quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Escrevi no word, então tem cedilha!!

Jorge, o pior é que eu não tirei as fotos em preto e branco não!! Isso é só a cor da tarde finlandesa mesmo, especialmente quando está nevando. Não sei se já escrevi isso, mas depois que acabou o tour, eu, a Rasa e o Esra decidimos ir jantar. Levei os dois até o Unicafe do centro, que tinha ficado uns 20 minutos procurando no dia anterior. Chegamos um pouco antes de fechar!! E além disso, tivemos que enfrentar a neve e o vento, então estávamos todos andando abaixados, segurando as toucas e meio devagar xDDD Parece coisa de filme né?? Pelo menos para o pessoal aí no Brasil. Mais tarde, encontrei com os dois de novo, no Kamppi, que é tipo um shopping/galeria. Decidimos vir até o meu quarto, porquer nesse dia iria ter uma festa de boas vindas para nós, com comidas típicas finlandesas. Como a Rasa mora longe, não teria tempo de voltar para casa. No caminho para cá, tivemos uma mini guerra de bolas de neve. É bem divertido mexer na neve xDDD E pegar com a mão!! Mas é menos molhado do que eu imaginava. Tivemos que deixar todos os sapatos na porta, porque tinha um monte de neve nos sulcos das solas… Logo saímos para o KY Klubbi, onde parece que algum dos grupos de estudantes faz festa toda quinta-feira. Eu tinha levado minha carteirinha de estudante, mas o segurança não aceitou. Aparentemente, minha carteirinha internacional de estudante não vale pra nada aqui… Mas nem tinha me preocupado com isso, porque esse lugar fica a menos de 5 minutos a pé daqui do apartamento. Aliás, faço tudo a pé por aqui… A maioria das coisas fica bem pertinho daqui, em um raio de uns 2 km, 2,5 km. É claro que no fim do dia já estou morta né?? xDD De tanto andar pra lá e pra cá!! E de vestir e tirar as roupas de frio, e de carregar as coisas na mochila quando se está dentro dos prédios… etc =P

Enfim, fui até a festa. Tive que passar em casa para buscar meu passaporte, mas aproveitei para trocar de roupa (já que voltei sozinha), passar um hidratante no rosto, etc. O rosto e as mãos ficam muuuito ressecados aqui, por causa do vento e do frio. E vc também sempre esta despenteado. Bom, a não ser que vc seja finlandês, daí as técnicas de se manter sempre bem arrumado independente das condições externas já correm nas suas veias =P. Também foi divertido voltar para ficar pisando na neve, que devia ter mais de 10 cm de profundidade na calcada xDD Realmente a maior diversão!! Pelo menos para mim… Pena que foi por pouco tempo, o otousan tá vendo muito mais neve lá nos states!! Que inveja!! (?) xD Chegando lá, as comidas já estavam sendo raspadas de seus recipientes, mas consegui pegar uma almôndegas, um pouco de salmão defumado e uvas… Como é mesmo Ju?? Do seu pai e seu irmão frescos, sem semente?? xDD Pelo menos foi bom comer uma frutinha… Só não tinha nada de diferente. Ah!! Também comi um pão com geleia de Cloudberry. É uma geleia meio verdinha, meio amarelinha… Mas não lembro mais do gosto, vou ter que comprar de novo!! xDDD O ambiente do clube era bem legal, mas a festa foi bem chata. Tinha que pagar dois euros para deixar os casacos no guarda volume, e as pessoas mais avisadas estavam vestindo regatas lá dentro. Tinha muitas pessoas com copos ENORMES de cerveja, mas ninguém bêbado ainda: era pouco depois das 21 horas… Então também não tinha ninguém dançando ao som da música altíssima, que impedia que as pessoas conversassem. Fiquei assistindo uns desfiles de moda de praia (!!) que estavam passando numa tela por cerca de 40 minutos, e depois decidi ir embora. Tem jeito pior de gastar dois euros?? xDD Já estou até imaginando as respostas a esse comentário…

Na sexta-feira, fomos até a nossa queridíssima Faculdade de Ciências Comportamentais. Lá não fizemos muita coisa. Almocamos com alguns dos representantes internacionais, etc (que eram quase todos jovens.) Conheci a Niina, a Mona, e a Ms. Hilkka Pakarinen, que é a pessoa responsável do Departamento de Psicologia. Intercambistas de psicologia esse semestre somos só eu e a Rasa… E pensar que no semestre passado tiveram muitos mais!! Então lá, para nossa grande felicidade descobrimos que não iria haver nenhum curso com aulas em inglês no departamento de psicologia. As aulas de Traffic psychology, por exemplo, que eu achei que iria fazer, não são aulas. É só uma prova escrita!! Que coisa mais esquisita: os estudantes finlandeses podem ganhar créditos com esses written exams, que são provas que vc faz, completamente individualmente, a partir da leitura de uns 5 a 7 livros o.O!! De novo, as pessoas se isolam… Ficam em casa lendo 7 livros em vez de ir para a faculdade… que coisa triste não?? Tá certo que vc pode aprender bastante com esses métodos, mas eles são tão solitários… Acho que a educação finlandesa só é boa mesmo para os finlandeses. Acho que o currículo que eles oferecem para estudantes de intercâmbio é o mais… bom, unwelcoming possível. Com excecão da faculdade de educação que planejou os cursos para que eles não batessem uns com os outros, planejar o seu semestre é o inferno na Terra. Helsinki é muito legal e tudo mais, mas eu já falei isso para algumas pessoas antes, e esse lugar faz muito mal para a sua saúde mental. Se eu tivesse que responder àquele tal de QSG?? Era isso? De novo, (questionário de saúde geral ou algo do tipo para aqueles que não sabem…) Meus níveis de stress estariam assustadoramente altos… Some a isso estar do outro lado do mundo, ouvindo todo mundo falar finlandês à sua volta… E o pior é que se esse tal questionário fosse aplicado mais de uma vez por dia, em muitos dos momentos não acadêmicos, minha saúde mental se mostraria perfeita, uma vez que é o máximo estar do outro lado do mundo, em uma cultura mega esquisita, numa grande aventura (?)… É realmente uma pena que o curso “O modo de vida finlandês” foi no semestre passado. Grande parte desse programa seria para comentarmos o choque cultural, que a maioria das pessoas está sentindo bem fortemente. Menos a Rasa, coitada, que queria alguma emoção nessa mudança… Ela disse que é tudo muito parecido com a Lituânia… =P A gente já falou para ela sair do Primeiro Mundo e ir visitar a gente no Brasil ou na Namíbia. Aí ela vai sentir, com certeza! xD Isso não aconteceu na sexta-feira, mas já que estamos no assunto estudos, vou aproveitar e falar sobre tudo que tenho sobre esse assunto. Sério, o semestre deles é uma bagunça. Só eles mesmo para se darem bem com isso… Vcs precisam ver meu calendário. Devo ter só umas quatro aulas em marco. Fora as aulas de Finlandês, que são a única coisa aqui que tem um horário regular. Para todo o resto das matérias, Por outro lado, Abril parece uma loucura… Isso principalmente porque todos os cursos exigem uma quantidade absurda de trabalho independente, em casa. Sempre o triplo ou quádruplo do que o tempo de aula. De novo, vc tem que fazer tudo sozinho. Decidi fazer uma curso que é online… Vc tem que ficar lendo artigos, depois vc escreve seus próprios trabalhos, depois posta na internet, e tem que ler e comentar os trabalhos dos seus colegas de grupo. Tudo sem ninguém precisar se encontrar face a face. Vc se encontra com essas pessoas duas vezes: nas duas aulas em sala que vão ser dadas, infelizmente para mim em finlandês. A primeira foi hoje e eu estava lá, para falar com a professora. SIM, eu assisti a uma aula em finlandês hoje. Mas a professora foi super legal comigo, até pediu desculpas, disse que não sabia que iria ter estudantes intercambistas no departamento (na verdade sou só eu…) que senão ela teria preparado coisas em inglês também. Como eu só fiquei sabendo desse curso na sexta-feira, eu também não tinha como ter avisado antes. Bom, no final, eu também pedi desculpas, por ser a única estrangeira no meio de 75 alunos finlandeses… Espero que isso não cause muitos problemas… Esse sistema de estudos não fez ninguém até agora se sentir muito welcomed…(desculpe!! >__<) Embora todos sejam sempre muito atenciosos e legais (não exatamente amistosos ou simpáticos). É tão complicado, especialmente porque tem tão poucas opções… Acho que vou conseguir fazer um ou dois dos cursos que eu pretendia… Daí vc pega as informações do curso, e vc tem que ficar marcando no calendário que dias e horas vc vai ter o que. Muitos cursos duram cerca de um mês, vc tem aulas duas vezes por semana, ou três, depende de sei lá o que. Tipo duas semanas segunda e sexta, depois vc tem aula na terça, quarta e sexta só uma semana, e depois volta. Mas aí complica, porque vc perde duas aulas de outro curso na terça e na quarta, e não pode porque cada um só tem 8 ou 10 aulas, e duas, seguidas ainda por cima seria demais… Acho que estou confundindo vcs… é o quão confusa eu fico também… E daí vc tem que fazer créditos né?? Não tem um mínimo necessário, mas eu não vim até aqui só para brincar também né?? Por outro lado, estou com medo da carga gigantesca de trabalho individual, porque não quero levar vida de bookworm aqui!! >___< Imagina vir até Helsinki para ficar a semana toda trancada em casa estudando?? Também não dá né?? Então vou fazer pelo menos 20 créditos. Ou era a ideia inicial. Mesmo com as poucas opções, estou com vontade de fazer metade das matérias de educação… =P E agora?? Será que eu vou fazer o mesmo que eu acabo fazendo na USP e mega carregar meus horários?? O______o’’ Acredito que não. O problema que me dedicar bastante é o meu forte né?? Por isso não posso pegar matérias demais xDD Mas tem uma que o professor prometeu chá e biscoitos toda aula e está soando muito tentadora! xDDD

É… meu problema mesmo é que psicologia aqui tá difícil. Não acho que vou incrementar muito meus conhecimentos de psico por aqui, mas tudo bem. Acho que vou ir treinar Aikido… e tentar encontrar os jogadores de Gô… ué… mas não era Finlândia?? O.O Ok, dança finlandesa então?? Não sei se eu vou conseguir fazer o esforço de pegar carteirinha de esportes, para fazer essas aulas… O pior é que custa 57 euros!! Mega caro!! E mais uma carteirinha pra lista!! xDD Tô achando um pouco caro de mais… E to andando o suficiente para exercitar um pouquinho!! Mãe, pai, o que acham dessa coisa de esporte??
Estou realmente com medo da carga de trabalho independente... Tenho que comecar a ler!!

Bom, tenho que parar porque está um pouco tarde. Não que eu tenha alguma aula essa semana… =P E só para constar: Hoje pela primeira vez, saiu o sol!!! xDDD Vcs não têm ideia de como isso foi uma coisa feliz.

Ah!! E como presentinho: meu teclado tem essas teclas: åÅäÄöÖ ½§£€... tudo nas teclas mesmo!! xDD

Beijos a todos!!

4 comentários:

  1. ae neee ^^
    pela primeira vez nos falmos via tel-skype xD~~
    aiai.. acho q esse dias to muito sedentaria T.T
    apesar de hoje eu pratiquei um exercicio muito comum para as pessoas dependentes do transporte publico T-T contorcimento-no-onibus-lotado-(em parte por pessoas chatas ¬¬)-em-dia-de-chuva-no-horario-de-pico uu~
    da proxima vez vou andando mesmo ¬¬'''

    as coisas ai na finlandia são estranahs mesmo O.o'''
    auhauhau xD~~~
    fala pra rasa vir aqui em casa ^^
    dai ela vai ter uma mega quebra de cultura /o/~



    bjs=****
    Yuri
    PS: "O que é aquela coisa estranha voando na finlandia??O______O""

    ResponderExcluir
  2. Yuubi-chan,
    não se preocupe em fazer tantas matérias, tente fazer aquelas que te interessa e peça orientação aos professores, comente sobre seus receios por não conhecer o sistema de ensino - e sinta (na própria pele) as vantagens e desvantagens, perceba as suas reações e a de outros intercambistas a novos conceitos - acho que este é o objetivo principal do intercâmbio. Nem pense em ficar trancada só estudando!!!
    Bjos, abços bem apertados!
    Ma

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuubi !
    Puxa depois de tudo que lí, acho que sou eu que estou precisando de uma terapia psicológica ... que confusão, heim ?! XD
    Mas tenho certeza q vc se sairá bem em tudo que optar fazer e concordo com sua mãe, nada de ficar trancada no quarto só lendo.
    A Miho acha que o carro nevado é um corsa.
    Estou adorando te acompanhar nessa viagem !

    Beijos, Tia Meire

    ResponderExcluir
  4. Ola Yuubi

    Acho que agora vc tem certeza porque formam tantos psicos aí.

    Se quiser fazer uma coisa que os fim landeses fazem bastante, tente aprender TANGO. Isso mesmo, depois dos hermanos, eles são os melhores, segundo ouvi de um amigo que trabalhou nessa região estranha. Eles não tem aulas de esqui nórdico? Só acho que deve ser um pouco puxado.

    Acho que se fizessem esse cursos na Sanfran ou na Poli, com certeza teriam grande adesão. Muitos aparecem só para assinar a lista, ou pior, só para fazer a prova.

    Apenas uma pergunta. No dia que saiu o sol, não foi o dia mais frio?

    Gostei do presentinho das teclas do seu computador. Será que vc tem essa aqui, ¢? 8P
    Vc consegue ler em nihongo?

    A tia Mi perguntou se os livros que vc lerá são em fim landês. E mandou um beijo e um abraço, nessa ordem.

    Mega []s
    Tio Jorge

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/