muito bonitos, e eu gostei bastante. Depois disso, fomos ver a exposicão normal do museu. Tinha algumas coisas legais e outras nem tanto, mas o que me impressionou mesmo era a montagem (?) do museu. Super legal com uns espeslhos criando uns efeitos bem legais. Só que eu não tirei foto… Peninha né?? xD Tinha também exposicão de um cartunista, e eu queria ver, mas estava cheio demais!!! >__< e o Du já estava meio irritado de cansado ¬¬ então achei melhor irmos embora. Acabamos saindo dali bem cansados já, e deicidimos ir ao museu de história antiga, que é dividido em Egito e Grécia. Esse museu fica ao lado do Berliner Dom, e eu aproveitei para tirar umas fotos noturnas do Dom, que estava muito bonito com a iluminacão. Estava um pouco frio a essa hora da noite, o que era um pouco desanimador, mas o pesoal da producão do evento não é bobo, e eles fizeram a melhor coisa na entrada desse museu de história antiga: colocaram uma barraquinha com comidas quentinhas. E eles estavam fazendo vinho quente, deixando um cheiro irresistível para as 10 e pouco da noite a mais ou menos 0 graus celsius… Então fizemos um lanchinho de vinho quente e muffin de chocolate, que estava uma delícia!! Sentamos na escadaria do museu para comer, e ficamos observando o montão de pessoas andando por ali, apesar do friozinho. Foi bom para descansar um pouco! ^^

Esse é o Dom, a noite, da escadaria do museu, logo após a pausinha para o lanche.



Depois, fomos tentar entrar no museu, e para a nossa surpresa, tinha uma fila!! Muitas pessoas estavam querendo visitar esse museu, porque aquele seria o último dia que o busto famoso da Nefertiti ficaria naquele museu. E os segurancas do museu só deixavam as pessoas entrarem quando outras saíam, para o museus não ficar cheio demais. Apesar disso, não demorou muito para entrarmos, talvez apensa uns 5 minutos. Acabamos indo primeiro na parte da grécia. Estava um pouco cheio mas não demais, e deu para ver até que bem as pecas em exposicão. Mas eu e o Du não gostamos muito do modo como a exibicão foi planejada, porque ao invés de seguir uma ordem temporal, que eu acho que faria mais sentido e seria mais interessante, eles separam as pecas por tema, o que confunde muito as épocas da grécia... Por exemplo, eles deixam todas as pecas de prata juntas numa mesma sala, mesmo que uma peca seja 500 anos mais nova do que a vizinha… Então eu não gostei muito do jeito da exposicão =P Também tinha por exemplo a parte com todas as pecas que tinham algo a ver com a mitologia. Mas aí vc não consegue aprender nada sobre a história da grécia, só fica olhando para um monte da mesma coisa junto. E eu acho que aí é que fica mais sem graca ainda, porque uma ânfora chama muito menos atencão ao lado de 500 outras… Daí vc olha só uma ou duas e passa de sala =P Mas acho que a maioria das pessoas não está realmente interessada em aprender nada né? Só ir ao museu como atividade `intelectual´ eu acho… xD

Algumas das coisas que eu mais gostei da parte da Grécia:



Acho que já falei isso antes, mas descobri que gosto muito de esculturas. As mais bonitas são as de mármore... E eu gosto muito desse realismo dos gregos. Os egípcios também são bons no realismo, mas só nos rostos eu acho... O corpo sempre é meio esquisito. Mas com os gregos é assim, tudo perfeitinho.



Acho que essa era uma das pecas mais bonitas de todo o museu. Como será que foi feita?



Acho que a parte que eu mais gosto das estátuas gregas é a mão. Como eles conseguem??



A parte do Egito era a mesma coisa. Tinha umas pecas de arte moderna, de uma cara que fez umas esculturas que eram bonitas e tal, mas que ficam meio fora de contexto no museu de história antiga… Só porque supostamente o tema das obras dele era o Egito, embora isso não seja tão evidente assim. Vou até colocar uma foto para mostrar:



Também estava separada por tipo de pecas, mas não tinha nenhuma múmia. Eu vi uma múmia no Ateneum aqui, até mesmo uma múmia de gato. E o sarcófago que tinha aqui era mais bonito, apesar de ser só um =P Ou seja, para um museu especificamente do Egito, a exposicão me pareceu meio fraquinha xDDD É claro que tinha coisas legais também. Mas não era nada especial, menos do que eu esperava, eu acho.

Esse rosto é bem bonito... E não está nem terminado. Vai ver por isso ele fica mais bonito ainda. Mais bonito do que os rostos das estátuas gregas da outra parte do museu.



Isso também é muito bonito né?? A ilumincão também estava boa!



Realmente não era nem um pouco didático, só exibicãozinha mesmo. E tinha claro, a Nefertiti, que na verdade só me irritou. É a mesma coisa que aqui, o museu tem várias coisas legais, mas tá todo mundo na Nefertite, olhando para aquela estátua só porque é a mais famosa… Não era a coisa mais bonita lá… Acho que eu simplesmente não entendo qual é o valor dessa estátua afinal… Se é que tem alguma importância especial =P
"fama":

Também muito bonito. Essas cores ficam bonitas juntas assim, né?? Esse tom de verde/azul é especialmente bonito...

Compriiido!! =P E ali na pontinha tem o Du! xDDD


Gostei dessa escultura chifruda =P



E claro que tinha que ter um gato!!



Bom, depois de ver o museu que era legal, mas nem tanto assim, estávamos um pouco cansados, mas eu ainda estava super animada com os museus, e acabamos indo para o museu de história alemã. Era um museu bem grande, e estava arrumado direitinho como uma linha do tempo de toda a história da Alemanha. Tinha muitas coisas legais, mas à meia noite, depois de todos os passeios do dia, tendo saído de casa as 10 da manhã, vcs podem imaginar que estávamos um pouco cansados, e acabamos não prestando muita atencão a linha do tempo da história alemã xDDD Acho que eu voltaria lá outra vez, com mais calma e não tão cansada para aprender um pouco mais sobre a história da Alemanha… Esse museu é bem grande, e tem muitas coisas interessantes. E ainda por cima, acaba no século 20, então tem muitas coisas meio modernas divertidas também, como um fusca. Coisas sobre a guerra e etc. Mas esse museu era realmente bem melhor do que o anterior. Vimos meio rapidinho, e mesmo assim já era uma da manhã quando saímos de lá, mortos de cansados para voltar para casa xDDD

Acho que nem olhei para ver do que se tratava essa escultura... xD



Acho que esses eram alguns filósofos. Talvez o Du lembre quem eram...



Adivinhem de quem era esse chapéu!



Muito bonita né? Só achei engracada essa lâmina torcida...


Tio Sam?! o_O" Parece não? xDDDD


Ai ai, os reflexos dos vidros... Mas essa eu tinha que colocar, não?? xDDDD



Eu gostei dessa coisa de plástico. Pela foto não dá para ver tão bem os órgãos internos, né??xDDD



Brinquedinhos dos menininhos alemães... =P



Fotos da destruicão...



Alguns restos meio derretidos da guerra.



No domingo, eu tinha que sair meio cedo para pegar meu vôo, mas como o dia anterior tinha sido bem cansativo, acabamos dormindo até mais ou menos umas nove horas. Ficamos a manhã no apartamento, e depois o Du me acompanhou até o aeroporto. Mostrei para ele o caminho inacreditável até o terminal certo, que era o mesmo no qual eu cheguei. Depois de um vôo meio cansativo, estava de volta na Finlândia. =P
Bom, acho que escrevi um montão dessa vez né?? Essa semana eu acho que vou acabar nem viajando, mas tudo bem, pois eu tenho que guardar um pouco de dinheiro para a Rússia. Além disso, tenho mais de 120 páginas de leituras chatas, e dois trabalhos para fazer. Ou seja, vai ser uma semana um pouquinho ocupada xDDD Mas é culpa minha por não ter feito antes meus trabalhos para poder viajar mais =P Não tem jeito né, os trabalhos têm que ser feitos, se não nada de créditos =___= Não que isso seja exatamente uma preocupacão, mas afinal eu vim aqui para estudar um pouco também né? xDD Esses últimos dias foram bem mal aproveitados… Bom, deixa eu postar isso logo, pois já ficou um texto enorme.
Beijos a todos!

7 comentários:

  1. Oi Yuubi
    Nadar nessa piscina fria parece um teste de coragem né? Esse passeio na Alemanha rendeu belas histórias , boa recordações . Espero que na Rússia também seja uma ótima fonte de histórias.
    Da sua última postagem tentei escrever um comentário mas não deu certo, tomara que este vá.
    Tchau
    Tio Yuji

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu nunca consegui acabar de escreve sobre esse dia... até tenho um rascunho, mas um dia eu termino...
    Vinho quente não é a mesma coisa que Glühwein, mas serve como comparação
    Vc esqueceu de por o comentário da Adriana sobre o zepelim, que na verdade era uma propaganda da Ibéria (quando ela foi para Berlim, demorou 40 horas!)
    Tomara que vc aproveite a Russia

    ResponderExcluir
  3. que bom ter uma semana de ferias neh =3~
    apesar de que não tem muita coisa pra fazer tambem eh cansativo xD~
    pelo menos assim vc adianta seus trabalhos pra facul neh ^^ e viaja tranquila pra moscou =3
    poxa.. que pena que vc não gostou da sua aula xD~
    uahuahuha xDD acho que o jento do seu professor deve ser por causa do isolamente, no minimo aparente, das pessoas ai ^^''
    eita yuu ><
    não tah fazendo exercicio direito?? Ò.ó tah comendo muito? ^^" uahuhauah xD~~
    nehh isso eh realmente uma coisa engraçada.. como vc nada mais numa piscina na congelante Finlandia e não nas prais quentes demais do Brasil xD~ e vc ainda nem foi na piscina do predio de sampa!!! tah vendo u_u'
    finlandeses gostam de se isolar ù.ú podem ate marcar uma hora pra ter uma sauna particular xD~
    auhuahua
    realmente ._.' nunca tinha pensado no que podia acontecer com o clro que eles usar pra limpar a piscina =x~ lah nas olimpiadas eles usaram ozonio pra tratar a agua =3 lah onde eu faço hidroginastica usam ultra-violeta O.o' assusta um pouco xD~
    nããão x.x~ choque termico ><

    auhuahau xDD imagino vc numa sauna escura sem oculos /o/~ melhor que com oculos ^^" pq se não as lente iam embassar e vc não ia enchergar nada /o/~
    bom yuu~~
    acho que vou parar o comentario por aqui .-.' pq tah granda e eu to em lan x.x~ e meu tempo de bobeira tah acabando xD~ vou ver se consigo ler o resto antes de ir embora x.x~ bjs=****

    yuri~

    ResponderExcluir
  4. Yuubi-chan,
    boa viagem! Depois escrevo mais sobre o seu post, ok? Beijos, cuide-se!!!
    Ma

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    Ou a sua máquina fotográfica é muito boa ou vc é uma ótima fotógrafa. As suas fotos são excelentes. Fora a da minhoca preta nojenta, o resto gostei bastante.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  6. Só agora parei p/ ler seu post com calma. Que passeios bem interessantes vcs puderam fazer em Berlin, é uma pena não ter muito tempo mas antes visitar rapidamente do que ficar na vontade!
    Acho que vc precisa ir mais à piscina e se exercitar - quem sabe lhe dê mais disposição e ânimo de fazer seus trabalhos solitários da faculdade ... Afinal, o curso (as aulas propriamente ditas) também precisa te deixar lembranças boas!!!
    Aguardamos seu retorno de Moscow e novidades no seu blog.
    Bjos,
    Ma

    ResponderExcluir
  7. Carol....
    (eh, meio tarde minha postagem mas estou me atualizando agora só)...
    nossa, várias curiosidades sobre a sauna daí hein... hahahah to imaginando até agora como deve ser uma festa na sauna... comédia... algumas frescuras demais também né... tipo não poder entrar de maio, afff... mas, regras neh...
    nossa!!! nao estou acreditando que vc foi para a russia, q superrrrrrrrrrr vou lá agora ler tudo... q legal, putzzzzz hahah me empolguei aqui imaginando... hehe
    bjosss
    larissa

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/