sábado, 17 de janeiro de 2009

IKEA adventure!! xD + Museu e cidade

Olá novamente a todos!! No final, não fui a Tallin. Como fui convidada, simplesmente apareci no local combinado na hora combinada (sem atrasos!). A pessoa que me convidou tinha um mapa, mas calculou mal o tempo de caminhada, e perdemos a balsa (?) para a capital da Estônia. As meninas ficaram um pouco chateadas, mas eu não me preocupei. Pelo menos, agora sei onde fica esse porto, quais são os dias mais baratos de ir, e quanto tempo leva para chegar lá. E ainda, pude ver o sol nascendo em Helsinki, às 8 hrs da manhã de hoje. E a caminhada no frio de -11 graus foi bastante revigorante!! xDD

Bom, continuando as minhas narrativas anteriores, no sábado passado, eu fui para a IKEA, uma loja estilo Tok & Stok, sabe?? Versão europeia, tem em vários países como a Espanha, etc. E com promoções boas de verdade!! Está tudo em promoção agora, por aqui. Mas devem estar acabando logo, porque já vi umas placas de Final Ale (ale aparentemente indica promoções). Lá, tive que comprar tudo o que precisava para casa: desde talheres, pratos a travesseiro, cobertor. E tudo por menos de 70 euros. Na verdade, nessa terça-feira, eu fui novamente a essa loja, para comprar algumas coisas que ainda estavam faltando, como panelas, por exemplo. E mais 30 euros. Acho que 100 euros não está nada mal para montar uma casa. A maioria dos produtos podiam ser comprados por menos de 3 euros. Todos os dias, sai um ônibus de graça, que leva até a essa loja, da frente do correio central. No entanto, nós estrangeiros temos um pouco de dificuldade de entender os horários do ônibus, e os dias da semana, uma vez que estão escritos em finlandês… No sábado de manhã, escolhi o horário, completamente tirado da minha cabeça, que faria mais sentido para o ônibus sair: 10 horas da manhã. E não é que eu acertei? Peguei o ônibus, e a viagem demorou cerca de meia hora!!! A tal loja fica em Espoo, que é uma cidade vizinha de Helsinki, que compõe uma pequena “região metropolitana” em torno de Helsinki, junto com Vantaa e mais uma cidade que não lembro o nome… Vantaa é onde fica o aeroporto. Levei comigo todas as bolsas que eu tinha em casa, porque aqui, quase nenhum lugar oferece sacolas de graça para vc colocar suas compras. Quase sempre as sacolas são pagas, embora sejam em geral baratinhas… E na hora de ir embora?? No começo não conseguia entender os horários do ônibus, e não sabia para quem perguntar, de modo que perdi um primeiro ônibus por poucos minutos!! xD Então, tive que esperar por duas horas o próximo ônibus!! Cheia de sacolas, com minhas compras dentro, inclusive objetos frágeis como pratos e copos. Fazer o que né? Peguei um armário, mas ele era pequeno, e cabiam só as sacolas menores. Para pegar o armário vc precisa colocar uma moeda de um euro. Mas depois, quando vc abre o armário de novo, ele devolve a sua moeda! E a chave estava pendurada em um daqueles negócios enormes usados para fazer bolo… pão de ló? Ou algo assim? xDDDD Não lembro!! Decidi então ir comer alguma coisa. Nessa loja, havia dois lugares onde vc poderia comer: uma lanchonetezinha ao lado da saída, e um restaurante maior, no começo da loja. Fui até a lanchonete, pq não pretendia almoçar por lá. Comi um cachorro-quente (mini!) e refrigerante à vontade por um euro! Pois é, na IKEA, não só os produtos para casa que são baratos!! A IKEA food também é bem barata, e tem de tudo: batatinhas, bolachas, queijos, geleias… xD

Depois de comer, me sentei num sofá, de onde poderia ver o ponto de ônibus. Mas até aí, finalmente tinha entendido as plaquinhas com os horários, e já sabia que o ônibus chegaria à uma e meia. Na frente do sofá, tinha dois cavalihos de balanço, para criancinhas. E eu estava na frente da área onde os pais podiam deixar os filhos, com piscina de bolinhas, etc. Como no Brasil. E sempre que algum pai ia tirar uma criancinha dessa área, elas corriam para brincar nos cavalinhos antes de ir embora, antes ou depois de serem encapotadas pelos respectivos responsáveis. Eram tão lindas!! Tão branquinhas e clarinhas!! xDDD E um menininho falou comigo!! E eu fiquei super triste, tendo que dizer para ele em inglês que eu não entendia o que ele estava falando!! xD

Depois de um tempo, um menino sentou no sofá em frente. Ele falou alguma coisa comigo em uma língua que no começo eu achei que fosse finlandês, mas depois que chamei ele para sentar mais perto pra gente conversar, descobri que era chinês. Ele tinha achado que eu era chinesa, uma vez que tem muitos chineses aqui em Helsinki! Também tem muitos negros por aqui, sempre vejo vários na railway station! Ficamos conversando pela duas horas, e depois no ônibus. Ele está aqui em Helsinki estudando na Helsinki Business School, para a graduação inteira em economia… Era uma pessoa engraçada, veio para cá só porque o estudo era gratuito, e era melhor do que cidadezinha em que ele morava na china. Não tinha interesse nenhum em aprender finlandês, e dizia que arranjar emprego na Finlândia depois de se formar seria muito difícil, porque ele era estrangeiro. Então ele iria procurar outro lugar mais fácil… xD pois é, ele parecia gostar de encontrar as soluções mais fáceis para as coisas… Mas foi divertido, porque ele me ficou contando de Helsinki, e da china também. Ele me disse que eles não comem nenhuma comida estranha na cidade dele, só carne de porco, vegetais, etc, e que ele nunca viu ninguém comendo grilos ou larvas, o que seria muito nojento. Estão vendo como a TV nos engana? E eu que achava que essas comidas estranhas eram mais comuns!! xDD Também me contou que a cidade de onde vinha era muito úmida no verão, e que todo mundo tinha que ter ar condicionado em casa, senão ficavam doentes com a umidade da cidade-sauna, como ele chamava xDD
Bom, ficamos conversando até chegar em Helsinki, e depois eu fui para casa. Na segunda vez que fui para a IKEA, acabei encontrando com a Clara no caminho, que é uma menina da Espanha que estuda Ciência da Computacão. Depois, encontrei com a Diana, uma menina da Croácia que estuda física. E depois, encontramos mais um monte de meninas, que chegaram correndo ao ônibus que estava para sair! Não lembro agora o nome de todas as meninas, mas lembro mais ou menos de onde eram: Rússia, México, Colombia, Cingapura. Lembro que a maioria estudava algo relacionado com ciências sociais, como política ou antropologia. Isso eram quatro horas da tarde. O ônibus de volta saía ou às 17 ou às 20 horas. E claro que terminamos as nossas compras por volta das 5 e meia da tarde!! xDDD Então novamente tive um século de espera antes de poder ir embora!! xD Mas não teve problema, porque ficamos conversando, e apesar de longa, foi uma espera bastante animada!!

No domingo passado, eu tinha combinado com a Rasa e com o Esra de irmos ao museu. Escolhemos o Ateneum, que é um dos museus que compõem a Galeria Nacional da Finlândia, ou algo do tipo. Nos encontramos na Railway station, que como vcs podem ver é o ponto de encontro clássico por aqui. Essa foto foi tirada de dentro, na entrada principal.



No museu, estavam em exposição muitas obras de pintores finlandeses, todos relacionados com Mika Waltari, que é um escritor famoso finlandês, sendo que há mais de 30 filmes baseados em suas obras. Acho que seu livro mais famoso é “O Egípcio”, e existe até uma revistinha do pato Donald que copia a capa do livro. Então, tinha um sarcófago, e uma múmia, de verdade =P Muitas edições de livros, trailers dos filmes, e quadros de muitos finlandeses que ele admirava. Também tinha uma exposição “clássicos da fotografia em preto e branco japonesa”, com umas fotogafias ótimas!! xD Muitas relacionadas ao pós guerra, como uma bar em meio a montanhas de lixo em Tóquio. Outras eram relacionadas com o dia-a-dia de cidades japonesas, como Akita. Também havia uma outra exposição, falando sobre o futuro da arte, e como seria um museu em que coubesse toda a arte produzida no mundo. Tinha uma parte com uma série de auto-retratos de pintores, inclusive de uma pintora russa bem famosa, que eu não lembro o nome… Tinha alguma arte moderna ou contemporânea, uns abstratos, e umas esculturas lindas!! Um Pensador de Rodin, entre outros, maravilhosos *____*

Ou seja, foi um passeio que valeu a pena. Eu gostei bastante. Ficamos um tempinho na loja de presentes, mas o guia do museu era muito caro!! Quase 30 euros!! Nem pensar! xDD então comprei postais, e uma bola de neve para levar para casa! xDDD

Depois do museu, fomos andar pela cidade. Fomos de novo ao porto, de onde tinha tirado a última foto que postei, e sabe o que vimos?? Além dos patos, iguais aos dos desenhos da looney Tunes, de pescoço verde e tal, tinha cisnes!!! Em pleno mar, na cidade! Achei eles tão lindo!! *___* Aqui uma fotinho, não muito boa, porque estava muito frio, e eu tirei a luva, mas estava com medo de derrubar a câmera na água! xDDD



Fomos também até a Igreja Ortodoxa. A igreja era bem bonita, e quando chegamos estava tendo um batismo!! Então assisti a um batismo ortodoxo, uma catedral na Finlândia… xD Eles enfiam o pobre do bebezinho em uma tina com água, em pleno inverno finlandês!! Tá certo que dentro da igreja estava mais quentinho, mas mesmo assim! Ele não parava de chorar!! ;____; E a cerimônia era um pouquinho longa! Esse canal, aqui em baixo era bem na frente da Igreja. A igreja estava em um morro, bem mais alto que o resto da cidade, então tivemos que subir um pouquinho para chegar lá.



Tirei essa foto do mesmo lugar que tirei a foto acima. Como vcs podem ver, a Igreja estava no alto!! E era bem bonita!



Essa é a parte de dentro. Linda, não??



Depois de lá, passamos na Senate Square, e a catedral estava toda iluminada de novo, mas dessa vez, estavam tocando música também! E tinha muuuuita gente na praça, olhando o espetáculo de luzes… Realmente muito legal. Tinha alguns holofotes iluminando a igreja, de modo que as cruzes estavam deixando sombras nas nuvens!! Tentei tirar uma foto, mas não foi muito fácil!! =P


Depois disso, fomos tomar um chocolate quente na Railway Station, e ficamos conversando. Jantei numa banquinha de fast food alemã estilizada, e comi um hambúrguer de algum tipo de wurst, mas que estava ótimo!! xDDD Bem gostoso. E por fim, voltei para casa. Essa pista de patinacão ficxa ao lado da Railway Station, custa dois euros para entrar, mas eu ainda não fui, pq a Rasa não gosta e o Esra acho que estava com medo! xDD


E um presentinho: gravei um videozinho com a iluminacão da catedral de helsinki:


9 comentários:

  1. Temos viajado juntamente com vc em seu blog XD ! Estou amando as aventuras ... gostei da conversa com o seu novo amigo chinês.

    Beijos, Tia Meire

    ResponderExcluir
  2. Oi Yuubi, é realmente muito bacana ver os lugares aí na Finlândia . Mas o frio pelo jeito é forte mesmo né ? Estou esperando a hora de você contar como é lavar as roupas aí .Beijos , Tio Yuji .

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuubi , como é legal , experimentar , mesmo que seja de forma indireta tudo que você tem visto , ouvido , sentido !!! Por favor Continue sempre ... mesmo que não tenha comentários, não que dizer quer não estaremos te acompanhando .
    Tio Takao

    ResponderExcluir
  4. bom bom ><
    eu me perdi lah no começo em algumas partes e me perdi aqui em casa x.x~
    pq todo hora eu lembrava de ver seu blog abria uma pagina nova e esquecia o q ia fazer =='''
    no fim soh to vendo agora u_u'
    a mãe tah aqui tambem mas ainda não leu tudo ^^
    não sei que roupa vou amanha TT___TT eu vesti uma, mas a mãe não gostou =x ~
    apesar de que acho q ela nunca gostou neh ^^"


    bommm~~~se tem cisnes ><
    e gostei do videozinho =33
    gostei da musica =O
    yuu >< bebes geralmente choram em batizados eu acho ._.' pelomneos nos das novelas/seriados
    pelomenos colocaram soh a cabeça dele >< ja vi um que mergulhavam o bebe no rio X____X""

    jah chega de comentarios neh xD~


    bjs=****
    Yuri~

    ResponderExcluir
  5. Hello Lindinha!

    Quanta diversidade cultural, não?!
    Cá entre nós ... como tem sido para tomar banho por aí, hein? Não vá me dizer que está usando bastante perfume!(rsrsrs)... brincadeirinha...
    Que fotos lindas!
    Aproveite cada minuto desse momento regrado, porém, especialmente "mágico" que está vivendo.
    Dedique-se e pesista no que está fazendo, pois, toda obra se expande bem quando é feita por pessoas que gostam do seu trabalho. Faça tudo com alegria e determinação, mas não deixe de se divertir... faz parte!
    Daqui estarei orando por você!

    Beijo carinhoso, Tia Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Ví o vídeo com a Yuri, muito bacana!!! É um bom motivo para sair na rua mesmo com o frio intenso!
    Se for patinar no gelo, tome muito cuidado - sabe do que estou falando, não?
    Beijos, bom fim de semana!
    Ma

    ResponderExcluir
  7. Yuu!!

    Num acredito! Sempre via uns livros desse Mika Waltari perdidos aqui em casa (O Egípcio e O Etrusco, acho) e num fazia idéia d q ele era finlandês! Q bizarro!
    Acho q todas as cerimônias (cristãs) ortodoxas são extremamente longas, pelo menos na igreja russa.
    E agora tou começando a entender pq a Finlândia tem uma das maiores taxas de suicídio do planeta.. Mas lembre-se: vc vai voltar para o Brasil, com aulas regulares intermináveis e vários encontros de trabalho em grupo!! Ai, acho q tou te encorajando mais ainda...o.O A questão é: existe salvação.

    Bjs! Mande mais vídeos!

    ResponderExcluir
  8. Yuubi-chan,
    a tia do Du acertou onde fica Tallin - ela merece um cartâo bem bacana pois esta charada foi difícil!!!
    Bjos,
    Ma

    ResponderExcluir
  9. Ow! gostei do video! *.* A música é linda! ^-^

    =***

    P.S.: Da outra vez esqueci de dizer o nome da uva, é Thompson! XD

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/