segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

berlin, parte 04?

Moi! Mitä kuulu?

Desculpem a demora para postar!! Estou comecando a ficar um pouco mais ocupada com os trabalhos da faculdade, e essa semana até que consegui estudar mais ou menos bastante. Mas é tão melhor poder escrever em português! xDDD Já não aguento mais tentar escrever inglês a nível acadêmico… é bem cansativo =P

E só porque eu reclamei do alarme de incêndio semana passada, essa semana teve um incêndio de verdade. Mas não foi no meu prédio, então aqui nem soou alarme nem nada. Parece que dois alunos finlandeses foram levados para o hospital por terem respirado muito gás carbônico e sofrido algumas queimaduras... Mesmo com os bombeiros chegando bem rapidiho (o alarme aqui soa até os bombeiros chegarem, eu acho, e geralmente para em uns 15 minutos…). Até recebi um e-mail do Hoas ou da uiversidade, não lembro, falando para gente avisar os parentes que estava tudo bem, pois a notícia tinha até saído num jornal e na internet! Que coisa não? E a gente nem percebeu nada, mesmo sendo aqui do ladinho. Só fiquei sabendo quando li o e-mail.

E agora, finalmente, a continuacão do passeio por Berlin!! xDD Na Alexanderplatz, entrei na loja de departamentos que o Du falou que era boa, e fui ver as comidas. Mas nessa hora só dei uma passeada por lá e não comprei nada, pois estava um pouco cansada. Tinha combinado com o Du que iríamos nos encontrar na Friederichstrasse (tentei escrever de memória então deve estar errado… =P), pela qual eu já tinha passado mais cedo nesse dia. Saí da loja de departamentos e fiquei um tempo sentada numa pracinha lá perto, talvez a praca Marx e Engels? xDD O dia ainda estava do mesmo jeito, bem cinzento, com uma neblina bem grossa no topo dos prédios. Nem dava para ver bem o topo da torre de TV que fica ali do lado. A essa altura já estava bem cansada de andar sozinha, e estava ficando com muito frio. Isso sempre acontece quando vc fica muito tempo ao ar livre, mesmo quando vc está bem vestido para o frio. Então, decidi procurar um café com uma cara boa (e com cara de não muito caro!) e tomar alguma coisa quente com um bolo. Fui andando de volta pela Unter den Linden, e achei um café que parecia OK. Na porta tinha umas plaqunhas escrito: “Don’t feed the sparrows”, que eu não entendi na hora. Entrei, e pedi uma torta de macã e um café latte, em uma alemão mais ou menos xDDD. O du falou que lá, geralmente quando ele se esforcava para falar tudo em alemão nas lojas, as pessoas respondiam em inglês, pois percebiam que ele não era um falante nativo. Já comigo, aconteceu diferente. Se eu falasse qualquer coisa em alemão, as pessoas das lojas falavam em alemão comigo, mesmo depois que eu já não sabia mais como falar em alemão e voltava para o inglês xDDD Ainda bem que dava para entender! Depois, peguei minha comida e fui sentar. E aí é que eu entendi a tal da plaquinha: DENTRO do café tinha uns passarinhos!! Voando para lá e para cá livremente, menos na parte onde ficavam as comidas, pelo menos xDD E o pior é que era tudo fechado, e as tiazinhas que trabalhavam ali pareciam que nem estavam vendo os passarinhos!! Muito estranho!! xDDD Quando eu cheguei não tinha quase ninguém, mas logo chegou um mooonte de turistas! Felizmente, enquanto eu tomava meu café, o Du me ligou, e disse que era para a gente se encontrar em uns 40 minutos mais ou menos na livraria. Isso devia ser mais ou menos umas 3 horas da tarde. Eu estava me sentindo bem cansada de andar o dia todo e passar um pouco de frio, então estava um pouco desanimada. Mas mesmo assim, decidi comer e ir em direcão à livraria na Friedrichstrasse. Cheguei lá e fiquei rondando a secão de cds mais próxima da entrada para me encontrar com o Du. Tirei meus quilos de blusa, que na verdade não eram tantos assim, mas no meu estado de cansaco pareciam toneladas, e fiquei esperando de pé por um tempo. Depois de uns 10 ou 15 minutos (talvez tenham sido 5 e novemente o cansaco me faz exagerar…) o Du chegou, e foi me mostrar a secão de mangás! xDD Tinha muitos títulos diferentes, mas não comprei nenhum. Também olhamos secão de artes (um pouquinho) e sociologia e filosofia. Li um pouquinho da interpretacão dos sonhos em alemão, e um pouquinho da dialética também, mas só entendi porque já tinha lido em português e lembrava mais ou menos o conteúdo xDDD De qualquer modo foi divertido, e eu pude sentar um pouco nos sofazinhos que tinha nos andares de livros.

Depois de um tempinho, a Adriana ligou, e combinamos de encontrar com ela na Alexanderplatz. Alguém mais percebeu que eu fiquei indo e voltando a Unter den Linden o dia todo? xDD Mas como nós temos o Tages-sei-lá-o-que, que permite usar todo o transporte público por um dia sem custos extras (o Du tinha a versão mensal), pegamos o ônibus 100 até lá. xDD Esse ônibus é do tipo que tem 2 andares, mas como era perto nem subimos. Logo chegamos lá, e fomos novamente até a loja de departamentos, cujo nome não me lembro de jeito nenhum agora. Fomos ver algumas roupas e chapéus, passeamos um pouco pelos perfumes, roupas e comidas. Tinha muitas coisas bonitas, e muitas coisas caras. Experimentei alguns sapatos de inverno, mas não estavam muito baratos. No final, só compramos bebidas de macã para matar a sede. Depois disso, saímos e fomos andar um pouco pela praca. Entramos na C&A, onde tinha algumas roupas bem baratas, e comprei duas blusinhas de fleece (não sei como chama em português…) bem quentinhas por 12 euros. Barato para roupas novas, não de segunda mão, e foram boas para a minha estadia em Berlin. Já estava quase na hora de ir para os barzinhos (era sexta-feira ainda por cima), não sei se seis ou sete horas da noite. Ficamos tentando decidir onde ir, mas eu insisti em ir comer alguma janta, pois tudo que eu tinha comido naquele dia tinha sido o café da manhã, uma currywurst e um pedaco de bolo. Depois de um mooonte de exercício, que continuou enquanto olhávamos as coisas nas lojas, estava morrendo de fome. E quem é idiota de sair para os barzihos de barriga vazia? =P Então fomos até uma estacão que tinha ali do lado, a mesma onde eu tinha comido minha currywurst algumas horas antes. Lá, ficamos procurando o que comer e vimos um monte de “esquisitos” roqueiros de Berlin xDD. E no final, acabamos escolhendo um restaurante de comida oriental X. Com macarrão e frango e essas coisas… Estava bem gostoso, e não fui muito caro ^^. Depois disso, acabamos decidindo que iríamos no Zapata. E sei lá, fomos em vários lugares legais, mas toda hora fico sem ânimo para escrever sobre eles, então só vou colocar as fotos que eu tenho. Chegamos em casa por volta das duas horas da manhã? Não lembro bem a hora…

Essas fotos são do X-Terrain, o segundo lugar onde fomos... Era bem legal, a música era excelente, e a atmosfera também. Menos impressionante do que o Zapata, que tinha uma cabeca metálica de dragão ou dinossauro ou vaca (o lugar era muito escuro para saber... =P) que soltava fogo de vez em quando, mas mais aconchegante? xDD Tinha sofazinhos tudo, e luz de velas. Ficava meio underground, a janela estava na altura da calcada. Essa foi a nossa noite underground/alternativa em Berlin.



Depois disso, ainda fomos dar uma volta por perto, e passamos na frente do cemitério em que Hegel e Brecht estão enterrados.



Ainda no X-Terrain.



Depois de voltar do passeio, entramos nesse prédio meio abandonado, completamente cheio de pichacões e pinturas na parede. Dentro tinha um bar, algumas galerias de arte, e um reduto para adolescentes menores de idade no último andar, com uma bela vista da cidade (e altamente ilegal, ao que me pareceu...) e substâncias duvidosas.



Mas apesar da aparência e do último andar, o prédio era bem movimentado, com muitas pessoas de aparência normal entrando e saindo. Tinha talvez uns 6 andares, e uma das galerias tinha umas pinturas muito boas (mas as reducõeszinhas que tinha para vender eram um pouco caras). Também tinha umas folhas pedindo apoio (não dinheiro) para manter aquele prédio como galeria. Depois daqui, passamos também em um lugar 24 horas para comprar pão para o dia seguinte e fomos em mais um barzinho.



No sábado de manhã, acordamos meio cedo, umas nove e pouco, e fomos tomar café da manhão no apartamento da Adriana. Estava bem gostoso! Logo saímos pra pegar o trem, pois íamos a um lugar que tinha sido um campo de concentracão. O dia estava gostoso, e passamos por muitas paisagens bonitas. Chegando na estacão certa, tivemos que andar um pouquinho pela cidadezinha para chegarmos no lugar. Foi um passeio não muito agradável, e não ficamos muito tempo.
O portão: O trabalho traz liberdade (em traducão mais ou menos)


O mais esquisito eram as partes onde eles tinham reconstruído o interior das barracas e feito museus moderníssimos na parte de dentro, todos limpinhos e brilhantes. Por algum motivo, o contraste bizarro com a história do lugar era bem pior do que ver as partes que tinham sido mantidas originais. Não vimos o lugar inteiro porque era muito grande, e andar por lá dava uma sensacao muito pesada nas costas.
Esse obelisco/monumento fica no meio do campo, e talvez já estivesse lá quando o campo estava em atividade, não tenho certeza.


Comecamos a ficar com fome também, e tínhamos que ir logo para podermos chegar a tempo no próximo passeio. Então, andamos de volta para a cidade, e almocamos no Subway. Estava bem gostoso!! ^^ E depois, pegamos o trem novamente, de volta para Berlin, em direcão ao estádio olímpico, para assistir a um jogo do Hertha Berlin contra o Frankfurt. Nos perdemos um pouquinho no meio do caminho, e chegamos na porta do estádio bem em cima da hora. Aí, precisávamos achar ingressos. Fomos procurar as bilheterias, mas os cambistas entraram no nosso caminho, e acabamos conseguindo três ingressos por vinte euros de um carinha que provavelmente tinha ganhado esses ingressos sem pagar nada. Entrando lá, o trabalho agora foi encontrar os nossos lugares. Acho que perguntamos pelo menos umas 4 vezes… E andamos um tempão pela volta do estádio. Quando chegamos na portaria certa, vimos que o gramado ficava muito abaixo de nós, como que em uma cratera no chão. Tivemos que descer uma escadaria enorme até chegar nos nossos lugares, que ficavam na altura do gramado. Tinha muitas pessoas, muitas com as cores dos times, com camisas ou acessórios. Algumas com bandeiras enormes, e a torcida organizada me pareceu muito melhor do que as que eu costumo ver nos jogos do São Paulo no Morumbi.



Tinha uns telões enormes também, que mostravam por exemplo, replay dos gols (só os do Hertha! xDD). Várias pessoas tinham caneconas enormes de cerveja, todas de plástico. E tinha alguns vendedores de comida, mas não lembro o que eles estavam vendendo. O mais divertido foi que eu vi meu primeiro jogo de futebol na neve!! Nevou quase a partida inteira.



Esse era o mascote do time, que servia para quase nada.



Saímos um pouco antes do jogo terminar, para não termos que enfrentar a multidão quando o jogo realmente terminasse. Fomos na direcão do centro de Berlin, e descemos na Wittenbergplatz para o Du me levar na loja da Quicksilver, onde eu comprei uma meia longa para o frio daqui. Depois, fomos comer a currywurst preferida do Du, que estava uma delícia. E como já estava mais ou menos na hora, fomos na direcão da primeira parada da noite.
Era a noite da Lande Nacht den Museen, e os museus ficariam abertos até as duas da manhã. Só precisávamos comprar um ticket por oito euros e podíamos entrar em todos os museus, e andar nos ônibus de graca. Ficamos um tempão decidindo onde queríamos ir durante o dia, e a primeira parada seria o aquário. Estava cheio, mas não cheio demais, e pudemos ver bem o que queríamos. Ficamos um tempão na parte dos peixes, é claro, e menos tempo nos anfíbios, répteis e insetos. Mas foi bem legal o passeio!! E no final, o Du comprou pra mim uma arraia rosa de pelúcia, para a colecão xDD.

Esse era um dos aquários que me fazia pensar em casa xDD. Parece o aquário de santos ou guarujá. Mas tinha alguns peixes aqui bem maiores do que os dos aquários brasileiros, mesmo sendo espécies daí!! xD


E as águas vivas que eu adoro!! ^^ (com um carangueijo no meio)









Alguns corais? Achei divertidos esses fiozinhos de bolhinhas que estavam grudados nos corais.


Adorei os camaleões e lagartos. Esses eu não vejo muito no Brasil. As iguanas eram iguais, e portanto não tinham muita graca.



Adorei essa foto!! xD


A gente ficava um tempão procurando os insetos nas gaiolas para descobrir que eles estavam pendurados nos tetos =P


Bom, depois continuo escrevendo mais! Desculpe pela demora, mas agora vou ficar um pouquinho mais ocupada, e não dá tanto tempo de escrever um montão como logo que eu cheguei aqui! ^^

Beijos a todos!!
Moi moi

9 comentários:

  1. Quanta coisa em tão pouco tempo, né?

    Tomara que seja a mesma coisa em Londres

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Filha

    Tudo bem?
    Aqui tudo vai bem, estou em casa novamente, foi bastante movimentado estes ultimos dias, viajando, e chegando em casa e indo ao sitio, ...
    este final de semana foui, legal, pois fomos todos ao sitio, para plantar arvores( ipês) e outras plantas... eu nào fiz nada , fiquei meio de descanso... muitos fusos horarios diferentes em poucos dias , apesar de eu já estar acostumado, é bom ficar um pouco a tôa!!
    Muito boa as fotos que vi neste trecho.
    Hoje eu ia ligar para você, mas já era tarde e resolvi, não ligar.
    Sabe que o Moshi, subiu na sala Zem, e entrou num buraco ao lado dos armarios e ficou lá desde ontem a noite até agora de noite, tive que abrir um espaço, para tocar ele prá fora, agora tá aqui no quintal em algum lugar...
    bem depois escrevo mais, acho que comi demais na janta estou meio sonolento, será que foi a janta ou a creveja que bebi???
    Amanhã levanto cedo para ler o Blog seu e do Du, pois ultimante não dado tempo, pelas viagens constantes de um lugar a outro, e sempre dormindo tarde e levantando cedo.
    Se cuida.

    beijos

    pai

    ResponderExcluir
  3. Querida Yuubinha
    Não tem problema se não puder postar sempre, mas nos envie notícias de onde e como está, o importante é que esteja bem e feliz ! É sempre bom saber de você ... XD
    Beijos e um abraço bem quentinho !
    Tia Meire

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Li no blog do Du que vcs vão se encontrar em Londres. Fico mto contente, pois é notório a alegria dele e a sua tbem. Tomara que vcs tenham mto desses encontros, para afugentar um pouco a distancia e a saudade ...
    Estou sempre lendo o blog de vcs e, com isso, mantenho-me informada de suas atividades.
    Abraços,
    Miriam (tia do Du)

    ResponderExcluir
  5. tome cuidado se vcs forem assistir futebol na inglaterra /o/~
    saiam antes tambem ^^"
    bom eu ta meio tarde xD e como eu conchilei eu to com sono T.T *coisa engraçada, mas verdade*
    gostei das fotos =3
    de todas ^^
    e adorei os camaleões *-*~
    mas não consigui identificar direito que parte do caranguejo era ..
    e aqueles anelideos era sansgue-sugas? O.o'
    a foto realemte ficou boa .-.' mas a ideai de vermes pretos perto de mim não me agrada muito T.T



    huhauhauhau xDDD


    bjs=***
    Yuri ~

    ResponderExcluir
  6. Oi filhota, tudo bem? Puxa, falamos de tirar fotos no fim de semana p/ te mandar e acabamos tirando muito pouco - vou ver com a Yuri-chan e escolher algumas p/ te enviar, ok? Para não ficar muito desatualizada das coisas aqui do Brasil!!! É estranho pois como temos conversado pelo Skipe regularmente, temos a impressão que vc não está tão longe, e esquecemos de te enviar mais notícias e fotos daqui.

    Ainda bem que não fiquei sabendo do incêndio no alojamento em Helsinki pois com certeza ficaria muito preocupada achando que vc poderia ter desprezado o alarme. Viu? Nem sempre o alarme é falso!

    Bem, quanto ao passeio por Berlin, estou espantada como em tão pouco tempo vc conseguiu conhecer tantos lugares ... é lógico que seu guia fez um bom planejamento p/ aproveitar ao máximo o tempo. Só tome cuidado p/ não exagerar e se desgastar demais - não economize nas refeições e nos descansos!!!
    Beijão, cuide-se!

    Ma

    ResponderExcluir
  7. Moi Yami

    Se vc for a Londres, vá a roda gigante e tire uma foto bastante Yuubi lá de cima! Dizem que é a segunda maior do mundo. Com certeza a maior deve estar na China. Alguns dizem que ainda é a maior.

    Tem várias viagens marcadas, Londres, São Petersburgo. Mas e a capital da Estônia? Será que alguém lembra qual é o nome? Nós já nos esquecemos, só lembramos que fica a uns 1000 km de Helsinki. Por terra.

    Parece que vc tem pouco tempo para escrever, demoramos só 2 horas para ler esse post. 8DDDD.

    Respondendo sua pergunta. BLusinha de fleece aqui no Brasil chamamos de blusinha de fleece. Eu e o Jorge temos duas dessas blusas(uma fina e outra um pouco mais grossa). Acho que vc pagou barato por elas. Eu paguei 9 euros pela blusa fina e 20 euros pela grossa.

    Para quem escreve de memória, depois de tanto tempo, acho que está bom, e quem de nós, pobres mortais, saberemos se está correto ou não. O que vale é o relato de sua viagem e não a precisão dos nomes.

    Se vc começou falando em alemão com as pessoas e elas continuaram a falar nessa lingua depois, é porque sua pronúncia é bastante boa, e eles acharam que estavam falando com uma pessoa com bastante conhecimento da língua.

    Nosso carnaval foi uma verdadeira inundação e desalagamento. Desalagamento? Sim, pelo menos, o lago perto de casa foi esvaziado. Parece coisa de desenho animado. Achamos até que teve redemoinho, mas como foi de noite, não vimos nada. E essa água toda deve ter ido encher o resto da cidade. rsrsrs ou quaquaqua ou qquer coisa similar.

    Du kannst auf Deustch schrieben. Wir verstehen nicht Suomi. Deustch ein bissen.

    Moi moi
    Tia Mi e Tio Jó

    ResponderExcluir
  8. Yuubi!

    Os "fiozinhos de bolha grudado nos corais" são mto engraçados! XD

    Acho que a tradução que eu vejo geralmente pra "arbeit macht frei" é "o trabalho liberta".. =p

    Ah, e uma notícia aqui do Brasil, muito interessante XD:
    http://delfos.jor.br/conteudos/index_interna.php?id=4669&id_secao=4&id_subsecao=5

    Minhas férias (enfim) estão acabando aqui!
    Droooga! Hahahah!

    Inté!
    Alê

    ResponderExcluir
  9. Olá Ca!!! Aqui é o Marcão!!
    Puxa, como você escreve bem,viu? Fiquei impressionado com todos os detalhes que vc coloca!
    Estou acompanhando seu blog agora, e realmente, as experiências que vc está vivenciando são muito diferentes ^-^. Vc disse que vai para a Rússia?Será que passará perto do local onde está o Lenin conservado? Deve ser muito estranho vê-lo.
    Continue a aproveitar muito bem o seu tempo.Espero que vc possa viajar bastante(estudar tb é claro ^-^) e aproveitar ao máximo o que a Europa tem a oferecer. Depois conte pra gente.
    Tudo de bom!!
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/