domingo, 11 de janeiro de 2009

Em pé, na railway station

Puxa, como vcs estavam realmente chutando baixo, porque eu estou na finlândia né?? Bom, a foto é da Catedral de Helsinki, que fica na "Senatesquare" (não sei como se escreve exatamente) as 17:00. Então,quem foi msm que acertou?? Eu não lembro agora, pois estou escrevendo, como o título diz, em pé, no meio da estacão central de trens. Uma hora internet nessas condicões custa 2 euros, e é o melhor que eu posso fazer domingo a noite, pois praticamente tudo está fechado. Não é muito confortável, mas tudo bem.

Bom, como eu tenho 37 minutos sobrando, e não tem ninguém no MSN, vou continuar escrevendo.

Nos encontramos com a Johanna no térreo do nosso apartamento. Mas ela se atrasou um pouco,então eu fiquei conversando com um italiano, depois com mais uma menina que mora por lá. Depois fomos em um grupo mais ou menos grande até a faculdade. É muito difícil aprender o nome de todo mundo... Ainda mais porque são nomes em todas as línguas possíveis... Ontem conheci uma japonesa chamada Koko, e uma tailandesa chamada Natti, sei lá como se escreve. Todos malucos... Mas depois falo mais sobre isso.

Chegamos na universidade bem na hora de comecar o curso de orientacão, que é bem chatinho. Mas tinha algumas informacões importantes. Durou o dia inteiro, fomos comer pela primeira vez no bandejão daqui, que custa em geral algo entre 2,50€ e é bem gostoso, com certeza bem melhor do que o bandejão da USP. Vai ser provavelmente a minha única fonte de alimentacão saudável aqui. Porque todo o resto é um pouquinho caro, e já estou gastando bastante. Também vou precisar comprar mais roupas de inverno, porque o que eu trouxe com certeza não é suficiente. Conheci mais um monte de gente nesse primeiro dia, como a Binga, que é também de algum lugar da África. Tem um monte de italianos aqui. E chineses claro, mas eu só conheci os italianos. A menina que estava sentada do meu lado no primeiro dia era a Anna, também italiana. No final desse curso, quando ainda eram uma duas da tarde, fomos divididos em grupos de acordo com a nossa faculdade, para participarmos de sessões de "monitoria". A minha "tutora" se chama Pilvi, e estuda educacão. Tem duas faculdades diferentes para educacão aqui, de educacão e educacão aplicada, para formar professores. E elas representeam mais da metade da Faculdade de Ciênciuas Comportamentais com uns 3000 alunos, contra 700 da psico daqui. Bem diferente do que no Brasil né??? E sabe o que mais?? Isso eu gostei de ouvir. Aqui, entrar em psicologia é tão difícil quanto entrar em medicina!! E parece que artes também é bem difícil. Será que nós psicólogos somos mais reconhecidos por aqui??? Talvez...

A nossa tutora nos levou para nos registrarmos como moradores de Helsinki. Todos os que ficam aqui por mais que 3 meses tem que fazer isso, e é bem fácil e rápido. Preencha d0is formulários curtinhos com seu endereco e nome, entregue para a moca do balcão, mostre seu passaporte e pronto. Você já é oficialmente um morador de Helsinki. Depois disso fomos pegar nossos Travel cards, que é como o nosso bilhete único. A diferenca é que vc pode ou colocar dinheiro como nós fazemos, ou comprar tempo. Isso permite que vc use esse cartão o quanto quiser por esse período, que pode ser de até um ano. Eu moro bem perto da faculdade, então eu só coloquei um pouco de dinheiro. Não acho que eu vá usar muito. Depois disso fomos até um R-Kiosk, que é uma lojinha de conveniências, que tem em toda esquina por aqaui. Lá vc pode comprar chips de telefone celular, que é o que as meninas do meu grupo queriam fazer. Eu não comprei um, e acho que nem vou comprar. Será que eu sobrevivo sem celular por meio ano?? Não tem sido um rpoblema até agora, eu sou só mais difícil de contatar. Eu realmente gostaria de continuar escrevendo, mas as minhas mãos estão congelando... Escrever de luva dá muito trabalho, então depois eu continuo,. ok???

beijos a todos!!
Vou pensar num prêmio para quem acertou meu desafio!! XDD

12 comentários:

  1. Carolzinha,

    Saudades de vc, menina!!
    Pode parecer estranho, mas estar longe de vc e do Du que nos fds voltavam pra casa, dá um vazio, saudades em dose dupla.
    Agradeço por postar suas experiências com detalhes, nós q lemos, viajamos virtualmente.
    Abraços,

    Miriam

    ResponderExcluir
  2. Carol,

    Fico feliz que você esteja conseguindo realizar seus projetos.

    Duas perguntas: Um prof. de Pós da Poli (Diniz da Gama) disse que um lugar que voltaria, seria a Finlandia pois aí tinha encontrado as moças mais bonitas que havia visto. É verdade (NÃO CONSIGO ENCONTRAR INTERROGAÇÃO)
    Próximo do ap. do Du em Berlin tem MCDonald, Carne argentina e restaurante Japonês (apesar de eu achar que ele irá com parcimonia)guardando seus euros para os concertos. E aí em Helsinki

    Abç

    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Ei, quanto custa um celular? Veja algum bem simples só p/ receber e fazer chamadas numa hora de emergência... Veja com o pessoal que está aí a mais tempo.
    Bjos,
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Feliz estadia, bons estudos e muito sucesso na Finlandia !!!
    Miriam (tia do Du)

    ResponderExcluir
  5. Oi Filha

    Estou lhe escrevendo de Chicago,Chegeui hoje de madrugada a 1:00 h sai hoje 5 h da matina para Indianopolois e já estou de volta a Chicago 16:00 h. Fizemos uma palestra lá em Indianopolis e voltamos, o programa de amnahã cancelaram, pois não há condições de clima para deslocamento, onde iamos Fargo está menos 20 C e Nào dá para ir lá...Ficamos por aqui que está só uns -7 tem nevado um pouco, lá fora esta branco...
    Fico aqui ainda até o final de semana, felizmente estou no aconchego do Hotel, sem problemas.
    Sobre o fone você sobrevive sem ele, seguramente, mas acho conveniente voc6e comprar um pelo, menos podemos entrar em contato com você, pois de outra forma, só você ligando, e isso me soa um pouco, inseguro, portanto é melhor você ter um celular, assim poderemos ligar e falar contigo, para matar as saudades, escrever é bom mas ouvir a voz as vezes é melhor.Ontem a noite fiquei pensando nisso, em contatar você sem fone???
    Cuide se

    beijos

    papai.

    ResponderExcluir
  6. Filha qual é o blog do Edu ???
    Você pode me passar?

    bjs
    pai

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Carol,
    Enqto vc precisa de luvas de lã, nos estamos num tempo "maluco": calor mto forte, pancada de chuva esparsa e ar seco. Alimente-se bem e cuide-se. Lena (tia do Du)

    ResponderExcluir
  9. "Aqui, entrar em psicologia é tão difícil quanto entrar em medicina!!"

    Não seria o caso de 'entrar em medicina é tão fácil quanto entrar em psicologia'?
    :P

    Enfim, vou acompanhando o blog, mesmo que não comente sempre.

    Uma boa aventura,
    \o

    ResponderExcluir
  10. Oi Yuubi

    Foi o tio Takao que acertou. Mas foi realmente às 17.00 ou foi às 17.01? Tenho minhas dúvidas.
    A proposito, qtas horas vc estão em relação ao GMT?

    Acho que é por causa do longo inverno que formam tantos psicos aí na Fim landia.

    Se minha memória não me engana, na França o telefone pre da Orange estava em torno de 39 euros, e o cartão 29 euros e ainda dava créditos para muito minutos.

    Pelo comentário de seu pai, acho que metade da familia da sua familia está no congelador e a outra, no forno.

    []s
    Tio Jorge

    ResponderExcluir
  11. O celular aqui em berlin custa a partir de 20 euros. Acho que hoje a tarde compro o meu...

    ResponderExcluir
  12. Olá Yuubi,

    Puxa! Que legal para um domingo à noite!
    Brincadeirinha... Eu sei como é chato ficar na Europa durante o inverno. Tudo fecha cedo, exceto os bares e afins. Além disso, dá uma preguiça de sair para passear! No verão é bem melhor. Dá para passear no(s) parque(s), no fim de semana há feirinhas de artesanato, festival de música etc. Com certeza vc vai curtir mais.

    Vc conheceu pessoas malucas? Isso é normal. Quando fiz o curso na França só tinha gente doida. Para vc ter uma idéia, a menos doidinha era uma chinesa que falava sozinha.

    Vc disse que a comida é cara. Vc sabe quanto custa um almoço num restaurante?
    Falando em comida, vc experimentou os derivados de leite? Acho que são ótimos.

    Bom, escrevo mais depois.

    Bjs,
    Tia Mi

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/