segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

E mais uma semana se foi...

A minha semana passada não foi nada de mais. Não lembro o que eu fiz segunda de manhã… Sei que de tarde eu fui à minha última sessão de monitoria… Tínhamos combinado de ir até alguns escritórios para fazer mais algumas carteirinhas de estudante, mas descobrimos que estavam todos fechados!! Que coisa não? Em plena segunda-feira… Então o que fizemos?? Fomos embora! xDD Fiquei passeando com a Inês um pouco. Ela é uma menina de Portugal, e adora ficar falando comigo em português, porque ela diz que é muito cansativo ficar falando em inglês o tempo todo. Mas o problema é que ela fala rápido, com aquele sotaque de Portugal… Muitas vezes não entendo nada do que ela está falando!! XDD Inglês seria bem mais fácil de entender!!! Passeamos um pouco pela cidade. Depois, acho que fui para casa… Já faz tanto tempo!! xDDD E foram tantas coisas que aconteceram desde segunda passada!! Estava cansada de carregar a minha câmera, que estava um pouco pesada, então não tirei muitas fotos!! Pois é, ainda nem cheguei perto das mil fotos!! Mas e um pouco difícil com o frio, e está tudo sempre tão escuro e cinzento, que não ficam muitas cenas bonitas para ver. Helsinki é uma cidade muito tranquila. É difícil vc saber para onde ir sem conhecer os segredinhos da cidade, então fico um pouco perdida! Além de que anda faltando companhia… Os fins de semana tudo bem, mas durante a semana… Não sei bem para onde ir, o que fazer. Semana passada, olhei muitas lojas de roupas de frio. Provavelmente o que mais fiz segunda e terça foi olhar roupas de frio, pois não sei ainda muito bem se o que eu trouxe vai ser suficiente!! xD Na segunda, comprei um moletom na H&M, que é uma loja de roupas bem grande, estilo Zara. Estou tentando aproveitar as promoções, mas não sei comprar roupas de frio. É difícil saber o que é quentinho mesmo, ou o que é só bonitinho. Algumas senhoras aqui usam aqueles casacos de pele horríveis, típicos de filmes russos, sabe?? Aqueles casacos peludões, em umas mulheres loiras enormes com maquiagem pesada… xDD Tem um monte desses para vender, especialmente nos brechós. Mas são horríveis demais!! =P

Na terça, fui fazer meu LYYRA card, que é a carteirinha de estudante daqui, e é a única que vale por aqui. Também fiz muitas compras de coisas para casa, como produtos de limpeza para o banheiro e para a cozinha. Ainda bem que esse tipo de produto sempre tem figuras nas embalagens!! xDD Só assim consegui achar o que precisava. E depois disso, fui para o IKEA, como já contei no post passado. Portanto, sem muitas novidades na terça!! xDD

Na quarta-feira, fui de manhã falar com a Ms. Hilkka, como já contei também. No caminho, tirei algumas fotos da Faculdade de Ciências Comportamentais. Alguns dos prédios são bem antigos!! Mas outras partes são bem modernas. Tem uma biblioteca específica para os departamentos da faculdade, assim como bandejão, laboratório de computação… E deveria ter também uma linda vista para o mar, mas que se encontra atualmente em construção. Será que ficará pronta a tempo de eu apreciá-la um pouquinho?? XDD Espero que sim não?? Ao que parece, os posts vão ficar menores de agora em diante... E talvez menos frequentes?? Assim como as visitas também ficarão!! Mas prometo escrever de vez em quando, ok?? Imagino se terei muitas novidades todos os dias…

Esse é o prédio principal da faculdade, mas acho que é uma parte velha do prédio... Ou apenas o interior foi reformado.



E esses são os prédios da psicologia!! ^^-



Bom, de qualquer modo, vcs sabem como foi minha quarta de manhã, uma vez que eu já escrevi sobre isso: fiquei só me preocupando com o calendário de estudos. Mas depois de ficar quebrando a cabeça com isso por um tempo, fui almoçar (sozinha ;___;) e depois fui ao auditório onde seria a aula, e que a Ms. Hilkka tinha me mostrado de manhã. Nessa hora, meu dia que tinha começado terrível já não parecia mais tão ruim. Nem sei porque. De qualquer modo, cheguei no auditório e fui falar com a professora, Ms. Niina Komsi. Já tinha mandado e-mails para ela, então quando me apresentei, ela já sabia quem eu era. E foi suuuper legal comigo. Tive que assistir a uma hora de aula em Finlandês. Não entendi absolutamente nada. Sério, não tem como. Nada parece nem um pouco familiar!! xDDD Quer dizer, quando vc consegue isolar palavras, percebe que algumas até nem parecem tão estranhas: Kassa, por exemplo, quer dizer caixa. Não seria minha primeira associação, mas depois de um tempo faz muito sentido. xD Depois dessa aula, fomos para o laboratório de computação aprender a mexer no programa. Mas ia ser em finlandês de novo. Mas a professora tinha falado com o técnico de computação, e ele veio falar que era para eu esperar ele terminar com os outros alunos, que ele iria me ensinar e particular. Queria pedir para marcar outro dia, porque queria ir até a Academia Sibelius, falar com o professor da aula de música finlandesa se eu poderia assistir as aulas, porque eu tenho aula de finlandês em um horário muuito próximo, e teria que me atrasar um pouco. Mas achei que já estava causando tantos problemas para a professora Komsi, que achei melhor não falar nada. Também não seria muito legal chegar sempre atrasada no outro curso, e já estava meio que desistindo dele. É uma pena, pois era um curso que eu realmente queria fazer… Mas não dava para desistir das aulas de finlandês!! Fazer o que né?? Tive que escolher. Então fiquei usando a internet, esperando acabar a aula. Depois, fomos até a sala do Mr. Antti Hulsi. Não é por mal, mas o cara era tão estranho!! >__< Um pouco assustador. Parecia tanto um nerd loser de filme americano!! ;___; Tipo, ele era muito sem jeito socialmente, e meio tímido, eu acho. E quando chegamos lá, ele falou que ele só podia me ensinar se eu dissesse quem eu era e o que eu estava fazendo ali. Me senti um pouco interrogada por um paranóico, que está esperando por uma iminente invasão alienígena ou algo do tipo. O pior é que, em vez de simplesmente falar, ele queria que eu digitasse a minha apresentação, com ele logo ali do meu lado, observando!! O____o Fiquei meio sem saber bem o que fazer, e no final, perguntei se era para escrever, e ele “deixou” eu simplesmente falar. Foi um pouco desconfortável. Mas depois ele só me ensinou a mexer no software. Não se preocupem, pai e mãe, eu fui perfeitamente educada, e agradecida por ele estar me ensinando. Não sou boba ò.ó! xDD Só foi um pouco estranho, e fiquei um pouco aliviada quando terminamos e eu podia ir embora. Pensei em tentar ir para a Academia Sibelius, apesar de já serem 14:05, mais ou menos. Mas sabe o que aconteceu quando eu saí do prédio da faculdade?? O sol tinha saído!!! xDDD Foi o acontecimento da semana!! Finalmente o sol de Helsinki!! E o céu ficou tão azul, e tão bonito... E o pior: no meio do meu caminho para o conservatório, tinha um parque. Ou seja: pausa para fotos. Aqui estão algumas!! xDD Das árvores na praça. Bem com cara de inverno!! Mas eles tem passarinhos aqui, e que cantam, e não de uma maneira feia como parecia pela música de um compositor finlandês que eu vi na Sala São Paulo certa vez. Nessa música os cantos dos pássaros pareciam tão desanimados, e frios… e sem-graca… mas eram normais XDD Ufa!! E agora preparem-se para muitas fotos. É incrível o que um tepinho bom não faz!! xD

As árvores nas pracas estão quase todas sem folhas... Só alguns tipos de pinheiros, acho, têm folhas.



E o passarinho!! Normal, como vocês podem ver.



E um pouco de arquitetura finlandesa... Uma saída de incêndio bem moderna, não acham??




Depois disso, ainda andei até a academia. Mas até chegar lá, que era um pouco longe, já tinha perdido mais de metade da aula, e acabei desistindo de vez. Pelo menos pude ouvir um pouco uma mulher cantando… E como estava por lá, sabia que o Parque Sibelius estava por perto. Então decidi ir ver como se pareceria o espírito finlandês com um pouquinho de sol. Talvez um pouco menos gelado?? xDDD Achar o parque foi muito fácil. Mas agora, de dia, percebi que nos parques da Finlândia, vc não tem grama no chão. Tem uma espécie de musgo verde… E muita matéria orgânica das folhas que caíram das árvores no Outono. Outra coisa que parei para reparar melhor, é como tem pedras enormes no meio da cidade!! Meio que como no Rio de Janeiro. Mas um pouco diferentes, mais brutas, talvez?? As superfícies são todas bem quebradas, não são lisas. E estão por toda parte em Helsinki. É só prestar atenção. Inclusive, quando fomos na Catedral Ortodoxa, tinha uma escada escavada em pedra por perto, mas não sei para onde levava. Subimos, mas tinha uma porta fechada na parte de cima.


Essa estátua eu encontrei por acaso, e nem sei do que se trata...



O pôr-do-sol já estava tão lindo!!


Depois de andar por um parque em frente ao parque Sibelius, que provavelmente era uma continuação, separada por uma rua até que movimentada, cheguei na escultura. Só para encontrar uma família de americanos barulhentos “apreciando” a escultura. Será que eles sabiam de quem se tratava? Mas fazer o que, né? A visão do pôr-do-sol estava realmente bonita lá da escultura. Mas eu queria tirar fotos da escultura enquanto o sol não se punha, e sendo mais de 15 horas, isso poderia acontecer a qualquer momento!! xDD Então fiquei olhando para a escultura, de baixo, de costas para o sol, esperando as pessoas saírem de baixo da escultura, pois elas não precisavam aparecer nas minhas fotos. Estava tudo tão tranquilo e eles gritando, sem necessidade. Será que americanos realmente são barulhentos, como diz o estereótipo dos finlandeses a respeito deles?? Talvez eles sejam, para a Finlândia. De qualquer forma, consegui tirar minhas fotos. xD E estava realmente mais bonito, num diazinho mais simpático, do que o que vcs viram na foto anterior, em meio à neve, e em uma foto que até pensaram ser em preto-e-branco. Agora ela pareceu um pouco mais dourada…
Um pouco mais simpática, não concordam?? XDD
Vista de baixo!! Bem interessante não?? Que parte do espírito finlandês será que isso representa?? Que tal uma competicãozinha pela resposta mais criativa? Mandem suas sugestões!! xDD


E o senhor Jean Sibelus, também parecendo mais simpático com um pouco mais de cor na face!! xDD



Por fim, com uma visão do sol se pondo também!! E o mar...



Olhando dessa vez, com luz, percebi que o mar estava muito perto. Atravessei mais uma rua, e cheguei em um local onde as pessoas podiam caminhar, bem na beira do mar. E para a minha surpresa, percebi que o mar estava completamente congelado!! Essa parte do mar fica bem para dentro da terra… Chega por uma passagem não muito larga, e não tem movimento de barcos. Então acho que fica mais fácil de congelar!! Mas a ideia é tão esquisita não?? Como pode o mar congelar??

Aqui, o mar congelado!! Apesar disso, continua bonito, né??



E para a minha surpresa, quem não aparece logo depois?? Os patos!! xDDD De pescoço verde e tudo!! Nadando pela estreitíssima faixinha de água que estava disponível, logo na beira da areia (?). Tão pertinho!! Fiquei silenciosamente tirando fotos, enquanto caminhantes e corredores passavam por trás de mim. E tudo isso com o pôr do sol por trás. Lindo!! xDD



Depois de ficar admirando os patinhos por um tempo, achei que seria melhor voltar para casa. Meu mapinha interno me dizia que era só seguir o mar. Este apartamento está bem pertinho do mar também. Só tem um cemitério enorme entre um e outro xDDD Mas depois de olhar os mapas muitas vezes, eu sabia que não seria difícil encontrar o caminho. E andando na rua próxima ao mar, consegui encontrar outras cenas lindas do mar e do pôr-do-sol. Mas o resto da quarta-feira fica para depois, pois já está muito tarde por aqui, e eu tenho compromissos amanhã.

Andando pelo local de caminhada, podia-se chegar a essa casinha. Descobri depois que era um café.



Uma visão mais de perto do finalzinho da caminhada...



E para finalizar, espero que gostem dos meus patinhos!! xDD Beijos a todos, até mais!!

E por favor, deixem comentários!!!

11 comentários:

  1. Oi Yuubi

    Nós procuramos ontem na internet algumas lojas de materiais esportivos em Helsinki. Talvez eles tenham roupas de frio boas. Se eu não me engano, ficavam próximas à estação de metro Kampi. (Menos de 1000 km 8P)

    Gostamos das fotos desse post. Só não acreditamos que vc tenha tirado menos de 1000 fotos. E como ficaram diferentes com uma luz de por do sol (acho que o acento e os hífens caíram).

    Sobre a competição sobre a resposta mais criativa, achamos que ela representa como os fim landeses gostam de ficar isolados, mas próximos, cada um vendo a luz de seu próprio túnel. Achamos que pode ser mais uma questão psicológica, certo? 8DDDD.

    Se o mar congelou, o frio deve ser de lascar. Pelo que lembramos das aulas de termologia do colegial, a água salgada (do mar) congela a 0ºF (acho que dá uns -17,5ºC), mas devemos considerar outras variáveis, como por exemplo, a concentração de sal na água.

    Os patos são bonitos, mas achamos que eram de dois tipos diferentes.

    A penúltima foto merece um prêmio. Um belíssimo espelho d´água. Boa composição, luz equilibrada.

    Achamos que esse comentário já está bem comprido. Continuamos a rasgação de seda no próximo. 8P.

    Bjs
    Tia Mi e Tio Jó.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho em torno de 200 fotos!! Para mim até que tá bom...

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos e mágicas as suas descrições, estamos todos adorando ler seu blog!
    Desejo-lhe sucesso nas aulas de filandês, que pelo menos consiga desenvolver os diálogos básicos com os filandeses!!!
    * Não ví nenhuma foto dos filandeses até agora!
    Bjos,
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Olá Yuubichan !
    Lindas fotos ... nada como o Sol pra melhorar nosso astral, né ?!
    Segundo a Miho, a foto parecem cogumelos imersos no mar, e sei lá o que significa ?!
    Beijos, tia Meire

    ResponderExcluir
  5. Oi Filha

    Conforme vão passando os dias, realmente as novidades tambem , e depois vira rotina, mas se você fizer de sua escrita uma rotina, sempre terá algo para nos contar, e para mim foi uma experiencia muito legal, poder acompanhar os seus dias por aí, é incrivel, parace que estou aí, com voc6e vendo as coisas...portanto faça o esforço e não pare de escrever o seu blog.
    Sobre roupas estamos em Memphis, a terra do elvis e ontem vi coisas incriveis por aqui, tem uma rua, que parece não ter saido dos anos 60/70...
    Segundo dizem 80 % da populaçào local é de negros e mais de 20 % deles Nào tem trabalho, ou melhor não querem trabalhar vivem dos bonus do estado.
    Aqui, filha estas roupas de frio que você descreveu, as falsas peles, pretas brilhantes somente os negros as usam , não sei por que???
    Mas aqui tb é assim, são bem feias os tais casacos!!!!

    escrevo depois pois, tenho uma reunião agora, aqui é 12: 18.

    beijos

    pai

    ResponderExcluir
  6. vamos falar de algumas observações do seu videozinho uu~
    eu levei muito susto pq o começo não do pato dos desenhos xDD e ele não tem cabeça verde /o/~ achei estranho mas continuei vendo uu~
    dai aparecem patos e patos em fila indiana do nada x______X'''
    e soh depois eu reparei que ha uma posibilidade estarem "nadando" no mar congelado O____o'' eles estão =OO
    que do mal ><



    acho q eu o espirito finlandes das familias tradicionais unidas que não se misturam muito com estrangeiros /o/~
    uhauahu xD

    o que sera que eh =33~~


    bjs=*****
    YUri~

    ResponderExcluir
  7. Finalmente.... A Luiza veio te escrever!! xD

    Poxa Yuu, tô com umas saudades imensas! o quarto tá tão vazio na república.. =(
    Mas meu, muito legal tudo isso que vc está passando, hein? Outro mundo mesmo!
    Li tudo, mas deixei para comentar só agora mesmo, melhor assim, vc não tem que ficar voltando aos tópicos antigos.. hehehe..

    coments sobre tópicos passados:
    "Acordei meio em cima da hora, mas deu tudo certo!! xDDD"... -> Ahá! Agora não tem a Luiza para ir te acordar 10 minutos antes de sairmos para a aula, hein? hehehe..

    "bolo de kiwi" -> eu quero experimentar um desse!! º¬º

    "Mas tem uma que o professor prometeu chá e biscoitos toda aula e está soando muito tentadora! xDDD".. -> Uia! porque os profs da Usp não fazem isso hein?? poxa vida.. =p

    hehehe.. ah, era só isso mesmo.. xD
    Quero dizer tem um milhão de outras coisas, né? Mas td bem, mando um e-mail outra hora.. ;)

    Ah! quanto ao chute, vou mais ou menos com seu tio: é todo mundo junto, mas cada um na sua bolha! [Claro que eu tinha que falar em bolha, né? hehehe]

    Beijocas my friend!

    ResponderExcluir
  8. Amei os patos!! Me traz um pato?? =D

    ResponderExcluir
  9. Olá Filha

    A estas horas voc6e comcerteza já deve estar dormindo, aqui são 18:31 horas, daqui a pouco vou sair para um jantar de negocios, com um pessoal novo, aqui em Memphis e deveremos ir ao Blues Restaurant, ou ao BB king restaurant, é bem legal, fica na rua do passado e é tudo meio, velho ou a moda antiga.
    O centro aqui é limpinho , o Hotel é dos anos 30, mas tudo funciona, tem internet etc... e tudo tb limpinho, banheiro com agua quente e outros mimos, tenho coneção , mas não consigo enviar os e-amils, portanto não dá para enviar as fotos, depois eu mando. Menos frio aqui em Memphis, tá uns 1 C, tudo mais confortavel.
    Tivemos hoje uma reunião de umas 4 horas, que foi muito boa!! Excelente !

    Cuide se, beijos

    pai

    ResponderExcluir
  10. Aee, Yuubi!

    Incríveis as fotos!!

    Ah, e no vídeo dos patos, acho que tem um que está vindo, nadando, e fica preso atrás de uma concavidade no gelo XD
    Mas depois ele desvia e continua vindo.

    É bem bacana ficar sabendo das coisas aí. Eu demorei um pouco pra começar a acompanhar o blog, e quando vi tinha muuita coisa pra ler! Hahahah!
    Bom, devo dizer que finalmente consegui chegar no último post, e por isso estou comentando só agora.

    Eu acho que o espírito finlandês é mais ou menos assim: cada um é mais gordo ou mais magro, mais baixo ou mais alto, mas todos meio cilíndricos XD
    E cada um fica grudado a alguns, mas poucos, outros finlandeses.
    Uns ficam mais no alto pra ninguém chegar perto, além de quem já está grudado neles.
    Outros são mais sociáveis e dá até pra encostar.

    Inté!
    Alê

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol,

    Acho que vc é muito melhor fotógrafa que o Du. Quando for para Berlin, dê umas dicas de como fotografar.rs

    Falei hoje por telefone e disse para ele aproveitar Berlin que é uma cidade parecida com SP pois depois ele vai para St Gallen que é uma cidade da mesma população que Lins. Ele não concordou dizendo que Berlin é a capital cultural pois as capitais financeiras são Frankfurt e Hamburgo.

    Aproveite essa oportunidade pois mesmo não sendo o que vc achava que seria, a experiencia vc vai levar pro resto da sua vida.

    Abraço,

    Sergio (pai do Du)

    PS. Eu acho que minha irmã Miriam deve ter consultado algum Atlas para dar seu palpite que deu e não é válido!!

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/