segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mais uma vez... Shinkansen

Eu tinha escrito algumas coisas no trem anterior, quando estávamos indo de Osaka para Kanazawa, mas por algum motivo, o post não salvou =( 
Não sei o que aconteceu, mas estou com um pouco de preguiça de escrever tudo de novo... Desde o último post, em Kyoto, nós fomos para Koyasan, Osaka e Kanazawa, e agora estamos a caminho de Tokyo. A parte de viagem mesmo acabou agora, e vamos ficar mais quietinhos lá por Tokyo. Isso é bom, pois estou um pouco cansada... Ficamos pouco tempo em muitos lugares, então foi bem cansativo! 

Koyasan era bem bonito! É uma montanha nas proximidades de Osaka. Para chegar lá pegamos dois trens e um cable car, para subir a montanha. A subida era tão inclinada que parecia uma montanha russa! A montanha estava branquinha, e estava muito frio! Fomos visitar um cemitério bem bonito na cidade, com túmulos muito antigos, e muitas histórias de terror relacionados a eles... Tinha um poço que dizem que se você não enxerga seu reflexo, você vai morrer nos próximos 3 anos... Fiquei com medo de olhar =P 


Mas junto com os túmulos antigos, tinha também alguns bem mais recentes, e que eram engraçados, porque estavam de algum modo relacionados com empresas... Talvez eram das famílias fundadoras? O mais engraçado era um túmulo que estava escrito yakult e tinha uma escultura com o formato da garrafinha de yakult em cima xD


Voltamos cedo para o hotel jantar nosso kaiseki vegetariano. Estava uma delícia! Os pontos altos form os tempuras de ume e de tomate cereja! Muito bom, temos que fazer aí no Brasil! Depois do jantar, vestimos nossos yukatas e fomos tomar banho de onsen. Que delícia! Estava tão quentinho, e foi tão relaxante! Tinha um banho externo, ao ar livre, que estava bem gostoso, porque não fica tão quente quanto o interno. Fomos dormir cedo. 



No dia seguinte, fomos assistir a cerimônia dos monges do templo, às 6 horas da manhã. A cerimônia até que foi legal, mas estava frio demais! O templo não tem aquecimento interno, só nos quartos. Então esta a frio e gelado demais! Fiquei um pouco traumatizada com o frio. Mesmo com todas as nossas roupas de inverno, continuava frio... Depois da cerimônia, sentei na frente do aquecedor e não saí mais. 


Nesse dia fomos para Osaka. Osaka é completamente diferente de Kyoto. É uma cidade grande, basicamente, fomos para as áreas comerciais olhar as lojas e procurar coisas deliciosas para comer. Uma pessoa pode morar uma vida inteira em Osaka sem dar conta de todos os bares e restaurantes que tem por lá! E cada coisa gostosa... Logo que chegamos comemos um okonomiyaki, Osaka style. Estava tão bom! As pessoas em Osaka também são muito simpáticas. Em todos os lugares as pessoas foram gentis com a gente, a gente ganhou até alguns presentinhos como chocolate e mikan. Fomos em muitos bares, e comemos comida deliciosa. Encontramos várias lojas bonitinhas e interessantes! Foram dois dias bem urbanos. Vamos ver como será quando comparado com Tokyo! O lado ruim é que tinha muuuuuita gente em quase todo lugar que a gente ia! Em Umeda estava impossível embaixo da terra, e o dia estava super chuvoso... Tivemos que entrar em uma loja de departamentos para fugir um pouco da muvuca. 





Ontem de manhã, fomos para Kanazawa. Estava bem frio também, e nevando muito! Se é que se pode chamar aquilo de neve... Estava mais para granizo. Era uma chuva congelada, que vinha de repente e acabava de repente também. Isso limitou um pouco o que poderíamos fazer, mas fomos no museu de arte contemporânea, que estava tendo uma exposição sobre arquitetos japoneses, para felicidade da Julia! XD Mas a exposição era bem legal mesmo. Uma parte era sobre o trabalho dos arquitetos nas áreas que sofreram com o tsunami, de recuperação, e era muito legal! A maneira como eles entendem a função da arquitetura é tão interessante! Tinha as partições do Shigeru Ban, e a estrutura temporária de papelão pra mim é muito mais admirável do que qualquer grande obra do Niemeyer, porque a função que ela exerce para mim é muito mais importante. Também tinha algumas coisas super legais sobre participação popular no projeto de prédios de utilidade pública. Os usuários podiam participar da definição do projeto. Isso também é super interessante, podia acontecer com mais frequência! 

Por outro lado, tinha coisas super autorais, malucas, várias que foram inclusive construídas! São bem impressionantes por outros motivos. Bom, deu pra ver que foi uma visita bem legal, né? Depois do museu andamos um pouco, depois fomos comer em um restaurante local e tropeçamos em um bar de cervejas artesanais. Foi um bom dia! Hoje o tempo estava feio de novo, mas fomos passear mesmo assim. Fomos no mercado, comemos kaitensushi e depois fomos no parque. Ufa! 




Kanazawa era uma cidade bem interessante a pesar do tempo ruim. Não deu tempo de fazer tudo que queríamos... E o pessoal da guest house onde ficamos era super simpático! A guest house inteira era muito legal, super bonitinha e aconchegante, e todo mundo tão receptivo! O dono já morou no Brasil e queria ter nos conhecido, mas não deu para ele ir lá no dia que ficamos... Foi uma pena. Mas esse é para voltar. Quem sabe com menos chuva congelada da próxima vez? 

Abraços!

3 comentários:

  1. Olá aventureiros

    Que bacana heim !!! Puxa ! muita legal para se ver e provar, o Sergio, tambem me mostrou as fotos do Whatssap, achei muito bonito e apetitoso, tenho que ir aí provar e ver as coisas que nunca tive a chance ainda.. quem sabe nos proximos anos vindouros...preciso me programar...

    bjs

    pai

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Espero que estejam todos bem, apesar das longas e cansativas caminhadas... Certamente as belas paisagens e as comidas muito saborosas compensam! Aqui estamos nos preparativos p/ o Natal, teremos o almoço no dia 25 lá no sitio. Finalmente as chuvas chegaram e o lago está novamente cheio, teremos o Natal chuvoso como presente!!! Já começaram as enchentes, os desmoronamentos, etc, mas o saldo final será positivo ... só acho que as pessoas em geral e o poder publico deveriam prestar atenção nos acidentes p/ se estudar as formas de prevenção, o que aparentemente ai no Japão eles fazem muito bem, basta ver a imensa mobilização que acontecem após as grades tragédias... Beijos a todos, que tenham uma especial ceia de Natal à moda japonesa!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Estou em Mogi com preguiça de escrever... mas estou l lendo tudinho!!!!

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/