domingo, 14 de dezembro de 2014

Shinkansen para Hiroshima!

Olá pessoal! Em primeiro lugar, queria dizer que eu estou melhor: fiquei com uma tosse, que ontem estava bem dolorida, mas hoje já está bem melhor, e acho que estou quase ficando boa. Ufa!

Bom, depois do último post, ja se passou bastante tempo! Mas ontem ainda estávamos todos muito exaustos da viagem, e como tínhamos essa viagem hoje, achei melhor esperar para escrever. O segundo vôo, de Doha para Tokyo foi bem melhor que o primeiro: estava vazio, e pudemos deitar. Depois da esxaustão da parada, desmaiei, nem comi o café da manhã, e praticamente acordei só em Tokyo, 9 horas depois. Em Haneda, ficamos um bom tempo até passarmos na imigração, e depois pegamos um transfer para o hotel. O hotel era bem pertinho, e logo já deu para percebemos as coisas japonesas que sempre são tão curiosas e divertidas. O Du foi comprar um jantar de kombini pra gente, e voltou com oniguiris e chás. Tomamos um banho quentíssimo e fomos dormir. No final das contas, acordamos cedo, 7 horas já estávamos de pé! Deve ser por causa do fuso... Algumas das coisas divertidas que tinham no hotel eram os sabonetes e shampoo, que não são de uso individual que nem no Brasil, mas são uns potões que dá para bastante tempo! E o espelho em uma área que não embaça! Super bom para logo depois do banho! XD

No dia seguinte o café da manhã também foi de kombini para juntarmos forças para a viagem até a casa do João. Aproveitei e comprei uma máscara por causa da minha gripe, e para ficar com muita cara de japonesa xDD.

A viagem até Kiyose foi bem tranquila, apesar da grande quantidade de bagagem. Encontramos com o João na estação, e fomos até a casa dele. Ele nos explicou algumas coisas, deixou a chave, e depois fomos passear e almoçar. Comi um karê gostoso num restaurantezinho, mas decifrar o cardápio foi um pouco desafiador! Tomamos chope também, e estava bom, mas me deu soninho... As fotos de kiyose e da casa vão ter que esperar, mas inacreditavelmente, esquecemos de tirar uma foto com o João =( 
Vai ter que ficar para uma próxima. Não ficamos muito também, porque estávamos exaustos e queríamos deixar nossas coisas no hostel. Fomos então para Asakusabashi, a estação mais próxima. Nosso hostel chamava-se Khaosan Ninja, e advinhem: o tema era ninja! XDD
O hostel era bem legal. As camas eram em uns quadrados de madeira, e dava para fechar. Tipo um capsule hotel, só que bem confortável. Foi divertido dormir lá, mas isso demorou ainda!

Deixamos nossas coisas e já saímos na direção de Akihabara, porque o Du queria comprar a câmera dele. Encontramos esse samurai divertido ali perto...


No caminho, paramos em uma Lawson. Queríamos tentar comprar entradas para o Ghibli Museum. Tínhamos ouvido dizer que precisava comprar com um mês de antecedência, mas decidimos tentar mesmo assim. A máquina estava toda em japonês, e eu achei que já estava esgotado, mas deu certo! /o/ Vamos no dia 26!


Fomos até Akihabara e fomos na Yodobashi. Meu deus, que coisa gigante e confusa! O.o era muito grande e tinha muuuita coisa! Deu um trabalhão encontrar a parte certa, com câmeras em inglês, etc! Só não conseguimos encontrar uma pra Julia, porque as simples estavam todas só em japonês! Mas lá tem muitas coisas bem legais, muitos filmes para a instax mini que eu vou comprar depois. Demos uma volta olhando acessórios de câmera, papéis para ampliação de foto, máquinas descartáveis... Muito legal. Saímos depois para dar mais uma voltinha em Akihabara. Passamos em um game center, mas estava meio estranho. Fomos em outro e eu e a Ju fomos tirar purikura. Mas era um meio engraçado, que coloca maquiagem na sua cara, e te deixa "mais bonita" xD as fotos ficaram muito engraçadas, foi bem divertido! O João tinha dito que Akihabara está muito diferente de uns anos atrás. Acho que a imagem que temos de Akihabara é daquela mais antiga. Hoje já mudou bastante... O game center tinha menos tipos de jogos, apesar de que encontramos o de taiko...



Foi bem divertido jogar! Mas não tinha tanto outros tipos, e muitos meninos só, jogando jogos de luta. Na parte de maquinhas de pegar bichinho, tinha menos bichinhos e muitas bonequinhas em caixas. Depois vamos voltar lá e explorar mais, mas esse primeiro contato foi um pouco estranho, diferente das expectativas. 

Estávamos morrendo de fome, então fomos procurar alguma coisa para comer. Andamos um pouco e encontramos um lamen, que estava cheinho, mas parecia bom. Compramos o ticket na máquina e ficamos esperando. Subimos depois de um tempo, e o lamen era uma delícia! O macarrão era bem grosso, e o caldo também, era bem "gordo"! Bem diferente dos que comemos no Brasil, mesmo nos bons como o Aska. O caldo era bem mais grosso, e o sabor era forte. Muito bom pro friozinho!


Na volta para o hostel o Du comprou cervejas em um kombini, mas as cervejas comuns daqui são muito ruins. Ruins diferente das ruins do Brasil. É estranho.... XD acho que não vamos mais comprar dessas normais! Tomamos rapidinho e fomos dormir mais ou menos cedo, porque hoje sairíamos bem cedo...

E foi assim: acordamos às 6, saímos às 6:30 do hostel, e às 7:30 estávamos no shinkansen para Shin-osaka.

Eu, dentro da minha "capsula"


A viagem de shinkansen é bem confortável. Comemos bentô de café da manhã, e vimos o monte Fuji pela janela. Estávamos no outono e de repente entramos numa tempestade de neve. Daqui a pouco, estava me esquentando ao sol mais uma vez. Tudo muito rápido! Em Osaka trocamos de trem, pegamos um que vai até Kagoshima, mas vamos descer em Hiroshima. A estação estava bem cheia, mas compramos um docinho para beliscar. E agora eu estou escrevendo...




É bem estranha a sensação, às vezes nem parece que estamos mesmo no nihon. Todo mundo fala nihongo à nossa volta, mas ao mesmo tempo, o nihongo é uma língua tão familiar... Eu não entendo tudo, mas soa normal. Aliás, meu nihongo mais ou menos tá sendo bem suficiente para me virar por aqui. É tudo tão diferente, mas é um diferente estranho, divertido, inesperado. Ainda parece meio um sonho, não muito realidade. Já tomamos infinitos chás, sucos, cafés, etc, das maquininhas. As comidinhas são todas deliciosas. Mas o nihon é um lugar tão engraçado moderno antiquado, uns contrastes tão malucos... Ainda não sei muito bem como analisar. Ele é estranho familiar, pra usar uma expressão meio freudiana. Sei lá. XD


Imagino que pra Ju esteja sendo uma experiência bem louca. De repente eu peço pra ela escrever alguma coisa aqui! Acho que ela vai ter bastante coisa pra dizer. As conversas com o João foram bem divertidas. Ele é brasileiro, mas nem sei quanto tempo ele morou lá nos últimos vários anos... Depois do mestrado na Coréia, meio voltar para o Brasil/Argentina, depois para Kiyose... São muitas experiências, não são? É engraçado, a gente falando em português, falar em japonês no restaurante, daí ele liga para a namorada falando em inglês, e depois para um amigo falando em espanhol. Que bagunça! O caos se espalha pra cidade. Mas não é porque é tudo caótico, como na Índia, por exemplo. Sim, tem muita coisa, muita gente em diversos espaços. Aí você vira uma rua, e não tem mais nada. Tem um lamenya tradicional, com uma bancada para 5 pessoas. Daí você vai no banheiro e a privada só falta falar. Isso é o caos do nihon, um caos de contrastes, de coisas que parecem que não deviam estar juntas, mas estão, e de algum jeito funcionam. Juntas, ou em paralelo... 

Daqui a pouco vamos chegar em Hiroshima. Está quase na hora do almoço e estou animada com o que vamos comer. O que será que vamos encontrar por aí hoje? Mais tarde volto a escrever. As experiências ainda estão sendo assimiladas. Eu queria colocar fotos, mas não consegui transfir direito. Mais tarde, no hostel, espero que tenha um computador, aí vou tentar postar direitinho.  

Abraços!

P.S. como voces ja devem ter visto, cheguei no compurtador do hotel e as fotos ja estao ai. So ficaram faltando os acentos nesse teclado...

2 comentários:

  1. OI Filhota! Que confusão esta era da globalização! Os contrastes parecem ser muito maiores aí no Japão talvez por ter a tecnologia tão desenvolvida mas manter tanta tradição milenar, casas antigas com banheiro de fossa, restaurantes modernos mas muitos tradicionais sobrevivendo ... Poucas pessoas falando ingês, quase tudo escrito só em japones, bom p/ relembrar os seus tempos de nihongogakko! Beijo a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Filhotinha, bom Dia ! tudo bem?
    Aqui tudo vai bem , Graças a Deus ! Hoje será o preparo da festa de aniversário da Batiam da chacara... a Batiam da Penha está nos USA, passeando.
    Yuubi, é isso é o familiar , pois agente viveu isso aqui, na casa das Batians, falando em Japones em casa e na rua falando em portugues,
    Alguns ambienets arrumados e outros uma bagunça, misturas de sabores, aromas, enfeites... é isso , é a nossa mistura de culturas.
    Divirtam se... aha! traga fotos desata capsulas, para eu ver, aqui vamos fazer algumas desta no meio do mato!!!
    beijos

    pai

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/