terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Agora sim, com net em casa!!!

Antes de tudo, deixe-me responder aos comentários do penúltimo post:

Tio Takao: eu quis dizer um PAR de luvas!! xDDD

Tia Mi e tio Jo: Aqui não tem essas coisas!! Suco cappy e extra petit!! ;___; Vai ter q esperar até eu passsar em outros lugares da Europa!! Até as meninas da Europa estavam comentando como aqui tudo é diferente, e muito caro!! Mas tem as mesmas marcas de shampoo xDDD eu tenho um garnier e um dove xDDD E meu sabonete é palmolive xDDD. Em compensacão, o chocolate Milka daqui é bem gostoso!! Acho que vou comprar mais desse!! xD E tem uns suquinhos bons também... Semana passada eu comprei uma bebida bem diferente, chamada Pommac, e tem um gosto meio de champagne ou cerveja, mas é feito de berries e é não alcoólica... Essa é legal, porque é bem diferente, e gostosa!! Mas tem gás, é tipo refrigerante... Falando em comida, a comida do bandejão é boa mesmo... Sepre tem opcões vegetarianas, então eu não comi nada de carne nos meus três ou quatro primeiros dias aqui!! Comprei um iogurte de macã, que se chama "omena" aqui, mas não achei nada de mais... Acho que a finlândia não faz realmente parte da Europa... Até as outras européias acham esse país estranho =P

E bom, eu dormi 12 horas segudas, durante o período da noite...

Ju: É realmente difícl ver se os finlandeses são bonitos ou não, mas pelo menos eles têm estilo... Eu queria comprar meu guarda roupas inteiro aqui...

Bom, mentira, prefiria Tóquio, mas mesmo assim é bem legal. Comprei um chapéu, para me esquentar. Vou colocar uma foto aqui, e vcs podem aproveitar e ver o meu notebook!! xDD



Gostaram?? xD Mas acho que são bonitos mesmo... Alguns pelo menos. A maioria se encaixa em duas categorias: aqueles que tem cara de crianca, tipo 16 anos, mesmo tendo mais de 20, e são loirinhos, clatinhos e com tracos delicados; e os tipo integrante de banda de metal, grandões, com os tracos bem mais grosseiros, e que sempre tem cara de ter por volta dos 30 anos, tenham na verdade 18 ou 50... Ou seja, tipo vikings?? Talvez.

Mas as criancas... Ah, Jenny, vc ia morrer!! xDD Elas são todas tão lindas!!! E estão em todo lugar!! Parece que os finlandeses gostam muito de sair em família, porque eu vejo pais e mães com seus filhos em todo lugar!!!

Depois conto o que aconteceu na IKEA, com um menininho...

Eu ainda não entendo as portas pesadas... Na verdade eu sei que é porque aqui o vento é muito forte, e desse modo as portas resistem bem a essa ventania toda... Sabiam que eu tenho na verdade duas janelas?? A parede é bem grossa, e a minha janela é em duas "camadas". Tem uma janela externa e uma interna, com uns 7 cm entre as duas. Tudo para nos proteger do frio!! Embora eu esteja de cacarrel nessa foto, agora eu só estou usando uma regata! xD
Falando em frio e roupas, é super cansativo ficar se vestindo e depois despindo de todas as camadas extras de roupas, como casaco extra grosso, cachecol, luvas, gorro, etc toda vez que vc entra em algum lugar. Você pode demorar 5 minutos para se vestir, andar dois minutos no vento, e depois tem que tirar tudo de novo... Mas às vezes está muito frio para não colocar nada!! xDD E eu não quero ficar doente, então é bom ter cuidado!! Tem uma menina da Alemanha aqui no prédio que está com algum vírus, então está de cama com 39 graus, e teve que ir ao médico hoje de manhã... Melhor tomar cuidado!!

Respondendo aos comentários do último post...

Sérgio: Pode ser verdade sim!! Como eu disse para a Ju, é meio difícl saber. Porque?? Bom, o vento é tão forte, que vc anda boa parte do tempo com o rosto abaixado para se proteger. Depois que neva ou chove, se tem gelo no chão, vc tem que prestar muita atencão para não escorregar. Além disso, não estou exatamente acostumada com os caminhos por aqui, então precio prestar bastante atencão para ver onde estou indo!! Ou seja, deve ser verdade, mas é difícil prestar atencão. Além disso, por causa do frio, tem poucas pessoas nas ruas.
Mas acho que elas devem ser sim. Os homens também.
Agora estou pensando em comprar um celular... Talvez mais para o fim do mês.

Ah!!! Isso é muito importante!! Leiam também o blog do Du, que é http://www.dutsato.blogspot.com/
Ele também tem muitas coisas interessantes para contar, sobre a Alemanha, e depois sobre a suíca!!

Arth: Os estudantes daqui vão para outros países, como para a Estônia para estudar psicologia, porque lá é bem mais fácil!! E aqi educacão também é bem difícil. Mas olha que legal: a prova é sobre uma série de livros ou artigos, ou seja, não cai química, nem biologia, etc. Depois vc tem uma etrevista ou prova prática, como uma discussão em grupo para professores de ensino fundamental, e uma tarefa prática para professores de jardim de infância! Mas não sei como é a prova de psicologia, se eu descobrir eu escrevo.

Tio Jo: +2 GMT. 4 hrs de diferenca com o Brasil, enquanto durar o horário de verão, e depois serão 5. xDDDDD realmente, metade está congelando e metade assando! Junto com vc né??

Bom, agora continuando com minha história. Então, no R-kiosk, eu tentei comprar meu cartão para chamadas internacionais, como a tia mi e o tio jo me falaram. Mas eles não tinham e também não tinham nem idéia de onde eu poderia conseguir um. Assim, eu decidi ir procurar o centro de informacão para turistas. Com meu mapinha na mão, eu saí da estacão cenral, para a Aleksanterinkatu, e para a Pohjoesplanade, e lugares com nomes tão longos e compicados quanto. Mas as minhas experiências de trekking e foram bem úteis, e só com meu mapinha foi fácil encontrar o lugar, só sabendo onde tinha que chegar (Minha monitora ajudou indicando a localizacao da rua certa no meu mapa). Foi muito estranho andar na rua certa, procurando o número que eu tinha que encontrar. Nem todos os prédios têm número lá, e pode ter 14 A e 14B um do lado do outro. Para chegar do 39 ao 19 tive que andar mais de 5 quarteirões!!

Quando cheguei lá: estava fechado em reformas!! Mas tinha uma plaquinha com outro endereco. Felizmente era perto. Chegando lá, descobri porque não conseguia encontrar o cartão: Não existem telefones públicos em Helsinki. Na nokia-land todo mundo tem pelo menos 01 celular.
Felizmente, a moca me indicou um "escritório" onde eles têm aquelas cabines telefônicas, específicas para ligacões internacionais!! E era mais ou menos barato, cerca de 0,06 centavos de euro o minuto, o mesmo que uma ligacão local de celular aqui. Dessa cabine, liguei várias vezes para casa, e pro Du! xD mas não mais!! Porque agora eu tenho skype!! xDDD e é mais barato ainda, 0,02 euros por minuto!! Acabei de falar com a batcham da penha, que está em casa, em Mogi. E foi na saída que eu tirei a foto da catedral. Eles realmente sabem fazer um showzinho nessa catedral. A iluminacão é muito bonita, e eles também iluminam alguns prédios oficiais do governo que ficam em torno da praca.

Bom, daqui a pouco eu escrevo mais, talvez ainda hje, apesar de já serem quase 11 horas aqui...

Beijos a todos!!

3 comentários:

  1. yooooooo neechan ^^
    yuri aqui escrevendo da casa da tia mi e do tio jo =3~~
    eu to fervendo aqui T___T quero ir pra finlandia com vc onde eu não ter problemas de coceira dor causa do calor =='''
    as minhas alergias soh pioraram e esse calor deixa a coceira insuportavel ._.'
    bom, bom.. vc ligou pra casa >< soh volto amanha com a mae depois da prova =3~
    amanha vai ser de ingles e matematica ^^
    to espantada como eh facil ir pros lugares aqui da casa da tia mi =O depois te conto direitinho =3~~

    eu errei feio a hora xD~ não vou ganhar o premio =(
    xD~~ jah que todos os finlandeses tem no minimo um celular, agora que vc eh moradora de Helsinki acho q vc tb deveria ter um uu~
    uahuahuahuah xD~~~



    bjs=*****
    Yuri~

    ResponderExcluir
  2. Oi Yuubi,

    Agora que vc acertou meu relogio internacional, acho que não erro mais os horários das fotos. 8P.

    Experimente os outros chocolates, como o 1848, Cote D'Or. São muito gostosos.

    Pela sua descrição dos nomes em Fim landês, parece um pouco com alemão, ou estou enganado?

    Hoje, eu acho que passei do ponto, em SP está muito, muito quente.

    Vc conseguiu ler o post da obaachan da penha?

    []s
    Tio Jo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Filha

    Que bom estar com a internet funcionando em casa e com o Skype, fica bem mais facil, não ?
    Realmente eu tambem vou passar a usar o Skype e montar o meu blog , assim fica mais facil de as pessoas terem noticias minhas, o problema é alimentar o mesmo, diariamente, né?
    mas é legal, estou gostando de ver você eo Du, escrevendo! Isso é bom pois tambem se pratica a escrita!!!
    Andei passando seu endereço( Blog) para algumas pessoas, para que possam acessar e compartilhar os informes teu, o Alexandre da Agrichem, o Tia Tania, Tio José, Tio Pozzan, todos eles eu passei o endereço, para verem e lerem sobre o seu dia a dia por aí.
    Ontem, filha, na rua a gente eu eo tio Gilberto, quase congelamos atrás de um taxi, que demorou quase 2 hoaras, para encontrar, a gente tava na rua, mas depois resolvemos voltar para dentro da loja, e o cara de lá nos ajudou, do contrario estavmos fritos, ou melhor congelados!!!! Minhas mãos apesar de estar com as luvas, que tirei um minuto para telefonar, ficou duro e gelado!!!!
    Portanto cuide bem do frio, pois não é uma boa ficar resfriado ou queimado do frio...

    beijos

    cuide se

    papai

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/