sábado, 24 de janeiro de 2009

Amanhã já é sábdo. E depois, é ano novo chinês.

Olá!! xDD como vão?? Bom, já faz um tempinho que eu não posto neh?? xDD E tenho muitas coisas para contar!! ^^

Na quinta feira da semana passada, eu saí com a Rasa para andar pelo cemtro e procurar roupas de inverno. Mas não conseguimos encontrar nada que parecesse bem quentinho… Espero que o inverno não piore muito ainda… Eu aprendi a me vestir para o tempo de agora, mas se ficar mais frio não sei se vou conseguir direito!! Ultimamente não costuma ficar menos do que -3 graus… nem mais do que 0. Embora agora esteja um pouco menos do que -6 lá fora!! Bem que eu percebi que estava mais frio… Vocês consegue preceber bem quando está mais frio, principalmente pela sensacão do rosto. Quanto mais frio, mais vc sente seu rosto duro e gelado. E a temperatura caiu bem rápido hoje… Geralmente ela fica mais ou menos estável o dia todo, mesmo de noite, mas hoje ela caiu e graus em menos de duas horas!! Porque será?? Agora a proóxima semana é um mistério. De acordo com a previsão do UOL, a mínima será de -9. Mas de acordo com a previsão de um site finlandês, vai ser de apenas -3. Desculpem a falta da bolinha indicadora de graus… Não sei como fazer nesse teclado.

Minhas costas andam doendo muito de digitar aqui… Preciso de uma cadeira com encosto direito!! A cadeira que tem aqui é péssima para ficar no computador. Para escrever na mesa também. E como eu não pretendia sair carregando o notebook, eu comprei um que é um pouco pesado, então não pretendo sair levando ele nas costas para todos os lados. Puxei a mesa para me sentar na cama, o que ajuda um pouco porque a altura do teclado fica um pouco melhor. Mas ainda está muito longe do ideal. Outro dia, eu coloquei o computador na cadeira, e me sentei no chão, em cime de um tapete, comprado na IKEA por 1,90 euros. Mas é bonitinho!! xDDD
Bom… Voltando à semana passada!! Na quinta-feira, então, fomos olhar roupas pela cidade. Mas eu, sendo eu, logo cansei de ficar olhando roupas e mais roupas, então fomos procurar a Academic Bookstore, para olhar alguns livros, para variar um pouquinho. Vi vários livros legais, mas nenhum que estivesse em promocão. Como no momento comprar livros não e nem de longe uma prioridade não comprei nada. Em vez disso, comprei alguns cadernos. Depois disso, fomos de volta até a Railway Station (que é um equivalente finlandês da Potsdamer Platz; se vc não entendeu a piada, leia dutsato.blogspot.com), e no final apenas passamos no supermercado para fazer algumas compras. Voltei para casa, pois nesse dia, tinha sido convidada para o jantar do quinto andar. Algumas pessoas que estão aqui desde o semestre passado se cansaram de nem saber quem eram seus vizinhos e decidiram fazer uma festinha particular só para os moradores do quinto andar se conhecerem. Então na hora marcada, fui para o corredor trancado que fica ao lado da minha porta, e fiquei conversando com os meus companheiros de andar. Foi uma festinha boa. Conheci as pessoas que morar nesse andar, e experimentei um macarrão esquisito! xDD Conheci duas meninas alemãs, e uma dela me chamou muito a atencão por ter um cheiro muito forte de maquiagem antiga… Não que fosse ruim, extamente, mas esse cheiro me chamou muito a atencão… Me lembra um pó de arroz antigo, ou alguma base antiga, que eu devia pegar da minha mãe quando tinah uns 10 anos de idade para brincar. E ela realmente usava uma maquiagem bem grossa. Antes dela chegar, as pessoas do andar estavam comentando que ela era meio estranha, que quase nunca saia do quarto dela e não era muito sociável, mas eu achei ela bem legal, e bem simpática também. Nesse dia também conheci a Katy, a americana de quem eu falei outro dia. Depois de um tempo, a nossa festa particular acabou recebendo mais convidados. Como era quinta feira, e portanto, dia de festa Erasmus, tinha muita gente no prédio só esperando a hora de irem para o clube onde seria a festa da semana. No final, quase todo mundo se juntou no quinto andar, e conheci mais um monte de gente. No supermercado, a Rasa tinha me msotrado as cidras (cider) na secão de bebidas alcoólicas, e eu tinha falado que nunca tinha bebido aquilo antes. Ela disse que era super comum aqui na Europa, e todo mundo bebia porque era barato, e o teor alcoólico é menor do que de cerveja. Então eu falei que ia comprar um para experimentar, e escolhi uma de pêra (o que é bem estranho, não acham?? Isso porque eu decidi pegar um sabor mais normalzinho…). No final, foi bom, porque eu peguei minha cider e fiquei na festa do prédio conversando com um monte de outros intercambistas. Alguém mais reparou que finlandês é uma coisa difícil de se achar por aqu?? Pois é…

Nessa festa, eu conheci uma francesa, estudante de medicina, que está fazendo um ano de intercâmbio aqui. Ela namora um brasileiro, que parece que veio trabalhar por uns tempos aqui, mas que já está de volta em Recife. Então ela me pediu para mandar uma mensagem de celular em português para ele, para ele achar que ela tinha aprendido português e ficar impressionado xDDD Imagino se ela recebeu uma resposta em português mais tarde!! Um tempo depois das 23 hrs, todo mundo se foi para a Erasmus party, e eu voltei para o meu apartamento. Isso porque, como tinha combinado com a Clara, iríamos para Tallin no dia seguinte. Eu já contei o que aconteceu na sexta de manhã?? Acho que sim, né?? Então no final, acho que não fiz muita coisa na sexta feira. Saí para andar, e ir até uma second hand store que a Clara tinha me mostrado no mapa. Fui até lá, e descobri que ficava do ladinho do porto, onde tínhamos perdido a balsa de manhã. Nessa loja, comprei uma cacharrel?? Pullôver?? Bom, alguma blusa de lã, bem quentinha. Rosa, que por algum motivo é sempre o que me sobra… Paguei 3 euros, e é mais quentinha do que as cacharréis que eu trouxe do Brasil. Preciso voltar às lojas de usados para procurar mais roupas quentinhas assim. Depois disso, fui andando na direcão do centro, e parando em lojinhas interessantes, ou só olhando vitrines. Acho que nesse dia eu fui até algumas lojas de Cds, e coisas do tipo. Mas acho que no final voltei meio cedo para casa.

Coloquei essa foto só porque vcs podem me ver bem no centro da bola, refletida. Por agum motivo, nesse post só tem fotos de mim distorcida de algum modo...



Essas "obras de arte" (?) estavam simplesmente largadas no chão, próximas ao mar... =P



Ah!! Só lembrando, um comentário sobre os supermarcados daqui: sabiam que eles têm os saboras mais diferentes de sorvete?? Bem diferente do Brasil. Comprei sorvete de macã verde. Ao invés de napolitano de nata, morango e chocolate que nem temos por aí, o deles é um mix de pêssego, pêra e banana, por exemplo. Tem até sorvete de alcacuz. E como eles adoram alcacuz por aqui!! Tem um mooonte em todos os lugares. Aliás, esse é o doce preto e borrachento que a Jenny comentou. È muito comum MESMO. Tem todo tipo de doce com alcacuz. E vendem um monte de barrinhas, como se fosse chocolate mesmo. Até comprei uma barra de chocolate com bolinhas de alcacuz!! E até que estava gostoso. Na parte de frutas e verduras, vc tem que pesar suas próprias frutas. Sem problemas, certo?? Só que no supermercado em que eu fui com o esra outro dia, as plaquinhas das frutas estavam misturadas. E para descobrir como se fala pêra em finlandês?? xDDD No final, a muher do caixa foi quem ajudou a gente. E ainda não aprendi como se fala pêra… =P

No sábado, não fiz nada. Estava cansada, então fiquei em casa, lendo e estudando um pouco. Tinha que escrever um trabalho, que entreguei ontem. Precisava traduzir para o inglês, porque tinha escrito em português. Não sei se esse dia ou se na sexta, sai para dar uma voltinha aqui pelo bairro. Nesse dia, encontrei uma torneira quebrada, e a água estava formando uma estalactite, onde ela deveria estar escorrendo ou pingando, em condicões normais... Pena que a escuridão daqui sempre torna mais difícil tirar fotos direito...



No domingo, tinha combinado com a Rasa de ir ao Kiasma, o museu de arte contemporânea. Como o Esra parecia não ter gostado muito do último passeio, não fui chamá-lo… Além disso ele anda bem sem dinheiro por aqui. Ele tinha planejado se sustentar só com a bolsa que ele ia receber, o que são mais ou menos 600 euros por mês. Dá para vc se virar com isso, mas acho que não sobra dinheiro para gastar, e ele precisou comprar muitas roupas de frio, já que ele não tinha nehuma quando chegou. E pelo que eu vi no quarto dele, ele ainda nem comprou lencóis para a cama. Vai ver ele não se iporta?? Me encontrei com a Rasa na Railway Station, depois de ter almocado por lá, e fomos para o museu.

O museu de arte contemporânea é muito legal. Eu gostei muito de todas as exposicões que estavam la. Tinha um monte de coisas divertidas e interessantes, então vou colocar algumas das fotos que eu mais gostei. É claro que, sendo um museu de arte contemporânea, eles permitem que a gente tire fotos lá dentro. Isso é ralmente muito divertido!! xDD Logo na entrada tinha esse livro boiando em um aquário azul. Não lembro bem como era o "título" do livro, mas era alguma coisa que eu achei bem genial na hora. xDD



Acho que esse era da Yoko Ono, talvez. A Rasa comentou alguma coisa nesse sentido depois, mas não tenho certeza pois não prestei atencão na hora. Supsotamente, esses buracos servem para vc observar o céu, e ficar mudando de posicão de tempos e tempos para ter vistas diferentes. Mas no céu inteirnho branco cinzentode helsinki, isso não faz muito sentido. Então, decidi colocar no buraco a cabeca desse tiozinho aí, que é de uma estátua que fica do lado de fora do museu.



Coloquei essa foto porque vcs podem ver (??) o Sokos atrás do mapa, que é mais uma das lojas de departamentos que estão em toda parte.



Aqui minha segunda aparicão nesse post. Novamente de certo modo distorcida, mas acho que, no final, mostra um reflexo bem fiel da realidade: Eu, meu coturno, e minha câmera. Do que mais vc precisa?


Isso é o que a arte contemporânea faz com vc??



Terceira aparicão: Podem ver meu rosto aí?? Eu entrei nessa sala azul, e logo percebi onde estava a câmera, filamndo nossa imagem para reprojetar de modos psicodélicos na parede. É claro que eu tive que ir lá perto colocar minha cara na frente da câmera só para ela aparecer bem grandona na parede!! xDD



De algum modo, acabei de mudar a fonte da letra.... Não sei como arrumar, então vai ficar assim, diferente mesmo, por hoje. Essa de baixo poderia ser só uma parede de origamis qualquer, mas tudo bem, eu gostei da minha fotinho...



Título: "Smiley em meio a 300 quilos de bala"
Autor: Carolina Yuubi Yabase
XDDDD!! E vc pode pegar os doces para comer. Era uma balinha tão gostosa!! Eu trouxe um monte na minha bolsa!!


A Rasa está indo em direcão à luz!!! Nãaaaaao!! Por favor, não vá embora!! =P


Ela disse que tem uma amiga que faz faculdade de fotografia, então ela já está acostumada com pessoas tirando fotos dela. Embora a amiga dela tire fotos realmente pros, de estúdio e tudo, ela não parece se iportar em ser minha sujeita também!! xDD

Um monte de postais divertidos!!! xDD


Que na verdade são resultado do trabalho de uma crítica de arte assustadoramente metódica, que anota tudo sobre todas as exposicões em que vai no verso desses cartões:



Depois de visitar o museu, para variar, eu e a Rasa saímos para dar umas voltas pela cidade, em que estava praticamente tudo fechado. Mas andamos um pouco por vários lugares, e tirei algumas fotinhos. Econtrei essa torre no meio de um parque. Pra que será que isso serve?? Que triste a falat de sol, e consequentemente luz. E afinal, quem quer realmente congelar a mão para fotografar uma torre no meio de um parque??

Voltamos para a Railway Station depois de um tempo, pois eu estava de coturno esse dia, e depois de ficar mais ou menos uma hora andando na neve, meus pés estavam congelando. Depois descobri que não importa que sapato eu esteja usando, se ficar muito tempo pisando na neve, seus pés gelam, e vc comeca a sentir muito frio. Quando chegamos, a Rasa perguntou se eu não queria ir conhecer o lugar onde ela morava. Ainda não era muito tarde, só umas 6 ou 7 horas da tarde, então decidi ir. Ela mora na parte norte de Helsinki, e a viagem de ônibus demora mais ou menos meia hora. O lugar é bem mais tranquilo do que aqui, bem bairro de periferia mesmo. Super quietinho e tranquilo. Tem seus pontos positivos mas eu prefiro mil vezes morar aqui no centro!! Pertinho de tudo, até da faculdade!! xDD Mas o apartamento dela é bem legal. É um pouco mais mobiliado do que aqui, mas lá os vizinhos se conhecem menos ainda do que aqui. Essa é uma foto do ponto de ônibus. E mais uma aparicão minha!! Dessa vez parecendo um fantasma refletido no vidro xDDD


Parece ser mais solitário… E ela tem uma banheira!!! Deve ser ótimo para se encharcar por uma horinha depois de chegar em casa saída de um frio de -6 graus que nem hioje!! xDDD Mas fazer o que né?... Banheira ou centro?? Acho que eu fico com o centro. Em vez de ficar de molho na banheira eu posso passear tranquila, a hora que eu quiser… Mais ou menos!! Mas depois conto mais das vantagens de se morar aqui!! São muitas memso… xDDD

Bom, acho que está bom, não?? Amanhã posto um pouco mais, pois aconteceram muitas coisas legais essa semana também!! Então continuem acompanahndo ok??

Moi moi!!

5 comentários:

  1. Nossa, e eu me perguntando o que vc fazia na internet de madrugada mesmo com a diferença de 4 horas!!!

    Gostei do blog Yuubi, vou continuar acompanhando sua aventura do outro lado do mundo.

    E nossa, que inveja, ainda vou conhecer um lugar em que as 4 estações do ano não aconteçam no MESMO DIA!!!

    PS: Sim eu passei calor, tomei chuva e senti frio e passei mais calor em menos de três horas enquanto ia ao centro de São Paulo e voltava!

    ResponderExcluir
  2. Ohayou, Yuubi-chan

    Älä ruoki lamaa säästämällä.

    Moi Moi

    Tia Mi e Tio Jo

    ResponderExcluir
  3. Olá, notícias direto da terra de Bach, Leipzig.
    Amanhä podemos conversar (talvez a noite)
    Outra coisa... tem uma blusa minha que eu näo quero mais, qualquer coisa vc da de presente pro seu amigo namibiano...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. yo yuu
    comentarios engraçados nesse post xD~
    ^^ gostei das fotos =D bastante ^^
    e as artes conteporaneas dai são divertidas xD~~
    gostei mais do smile =3



    bjs=**
    Yuri~

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,
    Vou tentar pela terceira vez, enviar um comentário e espero ter sucesso.
    Para eu ler seu blog, tenho que colocar uma blusa só de pensar no freezer em que vc está.
    Esses desencontros de informações faz com que vc tenha que dispender tempo e exercícios físicos para chegar ao lugar do seu objetivo. Por outro lado, faz com que fique aquecida para poder sair e encarar esse frio que deve ser congelante.
    Quanto aa comidas que vc gosta e degustamos aqui, sempre vamos fazer um brinde em sua homenagem e essa abstinencia fará com que vc valorize bastante quando voltar. Só faltam alguns meses e passará rápido. Enquanto isso, aproveite bastante.
    Abraço,
    Sergio (pai do Du)

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/