segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Feliz ano novo!!! (chinês)

Moikka! Como vcs estão?? Por aqui as coisas vão bem!! ^^

Na segunda passada, comecaram as minhas aulas de finlandês. xDDDD E agora?? Será que eu vou conseguir aprender alguma coisa?? A gente ainda nem comecou a ter gramática… Bom, mas eu sei falar algumas coisinhas: Minä olen Carolina. Minä olen brasilialainen. Hauka tavata!! Isso que dizer: eu sou a Carolina. Eu sou brasileira. Prazer em te conhecer! xDDD Porque vcs não tentam falar?? Quero ver quem consegue pronunicar mais próximo do certo… Podem me mandar gravacõeszinhas (o.O isso tá certo??) se quiserem!! XDDD

Outra coisa sobre a finlândia: todos os lugares aqui são tão difíceis de achar!!! Combinei de me encontrar com a Clara às 11 e 30 (a aula comecava meio dia) no prédio onde tinha sido o curso de orientacão, logo ao lado do prédio principal onde ficava o escrtitório do “Finnish for exchange students”. E lá fomos procurar a sala V40 l8. Perguntei no setor de informacões da faculdade, e o homem que estava lá falou que não tinha a menor idéia de onde era. Ele ficou um tempão com cara de quem está quebrando a cabeca, até que eu disse que tudo bem, que iria pedir ajuda em outro lugar. Saí desse prédio e encontrei a Clara, a menina da Espanha, na rua, e fomos em direcão ao prédio principal. Perguntamos a várias pessoas, até para a coordenadora de estudantes internacionais, que deveria nos ajudar com qualquer problema, e que só nos mandou impacientemente para o quarto andar. Porque?? Não tenho a menor idéia, uma vez que descobrimos mais tarde que a aula nem era naquele prédio. Decidimos pedir ajuda no escritório que coordena o curso, e o cara no comeco estava meio de má vontade, mas depois nos ajudou direitinho, mostrando num mapa que a sala que a gente precisava ficava num prédio a uns três quarteirões de distância. E o prédio era U40, não V, como eu e a Clara (separadamente) achávamos que era!! Provavelmente cortesia da letra feia da pessoa que escreveu isso na lousa no dia da orientacão… Saímos então do prédio principal, para a rua, e saímos na frente da Senate Square!! Continuamos seguindo a rua, até que encontramos o prédio. A entrada que o cara do escritório tinha nos indicado como sendo pequenininha mas a única do prédio estava em reforma. Então eu vi que tinha um portão aberto e pessoas passando e entramos por lá. Dentro do prédio perguntamos novamente a um funcionário que indicou que a sala correta ficava no quarto andar. Chegamos lá e era quase meio-dia. Mas não tinha ninguém na sala, e a luz estava apagada!! Então ficamos lá com cara de perdidas, esperando por alguma luz… Na plaquinha ao lado da porta tinha uma grade horária das sala, mas estava escrita em finlandês. Pedimos para uma aluna traduzir o que estava escrito e era: curso básico de finlandês para alunos de intercâmbio. Agora será que alguém pode me explicar porque é que o maldito nome do curso iniciante de finlandês para alunos estrangeiros tinha que estar em finlandês?? Será que eles não perceberam que aquela seria nossa primeira aula de finlandês?? Esse tipo de coisa útil eles não ensinaram no curso de orientacão: como achar sua aula 101… Aliás, depois, olhando com cuidado percebi que a sigla do prédio, U40, é uma abreviacão do nome da rua em que fica o prédio com o número. Ou seja, nossa aula seria na Unioninkatu 40. Mas alguém ensinou a gente como achar o prédio S20, A28 ou U40 no curso de orientacão?? NÃO!! Ao invés disso ficaram fdalando de todas as coisas que eu já sabia só de ler o manual de boas vindas… E ninguém nem pensou que seria importante conseguirmos identificar onde seriam as nossas aulas, uma vez que a faculdade tem pelo menos uns 10 prédios no centro?? Só por curiosidade, S20 é o prédio da psicologia, Siltavuorenranta 20. Decoraram? Pois é, eu também não… Mas pelo menos, no prédio da psicologia, eles têm na plaquinha do nome S20 escrito, indicando o prédio, coisa que não tem nos outros prédios.
Ficamos então esperando na frente da porta, para ver se alguém aparecia. No curso de orientacão tinham nos falado que os finalndeses são muito pontuais, e que um atraso de mais de 15 minutos era considerado extremamente rude (mais tarde descobrimos que na verdade, os finalndeses apenas valorizam muito a pontualidade, como uma qualidade, mas estão sempre atrasados), e ao meio-dia, estávamos nós, uma menina da polônia conhecida da Clara que tínhamos encontrado na escadaria, e um chinês que mora aqui no sétimo andar, e tinha vindo falar com agente, perguntando se também estávamos ali para a aula de finlandês (acho que é fácil perceber que não somos finlandesas… xDD). Depois de alguns minutos mais algumas pessoas comecaram a se juntar por lá, todos percebendo que éramos alunos de intercâmbio, assim como eles e se juntando à roda. Depois de um tempo, decidimos entrar na sala, e ficamos conversando enquanto esperávamos. Quase meio dia e quinze a professora chegou. A primeira coisa que ela falou, ao perceber nossas caras de impaciencia com a demora foi: “Ah! Ninguém falou para vcs que todas as aulas aqui comecam quinze minutos depois do horário escrito?”. É claro que não. Cada vez mais fico com a sensacão de que aquele curso de orientacão foi a coisa mais inútil de todas. Eles ficavam falando vcs têm que ir até tal lugar e fazer tal milhão de coisas complicadas. Daí a gente saía da sala, e nossa monitora levava a gente até o tal do lugar longe e complicado, que na verdade era pertinho, a gente preenchia uma folha e pronto. Para quê meia hora de discurso sobre isso?? =P

Mas a aula foi boa, nossa professora é legal. ^^ Vamos ver como as coisas vão continuar… Só achei que o ritmo é tão devagar!!! Acho que estou impaciente para aprender finlandês… Se é que eu vou conseguir…

Nesse dia de manhã eu tinha ido falar com a professora Niina Kmosi, que é a mesma com quem eu falei no dia da aula EM finlandês (não DE). Fui lá para perguntar algumas coisas que eu ainda precisava saber sobre o curso, e foi tudo bem. Ela foi bem legal de novo, e falou que tinha um outro estudante de intercâmbio que tinha ido falar com ela depois, um tal de Will. Depois da aula de finlandês, fui comprar meu dicionário, que uma menina tinha indicado por ser o mais barato. Olhei o dicionário na loja, e decidi ir olhar outra opcões, pois esse era bem pequeno, de bolso. Fui olhar em outra livrarias, depois fui andar por uma rua de lojas que tinha visto no domingo enquanto passeava com a Rasa, onde tinha várias lojas de segunda mão. Olhei algumas roupas, mas nada de mais. Olhei alguns cds em uma loja também, e encontrei um cd do Bonnie Pink, uma banda japonesa!! xDD Então decidi procurar por outros cds de bandas japonesas, mas não achei naquela loja. No meio desse caminho, encontrei uma praca que tinha uma estátua mais simpática do que a maioria que se encontra por aqui, de homens sérios em poses quadradas, que dão uma sensacão de frio e dureza.



Ah!! Aliás, descobri quem é o cara da estátua na Senate Square. É o imperador Alexander II, que governou a finlândia durante a época de ocupacão russa, e que parece que fez coisas boas pela educacão aqui (fonte: A history of finnish education!).

Depois, andando de volta ao centro, encontrei um sebo, mas não tinha dicionários bons. Só uns bem grandes e pesados, e um pouco velhos. Depois disso, fui até a Academic Bookstore, e tinha um dicionário bom, por 30 euros. O que eu comprei custou 13, e é bem menor, mas eu posso levar ele na mochila, por exemplo. Acabei comprando o mais barato porque não vou usar tanto assim mesmo… Fui olhar a secão de cds da Stockmann, a loja de departamentos gigante, e lá achei cd do Dir en Grey e do D´espairs Ray. Mas eram um poquinho caros. Quem sabe mais tarde eu não compro?? ^^ No final, comprei um filme para assistir: Paprika. Se puderem assistam, que eu achei muito legal. É do mesmo diretor de Tokyo Godfathers, então assista Jorge!! xDD

Na segunda de noite eu recebi muitas visitas!! xDD Vieram a Marketa e a Katy. A Marketa é da República Checa, e a Katy dos Estados Unidos. Ficamos conversando um pouco, e combinamos de ir na sauna na quarta feira. E essa foi minha segunda feira, acho. Bastante coisa né?? xDD
Acho que preciso colocar um mapa do campus aqui, para vcs terem uma idéia. Ou melhor, um mapa de Helsinki… Vou ver se consigo um legal. Sabe, o prédio principal é um prédio bem estranho. Não parece um prédio de universidade, onde aulas são dadas de vez em quando. Parece que a qualquer momento vão sair um montão de pessoas vestidas de terno e vestidos longos no meio do corredor, ou que a presidente vai parecer do nada. Tem uma cara bem oficial. E os elevadores são bem estranhos… Não tem como explicar… Da primeira vez que me falaram para pegar o elevador o que eu pensei foi: que elevador?? Depois, olhando com cuidado descobri que havia vários. Você só precisa saber que, se uma porta tiver um botão para apertar do lado, é porque é um elevador. E o pior, é que dá para ver o elevador, porque alguns são aqueles com gradinhas, que vc mesmo tem que abrir. Mas para um mesmo elevador, a porta é diferente dependendo do andar. E eles não vão para todos os andares. E tem salas entre andares. É uma confusão….. xDD Ah!! E sabiam que a entrada da biblioteca fica no meio de uma loja?? Sim. Vc entra, passa pela secão de eletrônicos, sobe a escada rolante, e vc está na porta da bibloteca. Aqui isso é muito comum, vc vai de um lugar para o outro assim, por dentro das lojas. Se vc desce uma escada rolante na Academic Bookstore, vc chega em uma papelaria, e ao lado tem uma Alko (que é uma loja que vende hard liquors, ou seja, tudo alcoólico que não seja cerveja ou cidra, que vc encontra em qualquer supermercado), ao lado de uma farmácia e uma loja de roupas, One Way. E cada um é um estabelecimento separado. É meio loja de departamentos sem ser ao mesmo tempo. Bem esquisito… xDDD

Puxa, e até agora só falei da segunda... xDD Na terca de manhã fui me encontrar com um professor de Traffic Psychology, Heikki Summala. Mas depois eu conto. Vou colocar algumas fotos que eu tirei na terca de tarde, só para ficar mais divertido… Ah! E me pediram para escrever aqui que se vc clicar em cima das fotos, elas abrem em tamanho maior.

Só para vcs verem um poquinho a neve na bagunca das construcões que tem aqui por perto...



E pra variar, tem patos xDDD





Reparem no montão de pegadas que eles deixaram na neve!!



Isso também é o mar.



E o frio deixa ele assim!! =P



Bom, é isso. Moikka, e deixem mais comentários!! Que eles já estão diminuindo!! xDD
Beijos!!

P.s. Não entendi direito o porque do comentário, Jorge e tia mi... =P Se é que entendi o comentário direito!! =P

7 comentários:

  1. Carolina,

    A tia Tânia me passou teu blog...que idéia legal heim!!!
    Gostei...vou te acompanhar daqui de Ribeirão Preto e viajar com você.
    Parabéns pelas suas escritas...até parece que estou por aí também.

    Um beijão e boa sorte,

    Tio Zé.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mais um pouco desse mundinho estranho...

    E bom saber que não é só no Brasil que o povo não sabe dar informações!

    XDDD

    Bjs Yuubi!

    ResponderExcluir
  3. Aé, esqueci de desejar Feliz Ano novo! \o/

    ResponderExcluir
  4. Hyvää yötä, Yuubi-chan

    Só basta vc ter entendido o comentário. Achamos que vc deve ter visto alguma coisa parecido com porcos-vampiros. 8P. Se quiser mandamos um link com a origem da frase.

    Se vc quiser algum mapa da fim lândia, é só falar, encontramos um legal na internet.

    Agora dicionário de suomi ou de fim lândes (finnish ou finish 8P), isso é difícil.

    Hyvästi
    Tia Mi e Tio Jo

    ResponderExcluir
  5. Yuubi, vc ainda tem mais 5 meses aí na Finlândia e vc precisará do filandês talvez p/ ler as placas de informações, já que até motorista de ônibus entende inglês - coitado dos estrangeiros aqui no Brasil, estes sim penam!!!
    Comparando com o japonês que usa cerca de 1.000 ideogramas no dia a dia (vc deve conhecer uns 500 ou 600?) deve ser um pouco mais fácil aprender o filandês,não? Pelo menos usa-se o alfabeto romano ...
    Boa sorte!!! Só não queira que adivinhemos o que vc e o Jorge estão escrevendo!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Que bom vc estar se adaptando. Fico imaginando o seu dia-a dia, que é completamente diferente do que a gente vive aqui. Mas, vc esta se saindo mto bem.
    Meu amigo, Helio (de Matão), vai pra Berlim no proximo fim de semana e ja esta combinando um encontro com o Du. Ele é mto legal, agrônomo como seu pai.
    Estamos torcendo por vcs.
    Beijos , Miriam (tia do Du)

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol,
    Mandei um comentário no lugar errado (no penúltimo) e não nesse.
    Vc sabia que existe uma empresa binacional Brasil-Ucrania? Mando o artigo.

    Ciência e Tecnologia
    Lançamento de foguete em Alcântara está ameaçado
    A briga entre pesquisadores e quilombolas continua na base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. Segundo técnicos da Alcântara Cyclone-Space (ACS), empresa binacional brasileira e ucraniana que vai se instalar no local, comunidades de descendentes de escravos estão impedindo a realização de um estudo de impacto ambiental da área, uma exigência feita pelo Ibama para a ACS poder lançar seu primeiro foguete, em 2010. Segundo a Folha (para assinantes), os quilombolas temem que o ingresso de cientistas em seus domínios possa causar a perda de terras. Na verdade, a ACS abdicou no ano passado de áreas pleiteadas pelos antigos moradores, encerrando uma disputa de seis anos. O problema é que, para fazer o estudo requisitado pelo Ibama, os cientistas precisam colher dados no terreno vizinho.
    Abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Olá!!! Quem bom que você estálendo o meu blog!! xDDD
Deixe uma mensagem para mim!!!! ^^-

/o/