domingo, 8 de fevereiro de 2009

Berlin, parte 02!! Finalmente!! ^^

Olá a todos!! Grandes novidades! xDD Já reservei minha viagem para a Rússia!! 7 dias para conhecer Moscou e São Petesburgo!! ^^ O máximo não?? Acho que vou pedir para a Rasa ir me ensinando um pouquinho de Russo (já que a Jenny não está aqui…) para me preparar para enfrentar as placas e as pessoas, sem poder quase contar com meu inglês… >____< Um pouco de medo, né?? Felizmente, a Clara disse que tb está indo nessa viagem. Companhia espanhola!! xDD

Bom… Fora isso, estou bem desapontada com a tão falada educacão finlandesa… Não tem sido nada de mais… As aulas sobre educacão religiosa foram um pouco bobas e superficiais. E tudo bem pouco crítico, eu achei. Bem espositivo mesmo. Mas vamos esperar as visitas!! E as professoras estavam falando que, mesmo os finlandeses tendo aulas de educacão religiosa desde a pré escola, de acordo com suas próprias religiões e tal, essas aulas parecem não ser muito efetivas. Por exemplo: uma menina, que já devia ter tido pelo menos uns 5 anos de educacão religiosa luterana, chegou para ela e disse que estava espantada, porque não sabia até aquela hora que jesus e cristo são a mesma pessoa. Ela também disse que muitos alunos não sabem que o ano zero é o ano do nascimento de cristo, e ficam mega surpresos quando descobrem isso mais ou menos aos 15 anos… =P E eles também nunca percebem que tem uma cruz na bandeira da finlândia… Acho que a educacão pode ser até boa, mas até agora está parecendo muito espositiva e muuuito pouco crítica… Ou seja: no final, não tão boa assim… Acho que vou ter que ir visitar alguma escola por aqui, por conta própria… (me disseram que isso é possível) Estou um pouco triste, porque no final não estou muito satisfeita com a minha grade horária… Nenhum curso de psico!! ;___; Devia ter ido para o departamento de psicologia social… Talvez ainda dê tempo de me inscrever para alguma coisa em marco ou abril. Vou ter que ir olhar.

Além disso, minhas aulas de Finlandês não andam lá grande coisa… A passos de tartaruga a gente vai aprendendo o básico do básico… Ainda não saímos das licões de apresentacão. Oi, eu sou a Carolina. Eu sou brasileira. Eu tenho 20 anos. Sou natural de campinas. Como vai você? Prazer em te conhecer. Quando será que a gente vai aprender coisas ais práticas?? Eu nem conheci nenhum finlandês para quem tivesse que falar essas coisas, ou qualquer finlandês AT ALL… E depois de Berlin, a vida noturna, ou qualquer vida social que seja parece bem tão pobre por aqui… Para vcs terem uma nocão: Até agora eu bebi uma cidra de 500 ml aqui. Em Berlin, foi um chopp e uma cerveja e meia em uma noite. A questão não é a bebida, mas o quanto eu saio por aqui. Eu simplesmente não saio à noite… E quando aparece uma oportunidade (ontem) é bem na quinta em que eu tenho que entregar meu trabalho e tenho aula de manhã no dia seguinte =P

O problema não é que não existem lugares para ir, mas não tenho com quem ir. É difícil encontrar pesoas por aqui… O que eu faco?? Vou pra Railway Station comecar a falar com todo mundo que eu ver pela frente? Acho que não… Pelo visto só vou conhecer os museus e os cafés da Finlândia. E agora que a Rasa anda meio que completamente sem dinheiro, nem isso =P Queria ir para o Heavy Corner, que tá a ridículos 500 metros desse apartamento, mas não quero ir a um bar de rock sozinha!! =P Ai, ai, pelo menos o Du vem em abril… E depois tem mais Europa. Quem sabe de volta a Berlin?? Falando em Berlin, deixa eu continuar a história…

Então no dia 29 de janeiro, depois de comer minha Zwibelsuppe com croissants e manteiga, saímos em direcão a sala de concerto da Filarmônica de Berlin, que fica perto da Potsdamer Platz. Antes de ir para lá, comprar o ingresso, passamos em um shopping, no qual entramos pela estacão de trem, onde fomos até a loja Springfield, que a professora do Du disse que estava fechando, para ver se tinha roupas boas e baratas. As roupas estavam com precos bons, mas não realmente mais baratas do que as que eu já comprei aqui. Não queria gastar dinheiro com isso, então não comprei nada. Mas achamos um cachecol e uma malha muito bons para o Du. Foi uma compra de 14 euros, e acho que valeu bastante a pena, pois a qualidade parecia ser muito boa.
Na frente dessa loja, tinha uma fonte que me impressionou muito. Ela tinha os jatinhos normais de água, mas também tinha um jato, que jorrava água um pouco mais forte, de modo que a água formava um arco, caindo em um espaco específico para não espirrar muito do outro lado do comprimento do retângulo. Havia um desses jatos de cada lado, perpendiculares aos lados mais compridos, mas voltadas para direcões opostas. De vez em quando, os jatos eram interrompidos, e a imagem que ficava era linda, da água voando em forma de arco pelo ar. Na verdade, nós praticamente só passamos rapidamente por essa fonte, mas achei linda. Gostei também de entrar no shopping, pois parecia mais animado do que por aqui. Com respeito a algum dos comentários ao post anterior, é verdade que na primavera Helsinki fica mais colorida, mas não é esse o ponto. A questão e que Berlin, mesmo no inverno, estando tão frio quanto aqui, os prédios, as ruas e as pessoas têm mais cor. Hoje na aula, uma professora falou que as pessoas são um pouco melancólicas por aqui, e isso parece realmente ser verdade. Acho que elas são extremamente influenciadas pelo humor da estacão… Tenho certeza de que quando a primavera chegar, o número de pessoas andando de preto vai diminuir, e a cidade vai ficar com uma atmosfera melhor (ou pelo menos espero!! xD). Depois, saímos na rua, e fomos procurar onde extamente era a filarmônica, pois saímos do shopping em um lugar que o Du não conhecia. Logo chegamos na Filarmônica, quando devia ser ainda umas 6 e meia mais ou menos, e vimos que já havia uma fila para comprar ingressos na bilheteria que ainda estava fechada. Entramos na fila, e foi engracado, porque tinha muitos japoneses nessa fila!! xDD E logo chegaram uns brasileiros também. Mas ficamos no nosso canto… Como ainda ia demorar um pouquinho para abrir a bilheteria, saí para tirar algumas fotos do lado de fora. Não sei o que é essa parede engracada, mas acho que as árvores que podem ser vistas no fundo são do Tiergarten, que é um parque bem grande que fica no centro, mais ou menos entre o portão de Bradenburgo e o zoológico de Berlin.


E essa é a filarmônica vista de fora!! ^^

Logo conseguimos comprar nossos ingressos. Foram bem baratos, 11 euros, mas não estávamos entendendo muito bem onde era o lugar, pois parecia estar escrito que eram lugares em pé. Decidimos deixar isso para descobrir mais tarde, e como tínhamos bastante tempo, decidimos sair um pouco e dar uma volta. Decidimos ir a um museu de instrumentos antigos que era ali do lado. Quando saímos, fiz o Du parar para tirar uma foto embaixo dessa seta, que na verdade era um balão flutuando em algum ponto de Berlin. Ainda não sei o que essa seta deveria indicar... Talvez alguma coisa relacionada com o festival?? xD

O bom é que de quinta feira os museus além de ficarem abertos até mais tarde, não cobram entrada. Chegamos no museu, e um seguranca não muito simpático ficou mandando a gente descer uma escada, mas sem nos explicar o que é que afinal ele queria que a gente fizesse. Era para guardarmos nossas mochilas e blusas no armário. Depois de feito isso (os armários eram divertidos, bem fininhos e compridos, para caber as blusas penduradas em cabides xD), subimos de volta as escadas para andar pelo museu. Tinha muitos instrumentos bonitos e curiosos, mas não tem muita graca só olhar para eles… Vc não consegue parar de imaginar que tipo de som sairia deles… Por exemplo, essa foto aí embaixo é de um... puxa, algum dos tipos de instrumentos antigos que precederam o piano... =P Não sei exatamente qual agora xDD


E esse era o violão que eu gostei... O corpo todo do instrumento tinha esses desenhinhos, mas a foto não saiu direito por causa do vidro... =P


Pelo menos tinha um guia tocando uma espécie de sintetizados para um grupo, o que foi um poco divertido. Tinha alguns sons bem engracados e divertidos!! xDD No final, até que ficamos bastante tempo nesse museu, mas não foi tão legal… Voltamos para a Filarmônica, e como eu ainda estava com fome, fomos comprar algo para comer. Paguei 2 euros pelo menor café que já tomei na minha vida (meia chícarazinha de expresso!!), e compramos um pretzel que tinha gosto de… Bom, pão. =P Nem de pão francês, talvez um pão meio caseiro… Douradinho por fora e branquinho por dentro. Mas só gosto de pão água e sal (isso existe?? xD). Tinha um pouquinho derecheio que talvez fosse catupiry, talvez fosse requeijão, mas não tinha gosto suficiente para eu lembrar… Só algum recheio branco cremoso. Felizmente, tinha mostarda e catchup de sachê muitos gostosos, e colocamos um monte no pretzel para comer, e talvez seja por isso que eu nem tenha sentido o gosto do recheio. Logo depois disso, fomos tentar encontrar nossos lugares. Entramos na porta que parecia ser a correta, e logo o Du viu o amigo mineiro dele. Ele falou um pouqinho com o Du, e depois o Du saiu para perguntar para alguém onde eram os nossos lugares. Eram realmente em pé, atrás de umas mesas para partituras, e que parecia um lugar para músicos ficarem quando tinham que tocar da patéia. Sim, eles têm um lugare específico, e não improvisado como na sala São Paulo =P. De qualquer modo, ficamos um tempinho em pé, e percebemos que a visão era bem ruim. Mas aí as portas se fecharam, e todo mundo que estava em pé foi procurar lugares para sentar. Apesar de estar esgotado, ou quase esgotado, ainda tinha vários lugares sobrando para nos sentarmos, e fomos fazer o mesmo. Conseguimos um lugar bem no fundo da última fileira de assentos. Pedimos licenca e chegamos lá sem muitos problemas, porque o espaco entre as fileiras não era muito apertado.

A sala é muito difícil de descrever. A arquitetura é bem complexa, com vários níveis, balcões, e etc. As cadeiras conde estávamos eram bem confortáveis, e a visão, apesar de ser um pouco longe, era muito boa. Mas a melhor coisa daquele lugar é a acústica. É simplesmente perfeita. Mesmo. É claro que a qualidade dos músicos e do regente ajudam. Mas o som é tão lindo e claro, que um piano nunca soou tão bonito na minha vida. Por algum motivo, aquele lugar é bem especial mesmo, e fiquei muito feliz que o Du me levou até lá. Sentei do lado de uma senhora alemã, e apesar de toda a fama de frieza e pouca simpatia dos alemães, ela foi super simpática, e até me ofereceu os binóculos que tinha emprestados (mas por outro lado, como o Du me faou, dizem que Berlin não fica na Alemanha…). Percebi agora que nem falei o que eu fui ver nesse post, mas não tem problema, quem leu o anterior sabe! xD No final, não fiquei com nenhuma foto da filarmônica, mas ainda há esperancas de que quando o Du chegar em St. Gallen ele me passe pela net e eu poste aqui!! xDD

Depois de acabado o concerto, passamos na lojinha da filarmônica, onde comprei um cartão postal, e depois encontramos novamete com o amigo do Du. Ele estava com duas amigas, que não dirigiram sequer uma palavra para mim, além de tchau quando entraram no trem delas. Os brasileiros também sabem ser frios afinal =P. Para pegarmos o trem, passamos novamente pela Potsdamer Platz, e tinha uma girafa enorme de lego montada na rua!! Nem sei qual era o propósito, mas achei muito engracada, e parei um pouquinho para ficar olhando. Como esse amigo do Du mora no mesmo complexo de apartamentos que o Du voltamos juntos no trem, e conversamos um pouquinho, mas também não fui tão bem com a cara dele (acho que ele falou algumas coisas de um jeito que me irritou um pouquinho… =P), apesar de ele ser normal, eu acho. Bom, mas acabou sendo um encontro tão curto que nem me lembro o nome dele o.O… De qualquer forma, logo chegamos de volta no apartamento e fomos dormir, porque já tínhamos combinado de que no dia seguinte eu iria com o Du para conhecer a universidade onde ele estava estudando. Ele também pegou um mapa de Berlin e ficou me mostrando os pontos mais legais para visitar, pois eu teria que ficar um tempinho fazendo um tour sozinha, já que ele tinha aula.

Bom, mas depois continuo a história!! Desculpe pela demora para postar, mas só de ter uma ou outra aulinha extra, os dias ficam tão mais curtos por aqui… O tempo acaba sendo muito mal aproveitado, e eu ando um pouco cansada de ficar digitando… Queria ter uma maquininha mágica de digitacão automática, aí eu só precisava falar e ela digitava para mim!! xDDDD

^^ Beijos a todos, prometo me esforcar para continuar logo!!!

7 comentários:

  1. Moi Yuubi!!!

    Uau! Vc vai Moscou e São Petesburgo? Com certeza irá tirar muuuuitas fotos. Queremos ver todas depois que voltar, mas algumas pelo blog! Mas quando vc irá? Vc vai descobrir porque os exércitos de Napoleão e Hitler foram derrotados pelos cossacos.

    Uma viagem de três dias para Berlim não é suficiente para conhecê-la, mas entre outros destinos, por que não Noruega, Suécia, Dinamarca? E a Estônia (Tallin)?

    (Jorge) Zwiebelsuppe!! Sehr gut, meine Freundin. Conheço uma palavra muito importante em russo: Spaceba=obrigado. Se vc procurar no Wikipedia, conseguirá encontrar algumas frases básicas em russo. As frases em finlândes, eu achei lá.8P.

    O pretzel que a tia Mi comeu tinha gosto de cerveja (e não é porque ela já tinha bebido um barril, 8PPP) e sal grosso (estranho que não tinha tb gosto de picanha 8DDDD), mas ela adorou. Esse, ela acha que comeu em Nürnberg.

    Estamos com fome, por isso vamos terminar por aqui..

    Moi moi
    Tia Mi e Tio Jo

    ResponderExcluir
  2. Beleza Yubinha mas não desanima não, as coisas hão de melhorar por aí, aqui tem chovido direto e fica tudo muito chato , imagina com neve direto e sem sol, o povo fica acabrunhado mesmo .
    Moi Moi (seja lá o que for isso )

    Tio Yuji

    ResponderExcluir
  3. Yuu, aí vão os comentários sobre todos os posts que ainda n tinha lido! ^-^ Have fun!

    Eu ficaria com MTO medo se estivesse na sua lavanderia...não importa q tivesse gente! XD è uma lavandeira de filme de terror!!! ^-^

    Yuubi, como vc cansou de ver roupas? XD Tah mto fraquinha, vou fazer um estágio com vc qnd vc voltar! ^-^

    Adorei as fotos do museu de arte contemporanea. O nome dele até daria um bom nome de banda finlandesa de black metal! XD Alguma idéia do q significa?
    E as fotos do cemitério são muito lindas! Vou roubá-las! XD Pq vc deletou? Os mortos não iam se importar! heheheh!

    Sempre quis provar alcaçuz... Mas ahco q n tem no Brasil, pelo menos nunca vi! O.o

    Cara... quanto mais vc fala, mais os finlandeses parecem esquisitos! O.o Elevadores q n param em todos os pisos... Isso é bem esquisito! O.o E o cara q esta lá pra dar informações n sabe dar informações... Isso eh beeeem estúpido! XD E realmente esse curso de orientação pareceu bem inútil! XD

    Yuubi, vc continua sendo vc na Finlandia! XD "Estava muito ao norte da minha casa". Isso é algo q eu nunca na vida vou ter capacidade de dizer! XP É sorte se achar a minha casa! HA

    Berlin parece ser mto legal! ^-^ E tem baladas ótimas, diz a lenda! Vc n foi em nenhuma??? Conte mais, e ponha mais fotinhos! XD
    Convence um dos seus amigos aí em Helsinki a ir no Heavy Corner, parece legal! XPPP

    Só pra vc saber um pouquinho como vai aqui o Brasil, hj foi o dia da matricula, e recebemos novos coleguinhas! hehheheh! Foi bem divertido! E as aulas começam semana que vem! Peguei 13 matérias! O.O Mas n vou fazer todas!
    Ah eh, tirei 8,5 em Piaget e 7,0 em Lacan! *.* Obrigad pelo caderno! ^-^

    Ah, estou meio de volta ao MSN, vc tem aparecido de vez em qnd??? E o orkut, vc está vendo? Podemos falar pelo orkut neh?

    É isso! Saudades! Bjjjjs!

    ResponderExcluir
  4. oi neee~~
    ^^
    que bom que vc fez bastante coisa lah em berlim =3~~
    acho q um museu de instrumentos musicais antigos deve ser legal mais pra ver como a forma deles mudou.. realmente uu~ pra saber o som eh complicado =/ ~~ eles podiam gravar uns CDs e fazer um guia do museu assim xD~ dai eles podiam deixar um pouco do som de cada intrumento =3
    mais logico que isso ia demorar um tempinho xD~~

    adorei a foto q ue vc tirou do Du ^^ ficou demais xD~~ muito legal ^^
    e bem.. acho q o lugar que vcs foram foi projetado pra ter uma arcustica boa, não soh o visual ^^" neh? =3

    bom.. eu queria fotos da fonte que vc gostou pq eu realmente não entendi como ela funciona >< e tambem da girafa de lego *-*~


    uahuahuahu xDD~~~


    bjs=***
    Yuri~

    ResponderExcluir
  5. Yuu, não acredito! Vc vai mesmo pra Rússia?? Me traz alog russo e lindo?? Só não pode ser um russo, acho q o Dan não ia gostar..o.O
    E nada de pânico!! Segundo minha ex-priepadavatielnitza (ok, soh vc e a Ju vão entender isso hehe), todo mundo fala inglês em Moscow... Jah em São Petesburgo, eu num sei, mas como eh conhecida como a janela russa para o Ocidente, provavelmente..

    Em Moscow, não deixe de andar de metrô. As estações são uma atração à parte.

    Adorei as fotos do museu de Berlin, espero q tenha mais.

    E vê se arrasta esse povo pra ir rodar a Finlândia aí com vc!! Vc num quer chegar aqui depois de 6 meses e descobrir q mal viu Helsinki, neh??

    Bom, eh soh isso por agora.

    Bjs!

    PS: A estátua do cemitério é lindíssima e realmente parece estar com frio, o que torna tudo mais lindo!;)

    ResponderExcluir
  6. Nossa Yubbi, que inveja...

    Neve(*.*), viajando pela Europa, um Rock Bar à 500m de casa...

    E adorei as fotos, vê se dá uma animada nesse povo de sangue frio pra vc ter mais histórias pra contar qnd voltar!

    Beijão! Até o próximo post!

    ResponderExcluir
  7. Oi Filha

    Como vai, tudo bem?
    escrevo de Guadalajara( Mexico) estamos iniciando os trabalhos aqui no Mexico, estou na minha folga de apresentação, fiz uma parte de manhã , uma pausa o Rafael que trabalho comigo está fazendo a apresentação agora, logo volta lá...
    Tudo tem os dois lados o bom e o ruim, procure ver o lado boma das coisas, pois quanto mas buscarmos ver coisas ruins, somente piora a situação, já que está aí, sei que está aproveitando o maximo do lado , bom... mas é bom que você escreva pois assim desabafa e pronto.
    Fale com a professora de linguas para acelerar o programa, eu tambem não gosto de lenga lenga, isso dá nos nervos, não é mesmo... mas as vezes temos que respietar os demais, pois não tem a mesma falicidade de assimilar ou aprender...
    Como já falamos marquei a nosso ida aí, para a semana de 18 de maio! E aí vamos conhecer in loco! Nào vejo a hora.

    Cuide se

    beijos
    pai

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/