quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Hei, Moi, Moikka!! xDD

Moi!! xDD Agora que já tive uma aula de finlandês, vou ir colocando algumas coisinhas para vcs. Sabiam que em finlandês, Brasil é Brasilia? xDDD Temos o nome da nossa capital, aqui na Finlândia! =P Nem ia escrever hoje, porque estava me sentindo super cansada, mas agora que são uma e meia da manhã, perdi o sono. Mas decidi escrever em agradecimento ao grande número de comentários que eu tenho recebido! XD De qualquer forma, tem sido assim quase todo dia… Em vez de me ajustar ao horário local, com o tempo só piorou a situação… Durante o dia, a gente sente mesmo muito sono por aqui. Todo mundo sente. Por isso, os recordes no consumo de café são realmente reflexo de uma necessidade diária. Sem isso, vc não consegue fazer nada… A sonolência que dá por aqui é daquelas em que seu cérebro fica lento, e se vc deita na cama de tarde, sente que seu corpo todo está pesado. De manhã também é assim. Acordo com uns 50 kg extras. Pelo menos uns 40 a mais do que costumava ser no Brasil. No Brasil, dava preguiça de manhã, além das típicas cochiladinhas extras. Aqui, é realmente uma batalha. E dificilmente eu cochilo quando tenho que sair, porque senão a sensação é de que só vou acordar depois de algumas horas (se vou ficar só em casa, acabo realmente dormindo mais algumas horas xDDD). Ou seja: o dia não rende muito por aqui, para ninguém (quase), sem uma ajudinha da cafeína. Ainda bem que, como aprendemos em neuro, uma overdose de cafeína é praticamente impossível xDDDDD

Mas na verdade, acho que meus dias andam assim porque estou resistindo a aderir a esse hábito… Afinal, não é muito saudável. Estava tentando sobreviver só com meu espírito e forca de vontade, mas acho que estou a ponto de jogar a toalha… Fazer o que né?? Agora chegou a hora de estudar!! Só não sei se isso é bom ou ruim… xDD

Bom, sobre a competiçãozinha do último post, o Ale ganhou com certeza!! xDD Gostei da descrição. E bizarramente faz muito sentido. … =P … XD Não se preocupe, que vai ter premiozinho. Só não sei o que ainda. Os postais do tio Takao e da Ju já foram colocados no correio ontem, vamos ver se vão chegar direitinho!! (e quanto tempo isso vai levar… porque a minha carta de aceitação demorou um mês mais ou menos, eu acho… ou seja: esperem sentados.) [oh my god, acabei de perceber que esse teclado não tem brolhos!! X____x o que será de mim?? XDD sorry para aqueles que não entenderam...] E o premio dos tios do Du está sendo preparado também.

Continuando minha quarta passada, depois de tirar aquelas fotos, fui até o tal do café, mas não entrei. Do lado de fora tinha uma vista bonita do mar, de onde tirei mais fotos. Achei super legal esse barquinho, que é o único que eu vi na água, se é que podemos falar água... xDD



E também um carro um pouquinho peculiar estacionado…



Depois, continuei andando a beira-mar, tirando mais algumas fotinhos. Como vocês podem ver, está mesmo tudo congelado. Aparentemente, as pessoas vão patinar nesse mar de gelo. Quem me contou isso foi a Katy, uma americana do Tenesee (como escreve??), que disse que também andou por cima do gelo!!



Essa é uma parte que deve ter desgrudado da margem, já que a borda esta suja de terra. Aqui a camada não está muito grossa.



Mais mar de gelo, com o sol no fundo...



Ai, ai, que saudades desse sol...



Essas plantinhas estão em todas as margens por aqui...


Várias das fotos acima foram tiradas desse cantinho. É como uma plataforma, que vai um pouco para dentro da água. Enfeitada com os patinhos que são comuns por aqui... até o banco ganhou pés de pato!! xDDD E uma vizãozinha conhecida: pichacões no banco!! Mas nem duvido que tenha sido estrangeiros... Bom, vai saber né? A juventude está mudando emtodo o mundo, então não dá para saber o quanto os jovens finlandeses andam aprontando... Algumas vezes eles até atravessam a rua quando o farol está vermelho e não tem nenhum carro à vista!! xD


Passei por umas quadras de tenis, e depois fui me enfiando por umas ruas pelas quais ainda não tinha passado ate chegar de volta ao meu apartamento. Aliás, eu tinha falado que os assuntos iam diminuir, mas parece que eu estava errada. Continuo uma semana atrasada nas postagens!! E semana que vem ainda vou ir viajar para Berlin, para me encontrar com o Du e conhecer a Alemanha… Ou seja, assunto tem de sobra. Qualquer coisa começo umas aulinhas e finlandês aqui.

Quando cheguei no apartamento, decidi ir lavar roupa. Não tenho uma laundry basket, então coloquei minhas roupas em uma sacola de supermercado mesmo. As sacolas de supermercado aqui são enormes, pelo menos umas 3 vezes maiores do que as que costumamos encontrar nos supermercados daí. E quase sempre são cobradas, como eu já disse =P Peguei também meu sabão em pó Omo, e saí para procurar a lavanderia. Essa, como todos os outros lugares nesse país, não foi muito fácil de encontrar. Fica no prédio B, que é separado desse e, como alguém já tinha imaginado, fica do porão do prédio =P Então vc tem que abrir caminho por um monte das costumeiras portas pesadíssimas, que ficam sempre trancadas por uns caminhos subterrâneos, até chegar na salinha onde ficam as máquinas. Pelo menos não tem que colocar moeda. E sobre as portas, eu tinha dito algum outro dia que fazia sentido elas serem pesadas para não ficarem batendo com o vento, certo?? Mas daí eu percebi que, mesmo portas internas, como por exemplo de banheiros de lojas de departamento, são igualmente pesadas (não do meu banheiro, ainda bem! xD), mesmo estando envoltas por pelo menos uns 30 metros de prateleiras, que são sempre protegidas do exterior do prédio por portas duplas (pesadas, claro!) no térreo, alguns andares acima do solo (ou seja, sem portas, muito menos janelas abertas) e um sistema de aquecimento que, mesmo estando todo mundo vestido para um frio abaixo de zero, geraria um monte de reclamações se estivesse mantendo o ambiente a menos de 22 graus célsius (e portanto, não deve ter propósito de aquecer as pessoas com o exercício também. Acredite, não precisa…)

Agora voltando a lavanderia, o lugar não é assustador como seria de se imaginar. Só a ideia de estar embaixo da terra, separada do ar livre por pelo menos 3 ou 4 portas trancadas que não é tão divertida. Ao lado da lavanderia ficam as saunas. Tem todo um sistema para utilização das saunas, mas eu devo ir lá amanhã, então depois explico direito. Novamente à lavanderia… tem umas 6 máquinas de lavar, e 3 de secar. A máquina de lavar não apresenta grandes desafio, embora tenha um monte de ajustes a serem programados, todos em finlandês, claro, e surpreendentemente, sem instruções em inglês disponíveis. Só algumas folhinhas, que continham umas explicações bem ruinzinhas… Você tem que escolher a temperatura da água, e mais algumas especificações que eu ainda não sei o que eram, mas deu tudo certo, minha roupa saiu lavada e limpinha depois de 24 minutos. O problema são as máquinas de secar. Ah, essas tumble dryers… Têm um nome tão estúpido, não acham?? xDDD Programei uma vez para meia hora, à temperatura normal de secagem, 60 graus. Não secou nada. Programei para mais uma meia hora. Voltei e estava tudo na mesma. É verdade que as roupas pareciam quentinhas, mas completamente úmidas ainda. Decidi exagerar e colocar mais 50 minutos. E não é que não deu em nada?? E esse era o tempo máximo de programação da máquina!! Até agora não sei qual era o problema. Será que eu preciso colocar a 80 graus, mesmo estando escrito que essa temperatura é só para tecidos muito pesados e difíceis de secar?? Amanhã vou perguntar para outras pessoas. Porque aquele dia, tinha mais algumas pessoas comigo na lavanderia, mas ninguém conseguiu nada… Então no final, pendurei tudo pelo meu quarto, e no dia seguinte estava tudo seco. Por causa do aquecimento, o ar aqui dentro fica bem seco. As roupas, depois de secas, ficam com aquele seco “duro” sabem, de que secou até demais?? xDDD Mas isso só acontece quando as roupas estavam úmidas, e depois voltam ao normal aos poucos. Bom, então foi isso que aconteceu na minha quarta feira.

Ah!! E tinha alguém me perguntando sobre como é o banho aqui, é?? xDDD Não se esqueçam que meu quarto também tem um aquecedor super potente, e que eu iria lá reclamar se estivesse a menos de 22 graus aqui dentro (na Finlândia, faca como os finlandeses!! xDD) Ou seja: no inverno, é mais difícil tomar banho aí no Brasil do que aqui.

Hoje vou ficar por aqui, porque está tarde. Pode não parecer para vcs que lêem esse texto tão rapidinho, mas já se passaram uns 40 minutos desde que comecei a escrever. Acho que minhas habilidades de digitação estão meio ruins, porque nem preciso parar para pensar sobre o que vou escrever… é só digitar direto. Mas também, as condições aqui não estão ideais… depois conto mais.

Beijos a todos!!

7 comentários:

  1. Yuu, vc centrifugou as roupas antes de botar na secadora? Tlvz ajude. =) Mas como vc eh mais dona de casa do q eu, deve ter lembrado d fazer isso..

    E Brasil em russo tbm eh Brasilia!! Olha, finlandês não é tão absolutamente isolado das outras línguas!!

    Ai, sabe o que eu lembrei? Uma vez um amigo meu da Finlândia me mandou umas balas esquisitas daí... Eram pretas e borrachentas, e eu falava q eram q petróleo, pq além d td tinham um gosto horrível! Fuja delas!! hauahuah

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carolina,

    Nossa !!!!! estou adorando ler seu blog...muito dezzz !!!
    Acho que deveria escrever um livro na sua volta para o Brasil...achei muito interessante quando você fala sobre o sono e o dia que não rende muito por aí...seria bem legal na sua área se aprofundar neste assunto...

    Continue com seu diário para que possamos viajar com você!!!

    Beijão,

    Tia Tânia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Yuubi

    Hoje está frio em Sampa, 19ºC. Que coisa!!

    Imagine ficar com overdose de cafeína, só com uns 2 litros por dia de café. Mas isso pode ser contornado com 5 litros de Coke. Mas isso tem consequência, uma bela gastrite.

    O carro que vc fotografou deve ser um Lada (russo), mas a única pergunta que nos fizemos é: por que a chaleira no capô e a panela no teto?

    Será que eles deixam entrar com uma mochila nos mercados? Nesse caso, vc não precisaria comprar as sacolas nem levar um monte delas na mão. E tb dá para levar as roupas. 8P

    Não esqueça de comprar perfumes. Acho que vc sabe porque os franceses fabricam os melhores do mundo, senão souber, programe uma viagem para Paris e fique uns tempos dentro do metro. 8DDDDD.

    Aproveite bem a viagem para Berlim e se possível visite Praha (Praga). É muito bonita, romântica e barata. 8P

    Tia Mi e Tio Jo

    ResponderExcluir
  4. eu ia perguntar a mesma coisa uu~
    pq raios tem uma chaleira grudada no carro??!!! ò.ó
    a Finlandia ralmente é assustadora uu~
    principalmente pq não tem brolhos ><
    vou por uma aqui pra vc =3 "¬¬"
    copy and paste agora xD se vc quiser usar ^^"



    bjs=*****
    Yuri

    ResponderExcluir
  5. Oi, filha

    Hoje estou em Atlanta, emos frio aqui, mas de qualquer maneira frio, uns 3C, ou menos!
    Sobre o sono, o segredo é não dormir durante o dia por mais sono que tenha, por uns dois dias seguidos, assim voc6e dorme de noite e aí entra no fuso...outra é não comer muito a noite até entrar no fuso, pois isso ajuda, ok?
    Veja se consegue, outra e nào tomar café de tarde ou de noite, para quem não está acostumado a toamar café isso atrapalha, a noite!!!
    beijos

    Cuide se

    pai

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Como é dificil lavar e secar roupa ai, não? Eu, que tenho dificuldade em manejar "maquinas" e não sou mto esperta (como vc), sofreria um bocado. Estou adorando o seu blog (e aprendendo mto) Beijos, Miriam (tia do Du)

    ResponderExcluir
  7. Ueba! Ganhei! Uhuu! XD

    O banco com pés de pato são muito legais, pena estar pichado!

    Mas o carro das chaleiras certamente é o mais legal!! Hahahah! Como você encontrou um desses estacionado, assim?!
    Tá... Eu já vi uma foto de um cara ao lado de uma espaçonave alienígena, que ele diz ter encontrado estacionada ao lado da Faculdade de Educação Física da USP (!)... XDDD
    ( http://www.700km.com.br/mundobizarro/myself.2.jpg )

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/