segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Back to finland...

Olá a todos!! Já voltei de berlin, e está na hora de retomar as postagens no blog!! Ainda mais que eu estou muitíssimo atrasada, não?? Na terca retrasada, como eu disse, fui falar com o professor Heikki Summala, do departamento de Traffic Psychology. Ao que parece, vou ter que combinar com ele algum tipo de trabaho no tema, só para conhecer alguma coisa, e talvez ganhar alguns créditos. Mas ele disse que ia pensar um pouco sobre as possibilidades, e a gente deveria ter conversado de novo na terca passada. Mas como não olhei meu e-mail direito, fui até a sala dele na hora marcada, e ele não chegava nunca… É claro que quando olhei meu e-mail um tempinho depois, descobri que tinha um e-mail dele dizendo que tinha pegado flu, e não iria me encontrar naquela semana… Ai, ai, né?? Que besteira não olhar o e-mail antes né?? Mas pelo menos aproveitei para fazer pegar alguns textos que eu precisava, e que só podem ser acessados dos computadores do departamento de psicologia. Agora, vou lá falar com ele na terca dessa semana… Ele perguntou de onde eu era no Brasil, porque ele tem uma aluna de doutorado que está trabalhando nessa área no Brasil, mas em uma universidade em Curitiba. Até me deu um artigo dela pra ler…

Bom, voltando à terca retrasada, depois de falar com esse professor, fui até um dos maiores laboratórios de computacão para imprimir meus textos, e meu livro de finlandês. Fui almocar, e depois me encontrei com o Esra para que ele me levasse até a biblioteca de teologia, para procurar um livro que eu precisaria para a matéria que comeca amanhã. Mas chegando lá, descobri que esse livro ficava na biblioteca de um departamento que não empresta os livros… Então fomos embora, o Esra foi almocar, e eu voltei para casa. Mas como estava cedo ainda, decidi sair para passear pelas redondezas, e tirar fotos. Arrumei uma bolsa me preparando para ficar ao ar livre por bastante tempo e saí de casa. Decidi comecar o passeio atravessando o cemitério que tem aqui do lado até chegar ao mar. O cemitério que tem aqui é bem grande, muito bonito e bem tranquilo. Mesmo assim, vi várias pessoas visitando túmulos ou passando por ali. Tentei tirar algumas fotos, porque o lugar era mesmo muito bonito, mas por algum motivo, fiquei com receio de tirar fotos dos túmulos… Não é uma coisa para se tirar foto né?? Nem sabia se era permitido e tal… Não que tivesse alguém para me repreender por isso ou algo do tipo…. Acho que posso dizer que foi uma mistura de sensacão de panóptico com um pouco de repeito aos desconhecidos enterrados ali que eu acabei desistindo, e deletei várias fotos… =P Deixei só algumas, pois o cemitério estava mesmo muito bonito todo branquinho de neve, só com os túmulos e algumas árvores secas ou pinheiros. Deixei esses, sem nome. A neve realmente deixa as lápides bonitas...



Gostei muito dessa estátua... Não é nada de especial, mas no clima do local, parecia muito bonita, com um pouco de neve acumulada em cima... Parece que ela também está com frio...



As fotos não ficaram muito boas, porque estava um pouco escuro de mais... Mesmo sendo umas duas horas da tarde apenas.



Andei por lá por um tempinho, até descobrir onde era o caminho que me levaria até o mar. Tinha uma espécie de cerca entre o cemitério e uma faixa de terra com alguns banquinhos, que eu acho que era tipo um espaco para caminhadas, e depois disso o mar, novamente congelado. E claro, meus amigos patos. O dia estava super gelado para variar, mas o vento estava super gostoso e refrescante nessa hora. O vento aqui dá uma sensacão de pureza!! Parece tão bom e limpo, e é gostoso de respirar, mesmo sendo tão gelado...



Os patos também querem andar na trilha de caminhada!! E sentar nos banquinhos à beira do mar!! xDD


Fiquei um tempão no mesmo lugar de onde cheguei do cemitério, só tirando fotos dos patos e do mar. Muitas pessoas passavam por ali, andando, correndo, de bicilceta, passeando com cachorros, etc, e depois de um tempo decidi tenatar andar um pocuo pelo caminho também. Nos lugares em que as pessoas não estavam pisando, a neve estava profunda, com alguns centímetros de profundidade. É super divertido afundar o pé na neve, e deixar o rastro das suas pegadas, então eu ficava andando por onde ninguém tinha pisado ainda de vez em quando. Fui andando e tirando fotos, quase todas do mar.
Achei divertido o lixo jogado, a embalagem vermelha em meio à toda neve que parece tão limpinha...


Nos lugares em que as pontas dass pedras saem para fora da água, formam-se essas coisinhas parecidas com craterinhas de gelo, com pontas de pedra no meio. Imagino que toda essa massa congelada se mexe um pouco, de algum modo, e esse movimento deve produzir essas crateras...



Também tem vários pinheiros por aqui, mas dão essa pinha pequenininha, comparada com o que costumamos ver por aí... Será que é outra espécie??



Tinha algumas pegadas de um pássaro, bem maior que os patinhos que eu fotografei. E sim, isso é em cima do gelo, da água congelada...



E a água congela, com tudo o que estava flutuando nela...



E os floquinhos de gelo se acumulam no meio dos ramos dos pinheiros!!



Uma hora, chugei em um um arbusto, e percebi que estava cheio de passarinhos empoleirados nos galhos, cantando baixinho. Fiquei mais um tempão tentando tirar fotos deles, mas era difícil pois já estava comecando a ficar um pouco escuro, e eles ficavam se mexendo bastante. Outra coisa que não ajudava era o vento forte, que agora parecia apenas querer me atrapalhar…



Apesar de ser inverno, esses passarinhos parecem estar bem gordinhos, não acham?? xD



E o céu até parece azul, olhando assim... Embora para variar estivesse um dia completamente nublado... =P



Enquanto ia tentando tirar essas fotos, fui percebendo que estava ficando cada vez mais frio. Achei estraho estar esfriando assim no meio da tarde, porque aqui geralmente a temperatura não muda muito o dia todo. Mesmo que esteja sol e depois anoiteca, isso não afeta muito a temperatura. Então era muito estranho que estivesse esriando tanto tão rápido. Coloquei meu cachecol, e depois um par de luvas extra. Mesmo assim, parecia não fazer a mínima diferenca. Achei que era melhor voltar logo para casa, e entrei por outra passagem no cemitério, e comecei a andar na direcão em que achava que estaria a saída.
Essa planta está em todo lugar, na beira do mar... ^^


Os galhos que dobram com o vento, acabam muitas vezes presos em baixo da camada de gelo!!



Felizmente, meu senso de direcão não falhou, e peguei o caminho certo. No meio do caminho, encontrei uma igreja, e pensei que gostaria de dar uma olhada no jardim que tinha em volta, mas quando cheguei mais perto percebi que tinha algumas pessoas lá, e pensei que podia ser um enterro, e achei melhor não passar por lá. Mas quando cheguei do outro lado, percebi que estavam todos indo embora, e eram só homens, que estavam carregando umas bandeiras e não pareciam nem um pouco tristes. Que coisa boba não?? Acho que ficar na finlândia faz com que vc passe a sentir um pouco de medo de encontrar pessoas desconhecidas, mesmo que disso não resulte nada… Afinal, novamente eu não estava fazendo nada errado, e não tem problema nenhum passar pelo jardim de uma igreja, não é mesmo?? Acho que é verdade que as regras aqui são muito internalizadas. Dá a sensacão de que qualquer coisinha errada, por mais besta que seja, que vc faca aqui, as consequências serão tão terríveis, que vc precisa sempre estar tomando cuidado com o que vc está fazendo. E incrivelmente os jovens daqui estão mudando… Não compram mais os tickets de transporte público, porque os fiscais nunca pedem nada mesmo. E nunca tiveram que pagar multa nenhuma… A Johanna até “rouba” programacão de TV… Ela disse que teoricamente se vc assiste vc tem que pagar, mas que a maioria dos jovens acham isso estúpido e não pagam. Mas ela disse que estava com medo de que o homem da companhia de tv fosse até o apartamento dela, tirar satisfacões… Pra mim, parece que a dita “civilizacão”, a superioridade do respeito às normas dos europeus é na verdade um ciclo… Bem ao estilo AEC =P Primeiro, como as punicões são severas, as pessoas passaram a respeitar sempre as normas, mesmo que a probabilidade de serem pegas fosse muito pequena. Como as pessoas estavam sempre fazendo o certo, a fiscalizacão diminuiu, e quando as pessoas faziam algo de errado, ou mesmo quando estavam certas, percebiam que nada acontecia. Ninguém ia fiscalizar o que estavam fazendo. E então por falta de punicão, as pessoas voltaram a fazer coisas erradas. Realmente, isso foi muuuito AEC... Mas também pode ter tido alguma influência dos muitos estrangeiros que existem por aqui… Só que para mim, a ameaca de punicão ainda é forte o suficiente, eu acho. É verdade que eu peguei o tram sem pagar uma vez. No meu segundo dia aqui, a Johanna estava nos levando para a faculdade, e de repente ela saiu correndo e disse para pegarmos o tram por apenas uma estacão. Sem entender nada, todos que estavam lá entraram no tram… Depois ela disse que ela costuma comprar o bilhete, mas que de vez em quando, quando é só uma parada ela entra sem pagar… Ainda bem que ninguém foi nos fiscalizar!! E a gente ainda nem sabia como funcionava o transporte público por aqui… A Clara e a menina da Croácia falaram que elas (que não parecem finlandesas, e deviam estar conversando em ingês) foram checadas pelo menos umas 3 vezes em uma mesma semana. Será isso um pouco de preconceito contra estrangeiros?? Talvez, não duvido muito. Ou será que é só conincidência que qse todos os jovens finlandeses nunca foram checados?? E o pior, é que ninguém percebe que tem gente usando o transporte sem pagar, porque o tram por exemplo não tem nenhum controle de quantas pessoas entram ou saem todo dia… xDDD Nossa, desviei tanto do assunto inicial!! Voltando ao meu passeio, saí do cemitério, para descobrir que estava super longe ao norte da minha casa. Como não tinha o que fazer, comecei a andar para casa, sentindo meus dedos do pé congelando. Percebi então que era esse o problema. Meu pé estava frio, e por isso, me sentia inteira com muito frio também. As blusas não adiantavam mais nada. Fiquei procurando lugares para andar sem gelo, mas estava tudo com pelo menos um pouquinho de neve, pois a rua em que estava não era muito movimentada… Essa caminhada de volta foi bem ruim. E ainda tive que andar por essa rua quase ineira!! =O


Antes de sair de casa, eu tinha colocado uma das botas que eu comprei no Brasil, mas que era italiana, pois achei que da última vez, quando tinha ido passear com a Rasa, tinha ficado com frio porque o coturno não era adequado para o frio. Mas mesmo com esse tênis, não adiantou nada. Depois de algum tempo pisando em neve e gelo, essas botas não adiantam. Pensei que fosse po ficar com o pé em contato direto com neve por muito tempo, mas pode ser que seja também por causa do suor que deixa a meia úmida, causando o frio… Não sei o que é o certo. Mas comprei uma meia de esqui em Berlin, e amanhã vou sair com ela para ver se ajuda!! Se não funcionar, não vai ter jeito, e eu vou ter que comprar uma bota de neve. Não queria muito porque é um pouco caro… Tem alguns baratos, mas parecem ser meio ruinzinhos, e se for para comprar um sapato, tem que ser um que eu possar usar para andar bastante, porque é só isso que eu faco por aqui... Que dificuldade de lidar com o inverno não?? Dá um pouco de saudades do nosso inverno bem mais fraquinho do que aqui!! Não vejo a hora de chegar o verão por aqui.
E aqui, só uma foto da rua onde eu moro, para vcs verem!! O prédio branco, segundo da parte direita da rua é onde fica a entrada para esse apartamento!! ^^ Mas na verdade, o meu endereco é da rua de trás!! No momento a outra rua está em reforma, e essa aqui é bem melhor para entrar. Também, não tem uma porta direitinho na outra rua!! Mesmo assim o endereco é de lá!! Por que será??
Está tarde já, e Berlin foi bem cansativa!! Amanhã, vou ter minha primeira aula de verdade, então tenho que acordar um pouco cedo. Me desejem sorte, para que minha aula seja bem legal!!
Beijos a todos!! ^^

9 comentários:

  1. Oi filhota, que bom ter notícias suas novamente! Estavamos acostumados a ler seu blog e o do Du quase que diariamente, sentimos falta do contato (sim, temos certeza que a programação em Berlin foi bem intensa).
    Quanto ao pinheiro, talvez o pai conheça, ele estará retornando amanhã e vamos ver se conseguimos conversar com vc no horário de sempre!
    Após quase um mês na Finlândia, finalmente começarão suas aulas na Universidade ... Que tenha uma boa semana e muito boas aulas!
    Bjos, cuide-se!

    ResponderExcluir
  2. heey nee =33
    o pai tah aqui atras de mim ^^
    bom.. eu acho q o pinheiro eh de especie diferente pq a pihna pelo que eu consegui ver eh diferente o.o~
    ela parece ter camadas sobrepostas uu~
    adorei as fotos =3 e jah que vc não tem cara de finlandesa xD acho q eh bom tomar cuidado neh =3
    se a meia não adiantar =/ não vai ter outra saida mesmo.. mas acho q vai dar certo ^^
    bem =3 boas aulas \o/~
    não se esforce demais se não vai pegar gripe que nem seu professor U_U'


    bjs=**
    Yuri~

    ResponderExcluir
  3. Oi, Filha

    Como estás, tudo bem?
    Cheguei, hoje de madrugada, depois de uma viagaem de umas 20 hora de vôo, mas tudo ok! Foi longa a viagem , muitos aviões( 16 vôos em 25 dias) , para tudo que é lado, mas valeu a tournê, passando por etmperaturas de - 25 C e calor de 33 C.
    Bem filha sobre as regras , vejo o seguinte , não discriminação, mas para um estrangeiro sempre é mais dificil conhecer as regras do país, daí a maior fiscalização aos estrangeiros, não por discriminar, mas só para faze-los ciente das regras locais, nós quando viajamos estamos sujeitos a uma maior atençào, por parte dos agentes fiscais, portanto pague as passagens numa boa, eu quando fui a Italia, tambem andei sem pagar algumas vezes, mas a gente estava em muitos, portanto uns compravam e outros não e se o fiscal entrasse, para checar a gente passava o bilhete, você sabe é o jeitinho brasileiro, mas isso não é legal, hoje não faço , mais isso, é vergonhoso, a gente já é considerado do 3 mundo, se faz isso, damos a chance de dizerem que somos do 3 mundo!
    Brasieleiro , faz agente passar vergonha lá fora, pois somos muito mal educados, de uma maniera geral, em relação as regras, a gente acha um monte de coisas uma bobagem,mas...( perde se mais por descumprir, que por cumprir) ...se está na Finlandia aja como um finlandes! Se está a Alemanha, aja como um alemão e assim a gente não se dá mal, em nenhum lugar, esta é uma regra de ouro! que sempre uso, em cada país que vou, sigo as regras locais, como as comidas, deles , bebo o que eles bebem , falo como eles falam, me porto como um nativo!

    Muito boas as suas fotos, vou se consigo lhe enviar algumas que tirei nesta viajem...
    Filha,comprei uma maquina fotografica nova é uma sony Alpha 350 de 14 mega, estava barata nos USA e acabei comprando, para fazer as fotos dos animais do sitio.tem lentes intercambiaveis e alta velocidade 3,4 shots por segundo, porem não faz videos...
    Sobre os pinheiros, há muitas especies, as que temos aqui no Brasil , os do sitio,é Pinus americano, mas os daí são pinus europeus, que são ligeiramente diferente aos americanos, aqui tambem temos os pinus europeus, mais como enfeites de paisagismo.Em muitos cemitérios brasileiro a gente encontra deles plantados, são mais afilados as copas e mais altos, se plantam nos cemiterios, pois algumas especies seguem crescendo por toda a vida, é conhecida como a arvore da vida, por ter esse crescimento initerrupto.

    e Berlin? como foi de viagem?

    Beijos

    pai

    ResponderExcluir
  4. haja energia para escrever tanto depois da viagem...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Yuu!! que saudades! Nossa, estou vendo qe cada vez mais vc se acostuma com o povo daí, né? Nada como o tempo para diminuir o estranhamento... hehehe

    Bem, adorei suas fotos, como sempre. Mas conta, como foi em Berlin?
    Depois que vc descansar um pouco escreve aí, hein?
    Ah, e conta também como foi a primeira aula.. que medo! o.Ô


    Beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Moi, Yuubi

    O transporte coletivo nos países europeus , de modo geral, funcionam com base na confiança e consciência dos usuários.

    Eles entendem que se todos pagam as passagens, o custo será menor para todos. Mas se muitos deixarem de pagar, as empresas precisarão de (mais) fiscais ou de cobradores, e por consequência, encareceria o transporte para todos.

    Para aqueles que ficam poucos dias, existe os bilhetes econômicos, que permite vc utilizar quantas viagens vc quiser por um período determinado. Em Salzburg, compramos esse bilhete, válido por 24h, que seria o tempo que usaríamos. Vc mesmo escreve a hora de início da utilização. (confiança de novo). Para nós valeu muito, pois usamos bastante o sistema de transporte, além dos descontos em alguns lugares e de brindes (um CD). Em Paris, compramos um bilhete que valia por 48 horas, que também valeu a pena, pois usamos muito o metrô. Se bem que lá, para entrar no metrô, vc tem que passar uma porta-catraca. Será que é por causa dos imigrantes?

    Achamos que o comentário está seguindo o tamanho do post e vamos parar por aqui.

    Até o próximo post.
    Moi Moi
    Tia Mi e tio Jó

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    Ontem , apos ler o blog do Du, lembrei-me dos dias que vc ficou aqui e usava cobertor pra dormir. Imagino quão frio deve estar aí e como todos precisam se "esquentar" pra dar um passeio.
    Hoje, no Jornal Nacional (TV Globo), passou a qtde de neve em Paris e Londres. A temperatura é -1º mas a sensação térmica é de -10º.
    Aqui, apesar de estarmos no verão, chove mto e a temperatura não está tão quente (depois de uns dias que "torravam" qq pessoa).
    Lemos sempre seu blog e aguardamos o seu comentario sobre Berlim. Vc escreve mto bem !!
    Abraços, Miriam (tia do Du)

    ResponderExcluir
  8. Olá Yuubi !
    Vendo a foto da rua do seu apto até parece que vc está numa cidade do interior. E o comércio, as grandes edificações e o movimento ?
    Vc se lembra que eu comentei com vc e o Edu que vcs poderiam se encontrar na Alemanha ?! Acho que tb mereço um prêmio, né ?!

    Beijos, Tia Meire

    ResponderExcluir
  9. Yuu! To meio sumida da net! >.< E acho q n li seus últimos 30 posts! XD E hj n vai dar pq tenho que estudar pra rec de Lacan que é quinta (pelo seu caderno, aliás)!
    Mas até sexta eu leio tudo e faço um comentário decente! ^-^

    Aliás, n recebi meu cartão postal ainda!! XPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

    beijos!!

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/