segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Home sweet home...

Namaskaram. É assim que se diz em telugu, embora não seja uma forma comum de se cumprimentar as pessoas por aqui...

Olá a todos!! Estou de volta em Hyderabad. Diferente do que a okaasan pensou, não tem nada de super importante que eu precise fazer por aqui, mas me deu vontade de voltar. Acontece que o sul da Índia, por mais que eu viajasse por mais uns dois dias, ainda ia ser pouco demais pra eu me sentir satisfeita, e o preço disso ia ser ter menos de dois dias com todos os meus amigos aqui de Hyderabad. Engraçado como a experiência de estar aqui é tão diferente daquela de estar na Finlândia. Me faz pensar um pouco se não é uma questão de qual é o objetivo da viagem pra mim e pras pessoas à minha volta. Porque enquanto eu queria viajar, mas queria poder estudar alguma coisa realmente interessante na Finlândia, muitas pessoas pareciam mais interessadas em viajar e sair de noite por lá. Aqui, mesmo que muitas pessoas tenham o objetivo de viajar, elas ainda decidiram fazer isso ao mesmo tempo em que escolheram fazer um trabalho voluntario na Índia. Vir pra Índia não é exatamente uma coisa fácil. Ninguém pra quem eu falei que vinha pra cá deixou de demonstrar pelo menos um pouco de surpresa ou apreensão com o lugar. É muito longe e desconhecido. Pros chineses não é tão longe, mas acho que é ainda mais estrangeiro, porque os chineses têm uma coisa cultural muito forte e peculiar deles também. Acho que dessa vez estou muito mais alinhada com as pessoas daqui, e por isso elas causam um impacto maior. Sinto que vou realmente sentir saudades daqui, de morar aqui, das pessoas que eu conheci aqui. A Índia é um lugar maravilhoso. Como vcs todos sentiram lendo esse blog, não é fácil chegar na parte boa. Mas depois que vc alcança isso, depois de superados os primeiros obstáculos, não é um lugar que vc quer deixar pra trás. Eu já decidi que eu preciso voltar aqui um dia na minha vida. Eu queria mesmo era trazer todo mundo que está por aqui, acompanhando, porque a Índia realmente é um dos lugares que vc precisa conhecer na sua vida. E não é um lugar pra se conhecer em uma semana, dez dias, mas pelos menos uns dois meses. Um ano na Índia seria ideal, pra conhecer também os países próximos, como o Nepal, o Sri Lanka. Por outro lado, viajar sozinha é uma experiência única, especial. Por mais que eu tenha ido pra Finlândia sozinha, mochilado com o Du, depois com a Ju e com o Strike, acampado, ido pro Japão tempos atrás, viajar pela Índia sozinha causou apreensão até mesmo em mim. Mas embora seja possível e até provável encontrar problemas pelo meio do caminho, problemas a gente encontra em qualquer lugar e qualquer momento da vida, vale a pena enfrentar o que aparecer pra ter a experiência de conhecer o mundo. Nada se compara a isso. E sim, isso é um convite a todos os leitores desse blog a pegarem uma mala qualquer, um tênis confortável e saírem por ai. Não tem idade não. Eu até faço companhia pra quem quiser ou precisar (xDD). É que tem uma diferença entre as viagens que a gente costuma fazer com hotel reservado, as malas no carro, e as pessoas que vc gosta e conhece de companhia. É ótimo viajar assim, mas tem uma coisa muito especial em reservar um tour pelas águas tranqüilas de Cochin, Kerala, Índia, almoçar sobre uma folha de bananeira com pessoas que vc nunca viu na vida, e que em sua maioria vc nunca mais verá, e estar conectada com elas de um jeito único. E depois de noite, jantar com três inglesas que nunca tinham se visto antes num restaurante chamado TeaPot, cheio de chaleiras antigas e caixotes de chá indiano como mesas, e trocar as experiências únicas de cada uma, ouvir sobre a vida de pessoas que trilharam um caminho tão diferente do seu e acabaram no mesmo lugar. Uma recém formada em ciências políticas de Londres, filha de pais indianos que se mudaram pra lá, de famílias muçulmanas, que veio re-conhecer o país de origem, outra, que não posso mais chamar de menina com os seus 40 anos, mas tão jovem quanto uma de 20, e com aparência de no máximo uns 30, enfermeira que trabalha com programas de conscientização sobre HIV na mídia, outra, mais velha, não se de quantos anos, pela terceira vez na Índia, que estava se sentindo mal por ter comprado pacotes de viagem que não valeram a pena e no final decidido ir pra casa mais cedo do que o esperado. Não sei, mas acho que esse vai ser um jantar que eu nunca vou esquecer. Me deu essa consciência de repente, de que o que rola por aqui, é realmente algo muito especial. E justamente porque é tão bom viajar, eu também quis voltar. É que eu acho que simplesmente estar com as pessoas que eu gosto já é criar memórias que vão ser especiais no futuro. Não tem problema que está todo mundo trabalhando e eu tenho as manhãs sozinhas. Porque eu posso aproveitá-las sozinha e eu posso ter a tarde e a noite com pessoas que vão fazer muita falta no futuro. É engraçado né, porque as pessoas sempre tem o lado delas que te irritam, que vc não gosta, mas se vc dá uma chance, vc também encontra o lado delas que é maravilhoso, que vc nunca pensaria em ser daquele jeito, que vc nunca imaginara ser possível, mas que é bom também, e vc aprende com isso. Eu sei que eu reclamei bastante de algumas coisas aqui, de muitos chineses, de como a Donna dava trabalho ou como o Medhat tinha isso ou aquilo que eu não gostava. Mas isso foi sempre desde sempre só parte do todo. Não consigo imaginar como teria sido esse tempo sem essas pessoas, sem a Belle, sem o Anson, de quem eu já estava cansada depois de um dia de viagem juntos. E os indianos né? O pessoal da própria AIESEC daqui. Eu sei que eles poderiam ter feito um trabalho melhor, eu sei que muitas coisas não foram como eles prometeram. Eu mesma sofri com isso. Mas eu não consigo deixar de gostar deles, porque eles são ótimas pessoas, e sempre foram ótimos amigos, se não bons profissionais. Eu não consigo deixar de pensar que eles são todos tão jovens... Que coragem de tomar pra si essas responsabilidades... apesar de que talvez isso seja mesmo um sinal de irresponsabilidade ou imaturidade né? xD De qualquer forma, meu querido vice-presidente do setor de intercâmbios de desenvolvimento vai pra sempre ser um melhor amigo, apesar da gente ter praticamente nada em comum, ele ser um estudante de engenharia mecânica de 18 anos, que muitas vezes é bem criança ainda, mas que é uma ótima pessoa que tem muito pela frente ainda. Muito o que crescer e aprender, e ensinar também.

Voltando pra viagem, saindo de Panaji, peguei um ônibus pra cidadezinha de Margao, a uns 35 km de distância, de onde eu ia pegar o trem pra Ernakulam. Dois ônibus depois e uma rampa (XP) eu estava na estação com tempo de sobra, mas feliz por estar no lugar certo com antecedência. Estava quente e eu precisava carregar o celular, então paguei a entrada pro lounge com ar-condicionado, só pra quem tivesse trem de classe AC no trem. 1 real pra duas horas, uma sala com sofás e ar-condicionado. Não muito clima de mochilão, mas valeu pelo preço. E carreguei a bateria do celular o que foi importante porque a tomada do trem tava quebrada. Estava quase terminando de ler o meu livro, Norwegian Wood, de Haruki Murakami, e queria comprar um novo, mas as escolhas eram péssimas. Quer dizer, não eram ruins, só que escolher entre Agatha Christie e Sidney Sheldon não era o que estava de acordo com o meu clima de leitura... Engraçado que na estação de trem acabei encontrando de novo os australianos que eu conheci no ônibus de Mumbai pra Goa. Coincidência não? xDD Acho que nem tinha falado deles aqui né? Falei do alemão português? Fabian, esse me manda mensagens no cel de vez em quando. A Inês é a alemã que tá no norte agora. O Fabian tá em Goa ainda, os australianos estão em Kovallam eu acho... O meu companheiro de passeios em Goa, o Deep, de Bangladesh deve estar em Calcutá ainda. Bom, a gente conversou um pouquinho, depois entramos no trem e eu fiquei lendo meu livro. Cometi um erro nessa viagem que foi jantar no trem. No trem de Hyderabad pra Mumbai foi tranqüilo, mas eu deveria ter suspeitado as condições de higiene bem inferiores que esse trem estava demonstrando... Passei mal no dia seguinte de tarde, daí liguei pro seguro, fui num médico local, paguei menos de 8 reais pela consulta e mais uns 5 ou 6 pelos remédios e no outro dia estava boa de novo. Eu preciso admitir que foi bem burro comer aquilo, porque não estava com uma cara muito boa, e também reconhecer que eu sou especialmente forte no estômago, porque essa foi a primeira vez em todas as viagens que eu passei mal, e mesmo assim foi só uma tarde. Uma tarde em que tava me sentindo tão fraca que nem fui ver a apresentação de teatro porque até ficar sentada era cansativo. Mas no dia seguinte fiz a minha excursão de barco numa boa... xDD E meu deus, como é lindo esse lugar!! Tão tranqüilo...

Infelizmente, tenho compromissos por aqui, nesse dia dos namorados... Mas não se preocupem, é só ir visitar o pessoal da ONG porque a Praveena vai ir embora amanhã, e eu não vou ter outra chance, e depois ir jantar com os chineses. Tenho encontros como amigos pro dia dos namorados apenas, já que o Du ainda está longe... Não por muito tempo né? xDD Amanhã tem uma festa de despedida, e o dia seguinte é o aniversário do Ani. 19 aninhos xDDD Depois, é dia de ir viajar. Oh meu deus, ainda tem todo o povo do porão pra me despedir! =P Vou ver o Sohil amanhã, mas não sei quando o Eeshan vai aparecer ¬¬ Sumido... Que mais? Ainda tem a Ruth, a Viola... O Bruno, o Praveen... @__@

Já que finalmente estou com o meu computador em um lugar com net, e com um tempinho ainda, vou usá-lo pra colocar algumas fotos no blog. Vou selecionar de todo o tempo que eu passei sem postar nenhuma, então vão ser só algumas marcantes, okay?


Saleela, a menina mais fofa de todas... Ela tirou fotos lindas da gente, é uma gracinha e tem uma vida super difícil com HIV pela frente...

Golconda Fort. Tem muito mais que se ver por lá!!

Home sweet home xDD Mas não tá mais assim...

Pôr do Sol em Ramoji.

De noite, a gente pendura as lanternas na corda da pipa, e as luzes flutuam, mágicas, pela noite.

Tarde de Pongal, do telhado do Neeraj... Foi uma tarde maravilhosa...

Ani e Priscila, trabalho em equipe (falhou, mas valeu a tentativa)

Ani, preparando a pipa pra batalha.

É com isso que se pinta o chão, com os desenhos coloridos....

Dia de gravação!

Despedida do swamy, indo pra sua peregrinação.

Ayappa Pooja, na ONG

Esse era o 'chefe religioso' da cerimônia

Esse é o nosso amigo, fazendo a sua parte no ritual.

As primeiras crianças indianas...

Eu de Sari, com o Raj e a Praveena

Charminar...

A ONG, onde a gente passou tanto tempo...

Jan, no dia do nosso passeio ao Charminar


Birla Mandir, no ano novo...

Espero que tenham gostado. Fazia tempo, né?

Beijos a todos!!

Yuubi

11 comentários:

  1. Oi Yuubi, é bem complicado entender os sentimentos né? Num momento as pessoas são umas "malas sem alça" , em outro instante , depois de respirarmos e refletir , vemos que cada pessoa é diferente e a gente precisa saber conviver ,e que tudo tem os dois lados da moeda.Aproveite bem as úlimas semanas , até mais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez Yubbi !

    Sua coragem é inspiradora...

    Aproveite o resto de sua estadia por aí!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Filha

    Bom Dia !
    Bom , que você gostou e aproveitou bem a estada por aí, agora tá quase na hora de voltar para sua verdadeira Sweet Home !!!
    É isso, nem todos os que somente dizem sim, ou tem pontos de vistas iguais aos nossos, é de quem gostamos, muitas vezes vale mais , aquele , que discorda da gente pois , passamos enxergar de modo diferente, e cada um vive de acordo com a experiencia anterior, é o nosso pré conceito das coisas, mudamos conformr vamos conhecendo as pessoas ou as culturas diferentes.
    Ok, sou candidato a viajar com vc de mochila e tudo...hahahh é divertido e o improviso é de aventuras inesperadas.
    Aqui vamos no de sempre, ontem tivemos uma visita do pessoal de Turismo lá CantosdaMata, foi divertido o dia, no sabado passou por lá o Du Zupani, com quem estamos programando umas aulas de fotografia, de 2,5 dias iniciando a noite do primeiro dia , depois aulas téoricas e praticas nos outros dois...( manhã térica e tarde/noite pratica), as datas seriam a principio dia 1 abril, 2 e 3 ou 21 a 23 de abril, portanto não marque nada para esses dias....
    Cuide se e aproveite bem os dias antes da volta,

    beijos

    pai

    ResponderExcluir
  4. Filha

    Esqueci, gostei do seu sari, ficou muito bem !
    quero ver vc vestida assim , quando chegar...

    beijos

    pai

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,
    Não sei qual é a força da India mas o Jake disse que um lugar que moraria á aí.
    No sábado, fomos almoçar em Campinas e encontramos a Flor com sua família. Ela pediu o telefone de minha irmã pois quer fazer umas comidas coreanas.
    Conseguir suplantar as adversidades e interar com o país faz crescer interiormente.
    Aproveite os últimos tempos aí e volte logo.

    ResponderExcluir
  6. Muito legais as fotos! Tava com saudade de te ver! Vc é uma fotógrafa muito melhor do que eu. Nunca consigo tirar muitas fotos ou fotos tão boas. Talvez por causa do frio... Estou ansioso por chegar na Índia logo. A diferença de temperatura vai ser somente de cerca de 50 graus Celsius. Tomara que eu não tenha um choque térmico.
    Quanto ao curso de fotografia que seu pai falou, tomara que fique para o fim de semana do dia 21 de abril, porque no outro, vamos estar ocupados com minha formatura! Quero aprender mais por causa da minha camera nova!
    Não esquece de dar uma olhada no meu blog que tem um vídeo divertido, apesar de em russo na sua maioria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi filha, que reflexões profundas! É isso aí, gostei das suas conclusões! Outro dia conversando com amigos, falavamos sobre o que é certo e o que é errado e que em geral, é difícil convencer o outro que ele está errado, ou de nos convencermos que nós é que estamos errados. Mas na realidade em muitas situações, concluimos que existe a "minha verdade", a "sua verdade" e a "verdade verdadeira" ...sai ganhando quem aceita enchergar sob outros pontos de vista, não?
    Adorei ver as suas fotos, uma mais linda e interessante que a outra! E desta vez, ao contrário do que aconteceu quando vc esteve na Finlândia, as pessoas estão muito mais presentes!!!
    Bjos a você e a todos os seus amigos!

    ResponderExcluir
  8. Namaste CYY

    Fotos pro!

    Abs
    Tio J

    ResponderExcluir
  9. Oi Yuubi!

    Adorei as fotos!
    Eu, o tio J e a obacham nos canditamos a viajar c/ vc. A obacham disse q. prefere fazer alguns trechos de 4x4 (off road)e o tio J de bicicleta.

    Eu sei q. vc esta aproveitando bem sua viagem ,mas estamos c/ saudade... queremos mostrar as fotos do fim do mundo e contar o q. a obacham aprontou por lá!

    Um grande abraço e até breve!
    Tia M, tio J e obacham

    ResponderExcluir
  10. oi yuu!!
    Ando bem impaciente esses dias então ainda não li seu blog! Mas adorei as fotos!!
    cuide-se!
    bjs =*

    ResponderExcluir
  11. Oiiiii Carolina...
    Tenho dado uma espiadinha conforme meu tempo me permite...mas...realmente me emocionei com suas reflexões sobre pessoas...mostra o quanto é uma jovem "velha" rssss quero dizer madura!!!!
    Que legal...a Índia sempre me fascinou..sempre disse ao tio Zé que seria um país onde queria estar...tenho a impressão que existe algo espiritual muito forte e com esse seu depoimento fico muito impressionada e com mais vontade de fazer essa viagem...
    Você mostra que é especial..por toda essa sensibilidade e coragem de se aprofundar no desconhecido e mesmo que esse desconhecido não se mostre tão bom...achar coisas boas...ensinar e aprender com elas...
    Acho que deveria realmente pensar em escrever um livro sobre sua tragetória e tudo que aprendeu nessa cultura..desta forma dividir com pessoas que tem vontade mas não tem condições de viver o que vc está vivendo!!!!
    beijuuussssssssssssssss com carinho
    Tia Tânia

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/