terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Agora sim!!

Faz menos de uma hora que eu postei pela última vez, mas vou continuar mais um pouco!!
Agora já tomei banho, estou com meu cházinho e com meu bolo de kiwi (!!) ao meu lado e posso continuar. Como comentário, esse bolo de kiwi é bem gostoso. Ele não é todo de kiwi, mas recehado com uma geléia de kiwi, e ao invés de colocarem o bolo em uma bandeijinha de plástico como é comum no Brasil, eles colocam em uma bandeijinha de chocolate!! Fica ainda mais gostoso!! xDD

Bom, então no final, eu achei onde ficava a empresa e fiz minhas ligacões. No meio de tudo isso, ia fazendo minhas compras, sempre de coisas para casa ou para sobrevivência xDD
Comprei meu gorro? chapéu?? coisa de colocar na cabeca?? em uma loja bem legal. Pra essas coisas me falta a companhia ou da Ju ou da Yuri. Elas iam me entender, no quanto essa loja era legal.

Quando cheguei aqui, meu apartamento realmente não tinha nada... No primeiro dia, a sacola das lojas americanas onde tinha vindo meu chinelo serviu de lixo. Ou seja, eu tinha muitas compras a fazer!!! Fui comprando coisas básicas durante a semana, como os shampoos, sabonetes e esse tipo de coisa. Também as coisas de supermercado, sopa amarela, exatamente como a que tem aí no Brasil, da Knorr, por exemplo. E os croissants são bem gostosos. Melhores que os do Brasil, embora sejam mais "oleosos"... Fica ótimo com margarina!! xD

Na segunda noite foi difícil dormir... Talvez por causa da diferenca no fuso horário ou algo assim. No segundo dia estava mais cansada, então desci do apartamento mais cedo, e fui até a loja de conveniências aqui do lado comprar café. Não era muito gostoso, mas serve ao seu propósito né? O curso de orientacão foi chato, como no dia anterior, mas dessa vez sentei ao lado da Rasa, e ficamos conversando. Na hora do almoco, levei todo mundo a outro bandejão, ao qual eu mesma nunca tinha ido antes xD Mas estava bem mais vazio do que o logo ao lado da sala de aula, onde estavam todos os outros intercambistas, e onde teríamos que esperar por toda a hora de almoco na fila... E depois do curso, mais monitoria... Fizemos cartão da biblioteca, e conta de internet, para usar os laboratórios de computacão. Podemos usar qualquer um, não é que nem na USP que sua senha só serve para a sua unidade... Mas não sei porque tudo aqui precisa de um cartão diferente!!! Tem um de estudante, tem um de biblioteca, tem um para usar as quadras, tem um para desconto em festas da Erasmus.... Hoje quando estava comprando sabonete, a moca na minha frente estava pagando as suas compras, e ela tirou da bolsa uma bolsinha com uma pilha de uns 5 centímetros de cartões dentro. Sem exagero. Sério mesmo!! Daí ela tirou dois, um cartão que devia ser de crédito ou débito, e outro que devia ser cartão de fidelidade da loja ou algo do tipo. Ou uma identidade... Parece que vc precisa de identidade para pagar com cartão de crédito aqui, mas não tenho certeza. Eu não precisei para comprar o meu computador... Eu acho. Não lembro direito!! Mas ela me pareceu bem profissional em encontrar os cartões, acho que já deve até saber de cor xDDD Foi bem rapidinho! E eu ainda tenho que carregar o passaporte, porque parece que eles não aceitam cópias!! Pelo menos é uma país seguro, e as chances de me roubarem são pequenas. Mas eu não ando perambulando por aí de noite também. Só aqui por perto. E como tudo fecha cedo, nunca é muito tarde...

Nessa quinta-feira, depois da monitoria, fui usar um pouco a internet. Fiquei verificando e-mails, e olhando as matérias para programar meus estudos. E depois disso, eu tinha ganhado um tour de ônibus por helsinki!! No dia anterior, ao marcar nossa presenca, podíamos escolher participar de um sorteio para esse tour. Fiquei muito em dúvida, sobre se marcava meu nome ou não, porque eu tinha muito o que organizar para casa. Mas acabei decidindo que, como era de graca mesmo... E eu ainda teria 5 meses para me acomodar por aqui!! xDD Depois que assinei, fiquei pensando que seria melhor não ser sorteada, e ir cuidar das minhas coisas. Mas ao mesmo tempo sabia que eu ia ser só porque não estava querendo. E não é que fui mesmo?? xDD
O Tour era às 17:00. Mas, como vcs viram pela foto que eu coloquei, a essa hora tudo já está muito escuro!! Então até que valeu a pena o tour. É bem bobo, só ficar vendo as atracões turísticas de dentro do ônibus. Além de que estava super escuro. E o pior: o guia era uma gravacão, de uma pessoa falando em uma das 7 ou 8 opcoes de língua que vc podia escolher, como inglês, finlandês ou japonês, entre outras. Bem solitário também, porque vc tinha que colocar um fone, e ficar por uma hora e meia quase sem falar com a pessoas sentada ao seu lado!! É claro que não fazíamos isso, ficávamos tirando o fone o tempo todo, mas eu achei bem esquisito. É bem high-tech, mas também bem anti-social, solitário e sem graca... Bem finlandês?! Até agora, conheci bem poucos finlandeses. Acho que posso falar que tenho uma amiga finlandesa?? A Johanna claro. Vamos esperar para o comeco das aulas. Tenho uma amanhã, na qual devem ser quase todos finlandeses. Que medo!! Eu e mais cerca de 70 finlandeses?? >____Bom, passamos por todas as maiores atracões turísticas de Helsinki. E no meio ocorreu o mais legal: comecou a nevar!! Para nós, pessoas de países tropicais, foi super legal. Primeira vez vendo a neve!! E nevou muuito esse dia. Desde umas cinco e meia até mais de dez da noite. Descemos no Parque Sibelius para olhar a escultura, apesar de estar nevando bastante. Vou colocar fotos em uma postagem separada porque dá o maior trabalho ficar arrumando aqui... Não é muito prático. E vou parar por aqui, porque preciso ir dormir logo.

BEIJOS!!
XD Yuubi

Um comentário:

  1. Yuubi,
    ainda bem que está com tempo p/ postar e compartilhar suas aventuras - estou vendo que quando eu for visitá-la terei uma ótima guia!!!
    Bjos,
    boas aulas!!!

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/