quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

B03!! ^^

Olá a todos!! ^^ Mesmo tendo várias coisas para falar sobre Helsinki, vou continuar com o que aconteceu em Berlin. Na sexta-feira, dia 30 de janeiro, acordamos mais ou menos umas 7 e 40 da manhã, e descemos para nos encontrarmos com a Adriana e irmos para a faculdade. Pegamos novamente o trem e um ônibus, e eu estava feliz porque estava claro às 8 horas da manhã, apesar do dia estar nublado. Ficamos conversado e observando a paisagem durante a viagem. Descemos em algum ponto da universidade, e ficamos andando um pouquinho. Logo, decidimos tomar um café, e entramos em um café pequenininho, que tinha uma mesa de pic-nic na frente. Antes disso, o Du escorregou no gelo e levou um tombão!! Esse gelo é mesmo perigoso!! =P Acho que peguei um capuccino, não lembro bem, só sei que estava gostoso. Enquanto bebíamos nossas bebidas quentinhas, chegaram outros colegas de curso do Du e da Adriana (mas a Adriana não estava fazendo curso de cinema, e sim algum outro que não lembro agora!) e eles ficaram conversando um pouquinho, não lembro sobre o que. Depois disso, a Adriana e os outros foram para os seus respectivos cursos e só o Du que tem um professor preguicoso ficou comigo, para me mostrar mais da Freie Universität Berlin. Demos uma voltinha pelo campus, que é bem legal. Ao mesmo tempo que ele é mais estilo USP do que a Universidade de Helsinki, é bem diferente. Primeiro por causa do clima. Apesar de estar claro, estava bem nublado, e o nublado do inverno daqui da Europa é um pouco diferente do nublado do Brasil. Acho que dá uma sensacão mais úmida o.O Não me perguntem porque essa impressão!! XDD Tirei uma foto de uma árvore, para vcs talvez terem uma nocão da atmosfera. É uma sensacão um pouco fria, talvez.



Além disso, apesar de ficar afastada do centro, parece um pouco misturada com o bairro em volta, uma vez que não tem muros altos (não que eu tenha visto) e muitos prédios da universidade parecem casinhas normais, onde pessoas morariam. O Du disse que tinha aulas em uma daquelas casinhas… Isso é bem diferente daqui. Também tinha alguns prédios maiores, com cara de prédio de universidade, mas também havia esses prediozinhos menores. Um ponto de referência importante que o Du me ensinou foi um cinema que havia por ali, e devia ser algo como um Cinusp da vida… Tinha cartazes do Titanic na entrada o.O Depois fui perceber que não era só ali que tinha alguns cartazes de Titanic… Mas até agora ainda não entendi muito bem o porque… =P Entramos num dos prédios grandes, e o Du me levou para tomarmos café da manhão no Mensa, que é o bandejão. Mas puxa, dá de 100 a 0 nos bandexs da USP xDDD É enorme, e tem todo tipo de comida!! Parece oferecer muuitas opcões, além de sobremesa, e etc… Tem separado comida vegetariana e até vegan. Para o café da manhã tinha várias opcões também, desde pães doces, recheados, cereais, e outras comidas de café da manhã. Bem completo para quem quiser escolher, e não é muito caro. Pegamos uma espécie de pão doce, com recheio de uma frutinha que eu não sei bem o que é, mas me pareceu uma espécie de ameixa parente do ume, e que estava muito gostosa, apesar do doce todo ser um pouco doce demais. xDD Tomamos também chá com sabor de cacto, como os ice tea de limão que temos no Brasil. Também temos sabores esquisitos como lichia, mas cacto também é divertido! xDD E até que era bem gostoso. Nada de super. Depois disso, andamos mais um pouquinho pelo prédio e logo o Du tinha que ir para a aula dele. Fiquei com ele esperando enquanto o professor não chegava, e conheci a mulher namibiana, que não parece namibiana de jeito nenhum. Mas ela é da high society namibiana, então acho que é para ser diferente mesmo. O Du disse que ela fala que a Namíbia não é preigosa, mas anda com uma arma na bolsa. Vai entender… =P

Foi bem divertido conhecer uma universidade alemã. Mas como é curso de férias, não dá para saber como é o feeling da universidade na sua rotina normal de aulas. Provavelmente estava muito mais vazia do que no período de aulas. Algumas coisas me lembraram a USP, como uma feirinha de livros, bem ao estilo da do bandejão central xDD. Antes de entrar na aula, o Du me explicou uma última vez como eu deveria fazer para chegar ao centro de Berlin, e deixou comigo o celular dele. Uma coisa engracada, e que só me lembrei agora, foi que logo que o Du entrou na aula, e antes mesmo de eu ter tempo de sair do prédio, uma brasileira me ligou, e queria que o Du avisasse o professor que ela chegaria atrasada… Mas eu disse que o Du já estava na aula e ela disse que ligaria para outra pessoa… xDD Bom, saí do prédio da faculdade, passei pelo monte de prendedores de bicicleta que ficam perto da entrada, achei o cinema, e a estacão de trem. Peguei o trem para descer na Wittenbergplatz. Fiquei novamente olhando para a paisagem, e a viagem não demorou muito. Todas as vezes em que peguei o trem, S-bahn, ou U-bahn, que fosse, não estava muito cheio. E mesmo quando estava cheio, não era tão cheio quanto o cheio que costumamos enfrentar no metrô de Sampa… =P Essa hora, o trem estava bem vazio e tranquilo. Bem silencioso também, o que pode ser devido ao fato de que praticamente todas as pessoas no meu vagão estavam sozinhas, se é que tinha algum grupinho. Ou talvez, mesmo os grupinhos sejam tão silenciosos que eu nem percebi?? Não sei, mas acho que não… Bom, desci na Wittenbergplatz (não tenho certeza se estou escrevendo certo o nome dos lugares em alemão de memória…) e primeiro fui na direcão errada. Tentei sair sem olhar no meu mapinha, mas só o sexto sentido não funcionou. As plaquinas todas indicavam lugares que eu não sabia o que eram, então não ajudaram muito. Tive que sentar em uma pracinha para acertar a direcão. Passei novamente pela estacão e segui a direcão contrária. Andei um pouco por algumas lojas, e entrei numa loja grande de artes. Não chega aos pés de uma vinte e cinco de marco em tema de variedade de materiais, mas era bem legal tabém. Bem arrumadinha, separadinha entre diversos tipos de materias. Escolhi um lápis de cor bem barato para mim. Estava pensando em comprar aqui em Helsinki, mas quando cheguei lá percebi que aqui é muito mais caro… Aliás, Berlin não me pareceu uma cidade muito cara. Mais barata que Helsinki para a maioria das coisas. Só o ALE daqui que é melhor eu acho. Os precos das roupas no geral estavam parecidos, eu acho. Não olhei tanto assim para saber, só uma olhadinha por cima. E Ju, olhar roupa cansa sim, especialmente quando vc não pode comprar nada ou quase nada! xDD Mas as roupas daqui são bem legais mesmo… E acho que não são caras, em euros. É claro que convertedo par o real fica tudo muito caro... Fiquei olhando virines enquanto ia na direcão de uma igreja que é um dos pontos turísticos. Essa é uma igreja que foi parcialmente destruída em guerra (sei lá qual…) e não foi reconstruída.



No caminho, o Du tinha me explicado mais ou menos a localizacão da Currywurst favorita dele, mas olhando por cima não encontrei. Também não me preocupei, pois sabia que voltaríamos lá outra hora. Andando por perto da igreja, achei uma loja de cds, e entrei para dar uma olhada. Achei engracado que tinha muitos cds de música brasileira!! E até que bons. Se a gente vai em uma loja grande aí no Brasil, não encontra praticamente nada de cds de música alemã… Mas também não tinha de mais, e eu não estava a fim de gastar dinheiro com cds. Saí andando de novo, agora já com a intencão de caminhar pelo parque que fica ali no centrinho, junto com o jardim zoológico. Passei por uma das entradas do Zoo, e entrei no parque por uma trilha que ficava do lado de um túnel, debaixo dos trilhos de trem. Se eu continuasse andando ao redor do zoologico, tinha uma trilha que passava do lado de muitas jaulas, e dava para ver alguns dos animais pelo lado de fora. Mas acabei pegando outra trilha, meio sem saber qual caminho era melhor ou mais certo. Passei por algumas pontes, e até pensei que estava andando por uma ilha. Essa foto foi tirada de uma dessas pontes...



E essa foto eu trei quando achei que estava em uma ilhazinha. Acho que essa coisa branca talvez seja um laguinho congelado, por que tem essas marcacõeszinhas na beirada...



Acho que essa foto representa um pouco da sensacão Berlin, no meu ponto de vista.



No final, acabei pegando uma trilha paralela a essa ao lado do zoo, só que do outro lado de um rio. Então dava para ver alguns dos animais, bem de longe. Achei bem legal passear no parque, e apesar de todas as árvores estarem secas, ainda eram mais ou menos avermelhadas, e tinha alguma vegetacão. Algumas florzinhas ou frutinhas, e passarinhos de montão. Tinha um bem esquisito, todo preto, e que parecia que ficava cavando o chão, entre as folhas que estavam cobrindo tudo. Além disso, o parque era bem bonito, e estava bem gostoso ficar só passeando.
Em Berlin também tem muitos patos, mas tem umas espécies diferentes. Aqui em Helsinki só tem uma...

Mas uma foto com sensacão de Berlin.


As águas estavam calminhas, então os reflexos estavam muito bonitos.



E mais patinhos!! xD Esse colorido é o mais legal de todos!! ^^



Como eu disse, tem algumas florzinhas!! xDDD



Andei um tempão por essa trilha, até que cheguei em um portão, e tive que mudar de rota. Tive que seguir um outro caminho, e a essa altura já estava me cansando um pouco de andar pelo parque, pois já devia ter andado mais de meia hora. Acabei chegando em uma espécie de obelisco bem alto, que fica no meio do parque (mas não no centro!!), onde achei também alguns mapinhas, que usei para descobrir que direcão que tinha que seguir para chegar na Unter den Linden, que fica em um dos “cantos” do parque. Só não fiquei feliz em saber que estava a 2 km de distância do portão de Brandenburgo. E não tinha outra opcão senão andar, apesar de passarem carros pelo meio do parque, e pensando bem, devia passar ônibus também. Assim, continuei andando, pelo parque não mais tão bonito e gostoso assim. E o tempo também foi ficando cada vez mais fechado… No meio do caminho vi várias estátuas e lugares legais, mas fiquei feliz quando o portão de Brandeburgo já estava pertinho. Passei por um monumento estranho, com uns tanques enormes e verdes, como a maioria das estátuas por ali.



Antes de chegar na avenida, acabei passando pelo Reichstag, só para dar uma olhadinha por fora. Tinha uma fila enorme na entrada!! Um mooonte de gente esperando… Depois disso, fui andar pela Unter den Linden até a Alexanderplatz, como o Du tinha me falado para fazer. Fiquei olhando algumas lojinhas, que existem aos montões perto do portão. Levei um susto passando por uma vitrine, pois tinha um boneco muito parecido com uma pessoa de verdade! Logo caiu a ficha, e percebi que era o Madame Toussaud, museu de cera versão Berlin. Mas só olhar o preco da entrada era assustador. Algo do tipo 18 euros. Nem pensar!! xDDD Continuei andando pela aveinida, e fui passando vários prédios bonitos, e alguns dos principais pontos turísticos de Berlin. Passei por vários museus, Berliner Dom, Staatsoper, Universidade Humboldt, Biblioteca estatal, mais algum monumento pela paz. Mas fiquei olhando tudo de fora.
Tirei essa foto do Dom do outro lado do rio, sentada em um banquinho para descansar um pouco da caminhada!!

Na ponte, indo em direcão as Dom, encontrei esse cadeado na ponte e achei divertido. xDD Depois a Rasa quando viu essa foto, me perguntou se tínhamos esse costume no Brasil também, e eu disse que nem sabia que aquilo era um costume. Ela me explicou que é comum na Lituânia, que os casaia vão até a ponte, prendem o cadeado e jogam a chave no rio, para simbolizar estar selando o amor entre eles ou algo do tipo... =P

Continuei seguindo na direcão da Alexandeplatz, e decidi procurar alguma coisa para comer, pois estava morrendo de fome, e já deviam ser mais ou menos duas horas da tarde. Acabei comendo em uma estacão de trem, uma Currywurst mit Brötchen, que estava bem gostosa. Estava comecando a sentir muito frio de ficar andando o dia todo ao ar livre, um pouco cansada. Então, apesar de tudo muito bonito e interessante, não achei TÃO legal assim o tour a pé pela Unter den Linden. Provavelmente teria sido mais divertido se eu tivesse alguma companhia!! ^^ Além disso, o Du e a Adriana ficaram me falando para tomar cuidado com as tiazinhas iraquianas ou sei lá o que que ficam perguntando “Do you speak English?” e falando que se vc tirar sua carteira elas meio que roubam o seu dinheiro. Como meu modo “cuidado” ainda está nos moldes de São Paulo, fiquei com medo delas, e fiquei correndo para não ter que enocntrar com elas. Mas na Alexanderplatz não deu para fugir, e fiquei com medo quando ela gritou comigo, pois achei que ela estivesse chamando as amigas dela ou algo do tipo. Só depois me explicaram que eu não precisava tomar tanto cuidado ¬¬ (consegui um jeito fácil de inserir meus brolhos!! xDD).
Eu ia escrever mais, mas ia demorar demais, então vou postar assim mesmo, e depois continuo!! ^^ Beijos a todos!!

5 comentários:

  1. Moi Yuubi-chan

    Começando pelo final. O que é "brolho"?
    Indo para o meio, gostamos da foto da Catedral de Berlim desfocada como fundo com uns ramos.
    E não lembramos mais o que vc escreveu no começo.

    Moi moi
    Tia Mi e Tio Jo

    ResponderExcluir
  2. poxa yuu >< jah te mandei o brolho =x~ aqui oh ¬¬

    deve ser muito ruim escorregar no gelo assim eventualmente sem ter ido patinar nem nada /o/~
    bem fria e bonita a paisagem ^^ OBS:achei melhor ir escrevendo o comentaraio enquanto lia pq dai não esqueço de nada xD~
    acho q esse cinema deve ser velho q nem o titanic .-.' pra ainda ter cartaz desse filme hein /o/~ como assim "anda com uma rama na bolsa"? nom entendi direito ><
    que igrja legal =O uahua xD parece de filmes =3~
    gostei da vista dessa ponte ^^ a foto ficou muito boa x3~ gostei dos reflexos na agua
    nossa eh mesmo tem marcações o.o~ que magico *-*~jah penso se vc vai lah o gelo quebra e alguem cai na agua >< deve ser ruim x_X~
    eh um lixo pixado? o.o~
    paaaaaaaaaaaaaaaaaaatos *-*~
    os reflexos são bem legais mesmo ^^ yuu não eh estranho ver flores assim no inverno? xD~
    uhauhauhau xDD eeeeeee yuu~~ vc foi no madame toussaud?? ^^ deve ser legal =33~ mas yuu~~ em paris tem vitrines vivas =O não se assuste com "manequins" ou bonecos xD~
    uhauauah xDD que coisa legal =33~~ mas os rios então devem estar cheios de chaves neh?? ^^"
    tadia da tiazinha u_u'~~ auhauhau xD~~ bem cuidado nunca eh pouco neh ^^"


    bjs=******
    Yuri~

    ResponderExcluir
  3. Yuu! Adorei as fotos! Berlin parece linda! ^-^

    Concordo com usa irmã! Cuidado nunca eh pouco! O.o Mas como vc disse estamos no modo de segurança São Paulo. Mas vai saber neh!

    O patinho colorido eh realmente lindo.

    Pq vc n foi no Reichstag? Deve ser legal.

    A tradição do cadeado eh mto fofa! XD Deviamos inaugurar aqui. hehehhehehe. Vc e a Jenny no caso. O.o

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Finlândia ganha por ser mais alternativa, mas Alemanha vence com folga no quesito estilo!

    Nossa, ficar perdido em um parque em pleno inverno não é das coisas mais agradáveis...

    Pena que vc não tirou fotos do Zôo, mas os patos de Berlintbm são ótimos!

    Heuheu, esse costume do cadeado é inédito...já pensou se o costume pega por aqui?

    Se bem que acho que ninguém ia querer selar seu amor sobre o rio Tietê... -_-'

    Saudades moça, vc ia ter gostado da matrícula e da semana de recepção por vir na psico, bjs!

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/